Rúben Rodrigues mais rápido no arranque do Além Mar Rali Ilha Azul
Arrancou a segunda prova do Campeonato dos Açores de Ralis com a disputa no final da tarde desta sexta-feira, 21 de abril, da prova especial “Super Especial Praia do Almoxarife”, a primeira das nove que compõem o itinerário do XXXIV Além Mar Rali Ilha Azul. Num traçado idêntico ao utilizado em anos anteriores, mas com a inovação de ser percorrido em ambos os sentidos, os 2530 metros de extensão serviram para colocar Rúben e Estevão Rodrigues (Skoda Fabia Rally2 Evo, Auto Açoreana Racing) no lugar cimeiro da classificação geral, somando 2:05,6.
Os segundos mais rápidos foram Pedro e João Câmara (Citroen C3 Rally2, Play Racing) que apenas somaram mais 3,1 segundos que os mais rápidos.
Luís Miguel Rego e Jorge Henriques (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) fizeram apenas o terceiro tempo, fruto de um “tete” feito numa zona suja do traçado, ainda na primeira parte do percurso, perdendo 8,1 segundos para os mais rápidos.
Os quartos mais rápidos na PE1 Praia do Almoxarife foram os melhores concorrentes às duas rodas motrizes. Hugo e André Alcântara levaram o Citroen Saxo Cup a voar no traçado da prova especial inaugural do rali fazendo apenas mais 14,4 segundos que os mais rápidos.
Bruno Amaral e Sancho Eiró (Ford Fiesta R5, Team Além Mar) fizeram apenas o quinto tempo, fruto de um engano no traçado registando mais 17,9 segundos que os irmãos Rodrigues.
Bruno Tavares e André Seabra (Citroen C2 R2 Max) concluíram a secção no sexto posto da classificação geral, mas como segundos melhores das duas rodas motrizes. Rúben Santos e Nuno Pereira (Peugeot 106) terminaram logo atrás, fechando o top-3 da classificação das duas rodas motrizes.
Concluiram a prova especial de abertura do 34.º Além Mar Rali Ilha Azul as originais 21 equipas que alinharam à partida, com vários pilotos a verem alguns contratempos mecânicos a impediram um melhor desempenho em prova.
O Rali Ilha Azul prossegue amanhã, sábado, 22 de abril, com dupla passagem por Caldeira/Canada Larga (10:14 e 12:00) e por Caminho Goulart/Trupes (10:57 e 12:43). Já à tarde, nova dupla passagem, mas desta feita por Serra da Feteira/Praia do Norte (15:00 e 16:41) e por Vulcão dos Capelinhos/Varadouro (15:48 e 17:29), sendo esta última o palco da powerstage. A consagração de vencedores e finalistas está agendada para as 18:30 no Largo Duque d’Ávila e Bolama, na cidade da Horta.