Paulo Sousa e Paulo Vieira com duelo espetacular na corrida dos Legends e SuperLegends do Jerez Classic

A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends e SuperLegends realizada esta tarde no Circuito Jerez Angel Nieto englobada no Jerez Classic, foi, verdadeiramente, espetacular. Desde logo pela luta que se instalou nos primeiros lugares imediatamente após a largada. João Novo usou o poderio do Ford Sierra RS 500 para ultrapassar Paulo Vieira, enquanto Paulo Sousa passou pelo Lotus de Francisco Gonçalves e assumiu a liderança da prova.

Quando o BMW M3 E36 de Paulo Sousa chegou ao primeiro lugar, aproveitou para abrir uma bela vantagem para Paulo Vieira que, primeiro, teve de se desenvencilhar do Lotus Elise de Francisco Gonçalves, nesta altura já com alguns problemas. Depois, foi a vez de deixar para trás o Ford Sierra RS 500 de João Novo, imediatamente a acusar o excessivo calor que desgastava os pneus do poderoso carro britânico. Porém, quando chegou ao segundo lugar já tinha um atraso superior a sete segundos.

O despiste de Paulo Ferraz que deixou o Renault Clio 1.8 16V preso na gravilha da escapatória de uma das curvas do Circuito Jerez Angel Nieto, espoletou o “Safety Car” e, a partir daqui, tivemos outra corrida. Em primeiro lugar, Francisco Gonçalves manteve os problemas do Lotus Elise e perdeu a liderança dos SuperLegends para João Paulo Sousa. Depois, Paulo Sousa perdeu toda a vantagem que amealhou e viu Paulo Vieira, que venceu a primeira corrida, forçar bastante o andamento pressionando de forma clara a primeira posição de Sousa.

Com poucas voltas para o final, Vieira apostou tudo na penúltima volta numa ultrapassagem à entrada da reta da meta. Ligeiro toque entre ambos nada mudou em termos de classificação e os vários ataques que Paulo Vieira lançou não foram capazes de desalojar o outro BMW M3 E36 de Paulo Sousa do primeiro lugar.

No final das 12 voltas cumpridas, vitória para Paulo Sousa, seguido à distância de um braço por Paulo Vieira, com o belíssimo BMW M3 E30 de José Meireles a ficar no terceiro posto. Verdadeiramente impressionante a prova de Gonçalo Novo. O mais jovem da família Novo levou o pequeno Peugeot 106 GTI até a um magnífico quarto lugar da geral, dando uma medida precisa do seu enorme talento. Nos SuperLegends, o melhor foi o Alfa Romeo 147 Cup de Joaquim Soares, seguido do Renaulr Clio de Eleutério Duarte e o BMW de João Paulo Sousa.

Mais uma corrida espetacular dos Legends e dos SuperLegends onde a união dos dois campeonatos não provocou nenhum problema, antes pelo contrário, proporcionando duas belíssimas corridas.

Olhando às categorias do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, José Meireles levou o seu BMW M3 E30 à vitória L90 seguido do Ford Sierra RS 500 de João Novo que, devido a um pião terminou, apenas, no quinto lugar final à geral. A luta entre os dois Renault Spider de Pedro Bartolomeu e José Calazans nos Legends Trophy, voltou a ser favorável aos primeiro como tinha sucedido na primeira corrida.

Nos Legends 99, vitória à geral e na categoria para Paulo Sousa, seguido de Paulo Vieira e de Sérgio Pinto, cujo Subaru Impreza WRX conseguiu resistir ao calor e terminar a prova. Na Taça Legends 1600 grande vitória para Gonçalo Novo cujo Peugeot 106 terminou no Top 5 da geral! Seguiram-se Ricardo Diniz (Honda Civic), José Mota (Peugeot 106 S16) e Fábio Mota (Citroen Saxo).

O melhor da L99/Taça Legends 2000 foi o Honda Integra Type R de José Miguel Almeida que viu os seus adversários conhecerem problemas, com Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) e Paulo Ferraz (Renault Clio 1.8 16V) a serem forçados a abandonar. Nos L90/Taça Legends 2000 o melhor foi o VW Golf GTI de João Miguel Ribeiro.

Entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Velocidade SuperLegends, o melhor dos SuperExtra foi João Paulo Sousa (BMW E30), seguido do vencedor da primeira corrida Francisco Gonçalves (Lotus Elise). O pódio da categoria ficou fechado com o Volkswagen Golf de Vicente Serrão. Na quarta posição ficou o Mini Cooper S de Arlindo Beça. O Honda S2000 de Miguel Mota abandonou cedo na corrida.

Nos SuperTrophy, nova vitória do Alfa Romeo 147 CUP, desta feita com Joaquim Soares ao volante e com um excelente sexto posto à geral, seguido de Eleutério Duarte (Renault Clio) e o melhor dos Honda Civic da Type R Legacy Cup. Atrás de Filipe Ferreira ficaram Joel Reis, Estevão Oliveira, Philippe Dangauthier, Rodrigo Correia, João Ventura e Guilherme Oliveira, todos ao volante dos Honda Civic Type R da Type R Legacy Cup. Seguiram-se o Renault Clio Cup de António Duarte e o Honda Civic Type R de Miguel Porto.

Os Campeonatos de Portugal de Velocidade Legends e SuperLegends regressam à competição nos dias 28 a 30 de junho com a presença no Circuito Internacional de Vila Real, onde se espera, uma vez mais, casa cheia e grande adesão dos pilotos da Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos.