Dia intenso e “quente” no arranque da Rampa de Santa Marta

O primeiro dia de competição da 8ª Rampa de Santa Marta, sexta jornada da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group ficou marcado por lutas intensas em algumas frentes de “combate”. A exceção foi o domínio de Hélder Silva em termos absolutos.

A luta pela predominância à geral durante a jornada de sábado foi mais do mesmo. Hélder Silva não deu veleidades à sua concorrência e foi sempre o mais rápido. Na única Subida de Prova, o piloto colocou a Osella PA2000 EVO2 PA.30 da Power House a rodar em 1:40.001, assumindo a liderança naquele que começa a parecer ser um “passeio” rumo ao sexto triunfo da temporada.

Quem mais perto consegui andar foi Nuno Guimarães. O “Capitão da Montanha” está no seu “quintal” e o seu conhecimento do traçado e a motivação extra por estar a correr perante os seus tornou-o ainda mais letal e “voou baixinho” no Silver Car S2 da NJ Racing rumo ao 2º tempo absoluto, a 5,4 segundos de Hélder Silva, sendo, logicamente, o mais lesto nos Protótipos B.

José Correia (Norma FC20 MC) quedou-se pelo terceiro posto da geral, a 6,7 segundos da frente.

Grande dia para Luís Nunes. o “Foguete de Valpaços” rubricou mais uma exibição de grande nível aos comandos do Skoda Fabia R5 e foi o 4º da geral, dominando a seu belo prazer entre os Super Challenge, categoria onde também lidera o Grupo SC-A. Nos restantes grupos, Luís Silva (BMW M3) comanda nos SC-D, Alberto Pereira (Honda Civic Type R) nos SC-C e Gonçalo Janeira no Grupo SC-B.

O 5º mais rápido da geral foi Luís Delgado, no Cupra Competicion TCR da Nunes Sport. Tal como o seu colega de equipa Luís Nunes, o flaviense dominou na Categoria Turismos e, por analogia, a Divisão Turismos 2, enquanto José Carlos Magalhães se colocava no comando da Divisão Turismos 1 e Parcídio Summavielle repetia a façanha nos Turismos 3.

Entre os GT, o duelo foi muito intenso, com Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 CUP), Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) e Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) a rodarem sempre muito próximo. Na Subida de Prova, Pascoal superiorizou-se por 1 segundo ao piloto galego, com a “Princesa da Montanha” a ser 3ª, 0,4 segundos atrás de Garcia de Castro.

Bom rol de participantes na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha JC Group. 4 unidades apresentaram-se à partida em Santa Marta e o duelo neste primeiro dia pela liderança foi entre Márcio Araújo (Semog Bravo) e Joca Gonzaga (LBS RX01). Araújo começou por ser o mais rápido, mas vendo o pentacampeão nacional de Kartcross a paulatinamente aproximar-se e a almejar ser mais forte na única subida de prova do programa, que concluiu 1,5 segundos mais rápido do que o adversário.

Flávio Saínhas teve um começo titubeante, mas, na hora da verdade, impôs a sua lei, saindo do dia inaugural no comando. O piloto do Ford Escort MKI aborda a jornada decisiva de domingo com 4,6 segundos de vantagem sobre Paulo Teixeira (Ford Escort MKI) e 6,7 em relação a Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII).

Nos Legends, Pedro Alves sai do dia de sábado no comando, mas não sem conhecer oposição como raramente teve esta época. O jovem vila-realense colocou o seu Citroen Saxo VTS na frente da tabela de tempos na subida oficial de prova, batendo José Coimbra (Opel Astra) por 3,8 segundos, mas vendo este ousar ser mais rápido numa das subidas de treinos. O regressado Armindo Correia foi o terceiro mais rápido, rodando com o seu Peugeot 306 a 11,6 segundos do líder.

Armando Freitas (Toyota Starlet) não deu veleidades aos adversários entre os 1300. O líder do campeonato foi o mais rápido e todas as sessões de treinos e na única subida oficial de prova bateu Tiago Santos (Citroen AX Sport) por uns confortáveis 5,6 segundos, dando desde já a entender que muito dificilmente alguém o impedirá de vencer pela quinta vez esta temporada.

Já quanto ao 2º posto, a história é outra, pois Tiago Santos concluiu este primeiro dia apenas com 1,3 segundos de avanço sobre João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport), estando ainda João Silva (Peugeot 106 Rallye) muito por perto do duo. Entre os Clássicos 1300, o mais rápido neste dia 1 foi Carlos Delgado, aos comandos de um Ford Escort MKI.

O programa de domingo da 8ª Rampa de Santa Marta arranca também com os treinos livres, pelas 11.00 horas, seguindo-se, às 12.15, a derradeira subida de treinos oficiais, com a tarde a ficar integralmente reservada para as restantes duas subidas oficiais de prova, cujo horário previsto é, respetivamente, 14.30 e 15.45, terminando a prova com a habitual cerimónia de entrega de prémios, junto aos Paços do Concelho de Santa Marta de Penaguião.