Automobilismo ibérico reúne-se no Autódromo do Estoril em Julho

O Autódromo do Estoril será palco de mais um evento ibérico de automobilismo. No fim de semana de 12 e 13 de Julho, pelas mãos da Race Ready, o programa do Estoril Summer Party by NAPA voltará a reunir no emblemático circuito português mais de 150 viaturas de competição, entre modernas e clássicas, e de várias disciplinas: GT, Turismo e monolugares.
 

Após o sucesso da SevenFriday Classic Cup no ano passado, o Estoril Summer Party acolhe agora a Briston Classic Cup — uma prova dedicada a automóveis homologados ou produzidos entre 1950 e 1999. Máquinas icónicas do desporto motorizado como os Porsche 911 RSR, Ford Mustang ou BMW Série 3 de diferentes gerações poderão ser vistas em acção nesta corrida de 60 minutos, com paragem obrigatória nas boxes.

 

Em parceria com a Briston Watches, marca relojoeira que conjuga a elegância do design francês com inovação e qualidade técnica, esta corrida distingue-se por um conjunto de regras específicas que garantem condições justas para todos os participantes, tendo em conta vários factores técnicos e desportivos. Para assegurar um equilíbrio competitivo, será implementado um sistema de handicap aplicado durante a paragem obrigatória nas boxes, que poderá introduzir até 330 segundos de diferença, consoante a idade e homologação dos veículos.
 

A Single Seater Series, a única competição de monolugares em Portugal, regressa para a segunda prova da temporada. Com a diversidade de fórmulas que a caracteriza, o público poderá ver em pista monolugares que, nas últimas quatro décadas, serviram de trampolim para muitos dos atuais pilotos profissionais. Desde os Fórmula Ford, sem asas, aos mais modernos Fórmula Renault 2.0, equipados com apêndices aerodinâmicos, esta grelha oferece um verdadeiro museu em movimento, que nos faz recordar o percurso de formação de vários pilotos da Fórmula 1.
 

Para os amantes das corridas de clássicos, presente também estará o animado pelotão do Group 1 Portugal, que disputa no Estoril a sua segunda prova da temporada. Esta grelha de partida, com mais de três dezenas de carros - incluindo os concorrentes do Troféu Mini -, apresenta uma grande variedade de viaturas, algumas das quais marcaram a velocidade nacional nas décadas de 1970 e 1980.
 

Também de volta a Portugal está a popular Copa Racer Confortauto, que disputará três corridas ao longo do fim de semana: duas de ‘sprint’ com 20 minutos e uma de ‘endurance' com 45 minutos. A grelha inclui os potentes BMW M2 CS Cup, protagonistas da categoria GT, e os ágeis Mini Racer, inseridos na categoria Turismo. Estas corridas são conhecidas pelo seu equilíbrio competitivo e resultados imprevisíveis.
 

No sábado, o público poderá ainda assistir a três exibições de Fórmula V (ou Formula Vee). Esta fórmula de promoção, nascida nos Estados Unidos nos anos 1960, destacou-se pelos baixos custos, recorrendo a componentes derivados de veículos do quotidiano. Chegou rapidamente a Portugal na época e agora vive um renascimento com monolugares simples, baseados no Volkswagen Carocha, que lançaram nomes lendários do automobilismo mundial como Niki Lauda, Nelson Piquet ou Emerson Fittipaldi.
 

O acesso à Bancada B será gratuito, permitindo a todos assistir às corridas sem qualquer custo. Para entrar no paddock, onde é possível conhecer os pilotos e participar em várias atividades, o passe geral (válido para sábado e domingo) terá o custo simbólico de 15 euros. Para quem desejar visitar apenas num dos dias, o valor será igualmente de 10 euros.
 

Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no site BOL.pt, ou fisicamente em qualquer balcão da FNAC ou Worten, até ao dia 11 de Julho. Nos dias do evento (12 e 13 de Julho), os bilhetes para o paddock estarão apenas disponíveis nas bilheteiras do circuito (loja do Motor Clube do Estoril - MCE).
 

No domingo, todas as corridas terão transmissão em direto nas redes sociais Facebook e YouTube da Race Ready.