Açores são a próxima etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias

É já no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de junho, que a ilha açoriana de São Miguel vai receber a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, organizada pelo GDC Grupo Desportivo Comercial

São 20 as equipas que se inscreveram no Azores E-Rallye e que irão percorrer as magníficas estradas micaelenses, ligando os principais pontos turísticos da ilha.

A prova arranca no sábado, dia 24, estando a manhã destinada às habituais verificações técnicas (na sede do GDC) , momento em que público poderá ver de perto os carros que vão estar em prova.

A partida será dada às 13h30, na Praça Nossa Sr.ª da Graça, em Lagoa.  Daí, os 20 automóveis B.E.V. – Battery Electric Vehicles seguirão em direção à Povoação, onde será feita uma pausa antes de regressarem à cidade de Lagoa.

Às 18h45 a adrenalina aumenta com a disputa da “Lagoa Street Stage”, o único sector de regularidade disputado em circuito fechado.

No segundo dia de prova, no domingo, dia 25, os participantes partirão de Lagoa, às 9h00, em direção aos Poços de S. Vicente Ferreira.

Após uma breve paragem vão, depois, dirigir-se, às margens da Lagoa das Sete Cidades para participarem na cerimónia de entrega de prémios.

Para além do Campeonato de Portugal, esta prova é pontuável também para a Taça de Eficiência Energética e para o Troféu de Equipas.

Este ano, o Azores E-Rallye procura a internacionalização através da candidatura ao FIA Eco Rally CUP de 2024, com uma quilometragem total de  243,77 KM, sendo que 136,78 km são em percurso seletivo.

Por ser a segunda etapa do campeonato, em que todas as classificações estão ainda em aberto, espera-se grande competitividade nesta prova, marcada por elevada exigência tanto na condução como na navegação.

O “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” é o único em Portugal que recorre às energias alternativas e conta, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que dá o naming ao campeonato. Liderado neste momento por Pedro Morais e Sílvia Coutinho, recorde-se que o campeonato é disputado no modo de regularidade, e que a edição 2023 conta com sete provas, a primeira das quais já se disputou em Oeiras, estando as próximas previstas para Proença-a-Nova, em Julho; para a Madeira, em Setembro; para Lisboa, em outubro; terminando em Novembro, no Alentejo Central; e com o evento de Gaia a aguardar marcação de data.

Para a organização esta etapa, para além de tirar partido da beleza das paisagens idílicas dos Açores, contribui muito para a divulgação do desporto automóvel e sensibiliza para a importância das questões ambientais e energéticas.

De recordar que o campeonato é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tem como promotor a MyTime e nele podem participar exclusivamente a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana.

Toda a informação sobre o Rally, incluindo a lista de participantes, pode ser consultada em

http://www.cpnovasenergias.pt/cpne-2023/iv-azores-e-rallye/