Campeonato de Portugal de Karting Toyota encerra primeira prova com novo espetáculo
Henrique Cruz, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Santiago Ribeiro, Guillermo Hevia, Martim Meneses, Gustavo da Silva, Francisco Iglésias e José Diogo Martins venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da primeira jornada dupla que decorreu no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
Os 91 participantes na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Karting Toyota voltaram a proporcionar hoje mais um bom espetáculo em Viana do Castelo.
Na categoria X30, com uma grelha de 33 pilotos, Martim Romão (DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 43,708s. Na manga de qualificação, Martim Romão voltou a impor-se, na frente de Santiago Ribeiro (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Macedo (CRG) e Diogo Castro (Redpseed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Francisco Macedo revelou-se no início o mais forte e assumiu a liderança, na qual se manteve até à 17.ª e penúltima volta, altura em que Santiago Ribeiro assumiu o comando e não mais o largou até final, festejando assim mais uma vitória e com a volta mais rápida em 43,960s. Francisco Macedo conseguiu manter o segundo lugar, praticamente colado à traseira do kart de Santiago Ribeiro, mas viria a ser penalizado e caiu para o quinto lugar. João Miguel Oliveira (Tonykart) e Frederico Peters (FA) foram assim promovidos às segunda e terceira posições, respetivamente, fazendo ambos uma excelente corrida, terminando muito perto do vencedor.
Após muita luta, Pedro Cachada (Tonykart) garantiu o quarto lugar, seguindo-se então Francisco Macedo, Diogo Castro (Redspeed), Francisco Serôdio (Redspeed), João Faria (Redspeed), Rafael Rajani (Kosmic) e Rodrigo Vilaça (CRG) no top-10. O espanhol Guillermo Hevia (Tonykart) venceu na X30 Master.
Categoria X30 Super Shifter
Na Final, disputada em 17 voltas, Hugo Marreiros (Tonykart) fez um excelente arranque e assumiu a liderança na qual se manteve até à derradeira volta, altura em que, devido a um incidente, caiu em definitivo para a terceira posição e para primeira da classe Master, tendo sido o autor da volta mais rápida em 42,574s.
Rodrigo Ferreira acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização fez com que caísse para o sétimo lugar. Henrique Cruz, que fez uma corrida fantástica, dado que largou da 13.ª posição, conseguiu, com a penalização atribuída a Rodrigo Ferreira vencer à geral e na Sénior. Por sua vez, Lucas Vieira garantiu o segundo lugar à geral e na Sénior.
Rodrigo Lessa (Birel ART) assegurou o quarto lugar à geral e o terceiro na Sénior, na frente de Paulo Martins, que assim foi quinto classificado à geral e o primeiro da classe Gentleman.
Categoria Júnior
Gabriela Teixeira (Kart Republic) foi a mais rápida nos treinos cronometrados, com a marca de 45,398s. Na manga de qualificação, venceu Martim Meneses (Kart Republic), na frente de António Macedo (CRG), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (Parolin) e Maximiano Radeck (Redspeed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Categoria X30 Mini
Romeu Mello (DAP) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,212s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Lopes (Kart Republic), na frente de Gustavo da Silva (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Vicente Capela (Parolin) e Romeu Mello a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, Afonso Lopes largou da pole-position, mas foi Vicente Capela que liderou a primeira volta. Logo depois formou-se um trio na luta pelo comando, com Gustavo da Silva, Romeu Mello e Afonso Lopes, juntando-se pouco depois Francisco Correia (Kart Republic) e Vicente Capela.
Contudo, à passagem da 10.ª volta, Gustavo da Silva, Vicente Capela e Afonso Lopes foram os pilotos que passaram a discutir o triunfo, tendo terminado por esta ordem. Mais um triunfo para Gustavo da Silva, um excelente segundo lugar para Vicente Capela e uma meritória terceira posição para Afonso Lopes. Romeu Mello foi um tranquilo quarto classificado, com a volta mais rápida em 49,849s, enquanto que na luta pelo quinto posto, Jan Rodrigues (FA) levou a melhor sobre Mário Silva Lora (Kart Republic). Francisco Correia terminou na sétima posição, na frente de Leonor Rocha (Parolin), Vicente Rodrigues (DR) e Teo Peltrene (Birel ART) que fechou o top-10.
Categoria Cadete 4T
Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 53,486s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também foi o mais forte e teve a seu lado Martim Gomes (Birel ART) na primeira linha da grelha para a Final, com Diogo Baptista (Charles Leclerc) e Lourenço Antunes (Birel ART) a partirem logo atrás, na segunda linha.
Diogo Baptista terminou no sexto lugar, seguindo-se Martin Rodrigues (FA) e Tiago Caetano (Birel ART), enquanto Luís Fernandes (Birel ART) foi forçado a abandonar à passagem da quinta volta.
Categoria Iniciação
Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING
A segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 29 e 30 de abril e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.