Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 dominado pelo Datsun 1200 Coupé de Carlos Barbosa da Cruz
- O piloto do Datsun 1200 Coupé laranja dominou o fim de semana de corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300.
- Categorias Stock Cup e City proporcionaram corridas muito bem disputadas e mostraram como estas são fórmulas de futuro para jovens e não só.
- Os Clássicos 1300 levaram até ao Autódromo do Estoril mais de 30 automóveis numa prova de grande vitalidade dos clássicos.
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 cumpriu a primeira jornada da temporada no ANPAC Start Season 2025 que se realizou este fim de semana no Autódromo do Estoril. A maior grelha do fim de semana exclusivo da Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) deu origem a corridas muito intensas, onde as várias intervenções do “Safety Car” ampliaram essa intensidade.
Luís Alegria cumpriu o regresso ao Campeonato de Portugal de Velocidade e na qualificação não se fez rogado e assinou a “pole position” na frente de Carlos Barbosa da Cruz, Nuno Soiares e Pedro Barbosa. Todos em Datsun 1200, exceto Barbosa da Cruz que alinhou com um Datsun 1200 Coupé. Alegria, Cruz, Soares e Barbosa ficaram com os quatro primeiros lugares dos Clássicos, seguindo-se João Braga a fechar o Top 5.
Na categoria Legends 1300, o melhor foi Paulo Mendes ao volante de um Citroen AX Sport, o únco que se conseguiu intrometer entre os Datsun 1200. Seguiram-se Jorge Marques (Toyota Starlet), Duarte Trindade (Peugeot 106), João Arantes (Toyota Starlet), Paulo Teixeira (Citroen AX Sport), Miguel Miguel (Austin Metro), José Moreira (Toyota Starlet), Fernando Morgado (Suzuki Swift GTI) e Paulo Teixeira (Peugeot 106).
No Desafio ANPAC, Daniel Gouveia foi o mais rápido, seguido de António Costa, Nuno Pinheiro e Óscar Romano. Na categoria Stock Cup, Filipe Monteiro levou o seu Opel Corsa à “pole position” da categoria, seguido do Rover 25 de João Castanheira e do Ford Fiesta de Resit Nasirli, enquanto Frederico Formiga não marcou um tempo com o seu Honda Jazz.
Dentro desta categoria Stock Cup, encontramos a City que alberga os Citroen C1 e Peugeot 107. O melhor foi Jorge Pessanha, seguido de Miguel Manzaneque, Luís Alcino, Afonso Inácio, João Novo, Pedro Cruz, Simplício Taveira e Luís Silva. Paulo Lopes no único Peugeot 107 ficou fora do tempo mínimo de qualificação.
Finalmente, na Taça 1000 Miguel Barata e Veloso Amaral tiveram problemas no seu Datsun 1000 e não alinharam na qualificação, enquanto Ruben Veludo com o seu Mini Mighty ficou na primeira posição da categoria Mighty.
A primeira corrida da temporada dos Classicos 1300 ficou marcada por uma baixa de vulto. Problemas no Datsun 1200 de Luís Alegria tiraram o piloto das duas corridas do fim de semana. Um início de temporada aziago para o antigo campeão de Portugal de Clássicos 1300. Depois, por um incidente que envolveu vários pilotos, o “Safety car” veio perturbar a corrida. Foram disputadas apenas uma dezena de voltas, onde Carlos Barbosa da Cruz levou a melhor sobre Pedro Barbosa. Não foi uma vitória fácil, mas merecida para o piloto do Datsun 1200 Coupé. Na luta pelo pódio, João Braga impôs o seu Datsun 1200 a Paulo Mendes que, por sua vez, colocou o seu Citroen AX Sport na frente do Toyota Starlet de João Arantes, fechando estes pilotos o Top 5.
Mais atrás, foram muitas as lutas entre Filipe Monteiro (Opel Corsa) da categoria Stock Cup e Daniel Gouveia com o Fiat Punto 85 do Desafio ANPAC. Aliás, os pilotos das categorias Stock Cup, Desafio ANPAC e City envolveram-se em lutas muito interessantes que ofereceram emoção a esta primeira corrida dos Clássicos 1300.
Algo que prova como esta aposta da ANPAC nas categorias Stock Cup e City podem ser muito importantes e albergue para pilotos de várias gerações. Uma aposta ganha por parte dos organizadores do Campeonato de Portugal de Velocidade.
