Rali Terras D’Aboboreira: regresso de Armindo e uma nova era com Meeke
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) entra num novo ciclo, nos próximos dias 28 e 29 deste mês de abril, com o Rali Terras D’Aboboreira, a terceira prova da época, já que marca não apenas o regresso de Armindo Araújo, mas também a estreia de um novo piloto WRC no Team Hyundai Portugal: o irlandês Kris Meeke.
Face ao sucedido tanto em Fafe como no Algarve e ainda ao trágico acidente que há três semanas roubou a vida a Craig Breen, o CPR fica, a partir de agora, mais aberto do que nunca em termos de discussão do título absoluto. Muito embora tivesse disputado o seu último rali há cerca de um ano, no Catar, Meeke, que deixou o WRC e a equipa oficial da Toyota no final de 2019, não deverá ter dificuldades em encontrar ritmo para discutir as vitórias em Portugal e oferecê-las, em jeito de tributo, ao seu grande amigo e malogrado Craig Breen.
Ainda a zero em termos de pontuações, devido ao acidente grave no Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto e na sequência do qual, para recuperar das lesões sofridas, esteve ausente no Rali do Algarve, Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) volta ao CPR determinado – ainda tem seis provas pela frente! – em apanhar um “comboio” liderado por Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo) para ter hipótese de ainda discutir a renovação do seu título. O piloto de Braga, revelação de 2022, não esconde que o seu objetivo na presente temporada é sagrar-se campeão e a consistência tem sido, até agora, um dos seus principais argumentos.
Nas classificativas das Terras D’Aboboreira, terreno em que na época passada Miguel Correia esteve irrepreensível, conquistando o seu primeiro triunfo no CPR, tudo indica que se vai assistir a um duelo interessante na luta pela vitória, restando saber até que ponto o campeão título vai sentir-se confiante para discutir cada troço segundo a segundo com adversários como Miguel Correia, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) ou o estreante Kris Meeke. Vencedor, “à porta de casa”, do Rali do Algarve, o piloto do Team Hyundai Portugal regista um início de época animador, parecendo reforçar a sua convicção de que os anos ímpares lhe são favoráveis, e tudo indica que deva perfilar-se, ao lado de Correia, como um dos mais fortes candidatos ao primeiro lugar.
Ainda que as classificativas de terra não sejam o tipo de piso em que se sente mais confortável, José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) terá sempre uma palavra a dizer na discussão dos lugares cimeiros, tal como Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), o jovem Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 Evo) ou ainda Paulo Meireles (Hyundai i20 N Rally2). Quem se encontra ainda a zero, somando duas desistências e ambas por acidente, é Bernardo Sousa (Citroen C3 Rallye), cujo regresso ao CPR não tem sido muito feliz até ao momento. O jovem Lucas Simões (Ford Fiesta Rally2), Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo), Diogo Salvi (Skoda Fabia Rally Evo), Ricardo Filipe (Ford Fiesta R5) e ainda Paulo Caldeira (Citroen C3 Rally2) fecham o leque de candidatos ao “top 10”.
O Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes) voltará a estar, nesta terceira jornada da época, no centro das atenções, com o líder Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4) na defesa do título e do primeiro lugar, face à escassa diferença de pontos que o separa de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4). Contudo, na expetativa desse despique e até em condições de neles intervir surgirão nomes com os do ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4), de Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), de Hugo Mesquita (Renault Clio Rally4), de Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4) ou de Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5).
Alguns dos pilotos já referidos serão os mesmos protagonistas do Campeonato de Portugal de Ralis Júnior, que tem Hugo Lopes como líder e já destacado de Dário Rebelo (Peugeot 208 R2), com Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5) na terceira posição. Mas haverá sempre que prestar atenção a jovens como Kevin Saraiva (Peugeot 208 Rally4), José Quintas (Peugeot 208 R2), Gonçalo Fernandes (Peugeot 208 Rally4), João Andrade (Peugeot 208 R2) ou Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4).