Legends ofereceram corridas verdadeiramente espetaculares

O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends (CPVL) regressou ao Autódromo do Estoril para a quarta e penúltima jornada da competição. E, uma vez mais, com uma generosa e fantástica lista de inscritos com vinte e um carros a partida das duas corridas aos Legends reservadas no ANPAC Classic Racing. Destaque para alguns regressos como o do BMW 320iS de Luís Império, numa lista onde os BMW M3 ganham cada vez mais peso com algumas unidades da versão E30 verdadeiramente espetaculares. Razões para que mais carros destas categorias possam engrossar as listas de inscritos dos Legends.

A sessão de qualificação foi um feudo do Ford Sierra RS 500 de Luís Barros, com Paulo Sousa (líder do campeonato) e Paulo Vieira, ambos em BMW M3 E36, juntamente com o BMW M3 E30 de José Meireles fecharam as duas primeiras filas da grelha de partida para a primeira corrida.

Luís Barros contou com a enorme superioridade do seu Ford Sierra RS500 para fazer uma corrida sozinha que terminou em primeiro com generosa vantagem para Paulo Sousa. O piloto líder do campeonato e Paulo Vieira deram espetáculo e entretiveram quem esteve no Estoril e quem assistiu à corrida pela transmissão nas redes sociais, com um duelo absolutamente espetacular. Ultrapassagens no limite, escorregadelas, enfim, uma corrida espetacular e com profundo respeito entre ambos ganha por Paulo Sousa.

Mais atrás José Meireles impôs-se a João Novo (Ford Sierra RS 500), após outro duelo de classe entre os dois pilotos. Joaquim Soares e António Barros, ambos em BMW M3, foram outros protagonistas de uma das mais espetaculares corridas do ANPAC Classic Racing.

Naturalmente que Luís Barros venceu entre os L90 na frente de José Meireles e João Novo, enquanto Sérgio Pinto (Honda Civic) foi o melhor dos Taça Legends 1600 e João Ribeiro (VW Golf GTI) venceu a Taça Legends 2000. Nos Legends Trophy, vitória de Luís Império na frente de José Calazans (Renault Spider Trophy) e Arlindo Beça (Toyota Carina E). Nos L99, Paulo Sousa, Paulo Vieira, Joaquim Soares e António Barros, todos em BMW M3 E36 fecharam os quatro primeiros lugares.

Nos Legends 1600 Paulo Spínola (Citroen Saxo) ganhou, enquanto L99 1600 vitória para Gonçalo Novo (Peugeot 106) na frente de André Monteiro (Citroen Saxo Cup) e Ricardo Diniz (Honda Civic). José Almeida e o seu Honda Civic Integra Type R foram os melhores na categoria L99 TL2000.

A segunda corrida dos Legends não perdeu emoção. Se Luís Barros dominou, uma vez mais, a seu belo prazer e os dois BMW M3 de Paulo Sousa e Paulo Vieira só reeditaram a luta da primeira corrida após um período de “Safety Car”, outros motivos de interesse deram emoção. Desde logo a intensa luta entre Gonçalo Novo (Peugeot 106 GTI) e António Barros (BMW M3) que o veterano piloto levou a melhor. Depois, a batalha intensa entre Tiago Ribeiro e José Miguel Almeida, ambos em Honda Integra Type R, com ultrapassagens, travagens falhadas e alguns toques.

O “Safety Car” entrou em pista devido ao incêndio no Citroen Saxo Cup de André Monteiro e permitiu reagrupar o pelotão, autorizando mais lutas que se foram espalhando pelo pelotão. A corrida chegou ao final com o mesmo resultado apurado na primeira manga, mas com um desenvolvimento muito diferente.

Nos L90 venceu Luís Barros, seguido de José Meireles, nos L99, vitória para Paulo Sousa seguido de Paulo Vieira, Joaquim Soares e António Barros. Gonçalo Novo venceu na Taça Legends 1600 e Tiago Ribeiro na Taça Legends 2000. Já José Calazans (Renault Spider Trophy) levou de vencida Luís Império (BMW 320iS) nos Legends Trophy.