Carlos Barbosa da Cruz venceu entre os Clássicos, seguido de Pedro Barbosa, João Braga e Nuno Soares, todos em Datsun 1200. Nos Legends 1300, Paulo Mendes (Citroen AX Sport) ficou na frente de João Arantes (Toyota Starlet 1.3), Miguel Miguel (Austin Metro), José Moreira (Toyota Starlet), Fernando Morgado (Suzuki Swift GTI), Duarte Trindade (Peugeot 106) e os Peugeot 106 e Citroen AX de Paulo Teixeira e Paulo Teixeira. No Desafio ANPAC, vitória para Daniel Gouveia, seguido de António Costa, Nuno Pinheiro e Óscar Rosmano.
Na Stock Cup, vitória para Filipe Monteiro (Opel Corsa), João Castanheira (Rover 25) e Frederico Formiga (Honda Jazz). Na categoria City, vitória para Jorge Pessanha, seguido de Luís Alcino, Luís Silva, Afonso Inácio, todos em Citroen C1. Depois ficaram Paulo Lopes (Peugeot 107), Miguekl Manzaneque (Citeoen C1) e João Novo (Citroen C1). Finalmente, nos Mighty, corrida a solo de Rúben Veludo (Austn Mighty).
A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 foi ainda mais prejudicada pela presença de um “Safety Car” em pista. Tudo devido à quebra do motor do Datsun 1200 de Pedro Barbosa em plena reta da meta e que deixou um rasto de óleo na pista com várias centenas de metros. Dessa maneira, foram realizadas apenas nove voltas, onde Carlos Barbosa da Cruz não teve muita dificuldade em vencer pela segunda vez no fim de semana.
Antes do abandono de Pedro Barbosa, este moveu perseguição ao líder juntamente com Paulo Mendes, ao volante do Citroen AX Sport. Tentou usar o recomeço após o “Safety Car” para pressionar Barbosa da Cruz, mas o Datsun 1200 Coupé revelou-se inultrapassável, mantendo uma confortável vantagem para o terceiro classificado, Duarte Trindade. O piloto do Peugeot 106 foi ultrapassando adversários, começando com o Datsun 1200 de João Braga, seguiu-se o Toyota Starlet de João Arantes e ficaram a faltar voltas para que o pequeno Peugeot chegasse mais à frente.
Para esta segunda corrida, derivado dos incidentes da primeira corrida, não participaram Nuno Soares (Datsun 1200), Paulo Teixeira (Peugeot 106) e Pedro Cruz (Citroen C1). Abandonaram a corrida, Pedro Barbosa (Datsun 1200) e Jorge Marques (Toyota Starlet).
Contas feitas às categorias, Carlos Cruz e João Braga ficaram em primeiro e segundo da categoria Clássicos. Nos Legends 1300, Paulo Mendes (Citroen AX Sport) voltou a vencer, desta feita na frente de Duarte Trindade (Peugeot 106), José Arantes (Toyota Starlet), Miguel Miguel (Austin Metro), Paulo Teixeira (Citroen AX Sport), José Moreira (Toyota Starlet) e Nuno Afoito (Suzuki Sawift GTI).
No Desafio ANPAC, Daniel Gouveia repetiu a vitória na frente de António Costa, Nuno Pinheiro e Óscar Rosmano. Na Taça 1000, Veloso Amaral conseguiu recuperar o Datsun 1000 e participou na corrida, mas o fumo que saia do escape não augurava nada de bom e o veterano piloto acabou apeado em plena reta da meta. Acabou classificado e venceu a categoria. Nos Mighty, Ricardo Cardoso venceu com o Austin Mighty que partilhou com Rúben Veludo.
Na categoria City, a longa presença do “Safety Car” em pista e o muito óleo que ficou no final da reta da meta, prejudicaram alguns pilotos, mas o carro de Jorge Pessanha e Pedro Antunes repetiu o resultado da primeira corrida vencendo na frente de Gonçalo Novo, Miguel Manzaneque, Afonso Inácio, Luís Alcino, Simplício Taveira, Luís Silva e José António. Nos Stock Cup, Filipe Monteiro voltou a colocar o Opel Corsa na primeira posição, seguido de Frederico Formiga, apesar do pião do piloto do Honda Jazz, e do Rover 25 de João Castanheira.
A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 será no Circuito de Monteblanco, Espanha, nos dias 24 e 25 de maio.
Fonte: Press Officer ANPAC