Perícia da Labareda decide e consagra vencedores

No passado fim de semana, dias 23 e 24 de setembro, integrados nas Festas da Labareda, do concelho de Resende, realizou-se o slalom noturno, no sábado, e a perícia no domingo.  Alinharam à partida da edição que assinala o 40.º aniversário da primeira realização, que ocorreu em 1983, 61 pilotos, entre concorrentes às classificações no V Troféu Raiano de Perícia (TRP) e extras, onde se destacam os 20 veículos originais da marca BMW, a maior parte pilotados por concorrentes do concelho de Resende.

O tempo ajudou, tanto no sábado como no domingo, com muito sol e calor, e o público não quis faltar ao espetáculo, assistindo aos milhares.

No sábado foram 44 os pilotos a participar no slalom noturno, sem registo de tempos, mas com muita emoção.

No domingo, com algum atraso sobre o horário previsto, saiu o primeiro piloto para realizar as quatro tentativas; uma no período da manhã e três na parte da tarde.

Pela manhã António Borges, virtual vencedor à geral, mostrou ao que ia e fez ‘um tempo canhão’ de 44,590, seguido de Nelson Aguiar, com 47,068, e João Simão 47.355.

A tarde seguiu a tónica matinal e os pilotos, partindo em primeiro os concorrentes ao TRP, procuraram fazer o seu melhor nas três passagens restantes.

O pódio da classificação geral ficou entregue a António Borges, Hugo Ribeiro e Nelson Aguiar, por esta ordem, vencendo Ricardo Rodrigues a luta com Dino Almeida pelo quarto lugar,

Na classificação por grupos/classes Hugo Ribeiro, Nelson Aguiar e Fernando Dias fizeram o pódio do G1CA e António Borges, Luís Guedes e João Simão o do G1CB, viaturas protótipos de tração dianteira e traseira, respetivamente.

No G2CA Jorge Sá foi o vencedor, seguido de Nuno Borges; no G2CB Ricardo Rodrigues venceu, seguido de Dino Almeida e Luís Sousa, André Almeida e Frederico Neto fecharam o top 5 na classificação final das viaturas transformadas de tração traseira.

Relativamente ao Grupo 3, viaturas originais, na Classe A, Jorge Almeida foi o vencedor, seguido de Rodrigo Lopes e Manuel Sousa, fechando o top 5 José Coval e Bruno Maia; na Classe B, tração traseira, a mais concorrida com 26 pilotos, Francisco Carvalho foi o vencedor, seguido de João Martins e Jorge Pinho; os restantes lugares do top 5 ficaram para António Silva e Marcelo Oliveira. 

Dos 61 pilotos à partida houve sete que não conseguiram classificar, por motivos diversos, nomeadamente avaria mecânica, nos quais se inclui a única senhora em prova, Fátima Ferreira.

Num balanço final da prova pode dizer-se que foi um dia de muitas disputas, com um balanço claramente positivo, tendo a Perícia da Labareda registada uma das maiores afluências do ano, em termos de concorrentes, já que relativamente ao público este compareceu em massa, como habitualmente.

 

Um grande Troféu Raiano de Perícia até à última prova em Resende

Na classificação geral do TRP António Borges (172), piloto de Cerva, confirmou a liderança, vencendo Dino Almeida (143) a luta pelo segundo lugar com Luís Guedes (141), de Monção. No quarto lugar ficou Nelson Aguiar (118), de Alenquer, seguido de Ricardo Rodrigues (115), de Cucujães, João Simão (107), de Castelo Branco, Jorge Almeida (106), de Mangualde, André Almeida (105), de Cucujães, Hugo Ribeiro (100), da Régua, fechando o top 10 Luís Sousa (99), piloto de Cavez. Como se pode verificar uma luta feroz até final pelas diversas posições.

Na classificação por Grupo/Classe houve também disputas até ao final.

No Grupo 1-Classe A, Nelson Aguiar (68) é o vencedor, seguido de Fernando Dias (62) e Hugo Ribeiro (56), ambos da cidade da Régua. No Grupo 1 – Classe B, António Borges (94), resolveu de vez a luta pelo primeiro lugar com Luís Guedes (85), mantendo João Simão (58) o terceiro lugar do pódio.

No Grupo 2 – Classe A, Rui Loureiro, piloto da cidade da Mêda era já o vencedor com 92 pontos, não tendo marcado presença em Resende; Jorge Sá (56), da Régua, foi o segundo. Na Classe B Dino Almeida (112) confirmou a liderança, ficando o segundo lugar para Ricardo Rodrigues (88) e o terceiro para André Almeida (73) que venceu a disputa com Luís Sousa (70), de Cavez.

No Grupo 3 – Classe A, Jorge Almeida (110), acabou com as dúvidas sobre o vencedor e deixou o segundo lugar para Ricardo Lopes (102), de Vila Real, no terceiro lugar ficou José Coval (50), de Vouzela. Na Classe B, Filipe Fortunato (86), de Pinhel, que não compareceu na Labareda é o vencedor, ficando o segundo lugar para Jorge Leite de Pinho (65), de Vale de Cambra e o terceiro para Telmo Pereira (57), de Tarouca.

Na classificação do Melhor do concelho de Resende, com 17 concorrentes, o pódio ficou constituído por António Mendes, com 51,222, seguido de Elton Ramalho, com 52,183 e, a fechar, Celso Santos, com o tempo de 52,737.

A Perícia da Labareda foi promovida pelos Bombeiros Voluntários de Resende, com o apoio da Câmara Municipal de Resende, de empresas locais, com a organização oficial do Guarda Unida Desportiva, Departamento de Desportos Motorizados, titular do alvará FPAK n.º 75, que fez deslocar a Resende um numeroso grupo de oficiais de prova.

A entrega de troféus e prémios finais do TRP ocorrerá no dia 22 de outubro, no âmbito do Guarda Motorshow, que tem lugar na Guarda, Parque Polis, dias 21 e 22,  o qual inclui, para além do encontro de tuning, de um passeio de clássicos e de motos e motorizadas e o mercadinho da miniatura e do modelismo, uma perícia extra de celebração e consagração dos diversos vencedores.