016/2023 -Atribuição de Cartão Branco a Alcides Calçada

A Direção da FPAK em sintonia com o Diretor de Corrida do 49º Ralicross de Sever do Vouga que decorreu a 17 e 18 de Junho entendeu distinguir com o ‘Cartão Branco’ o piloto Alcides Calçada.

Esta distinção prende-se com a conduta desportiva eticamente correta e solidária para com o piloto Gustavo Henriques que protagonizou um aparatoso acidente com o seu kartcross e ficou capotado na pista sem conseguir libertar-se. Alcides Calçada ao aperceber-se do sucedido, imobilizou o seu kartcross em local seguro e foi de imediato socorrer o piloto acidentado, preocupando-se com a vida humana em primeiro lugar! Um principio que deve reger a vida de todos mas que nem sempre acontece. Uma atitude louvável que esperamos ver replicada sempre que um acidente aconteça.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.