Cars & Vibes Cup 2023 termina com chave de ouro: vencedores revelados na última jornada com a melhor grelha de sempre em pista

A temporada de 2023 da Cars & Vibes Cup chegou ao fim com um fim de semana de pura emoção. O troféu, promovido e organizado pela Motor Sponsor que assinalou o regresso aos grandes palcos nacionais das emblemáticas máquinas nipónicas, encerrou com chave de ouro, com os títulos a decidirem-se na última jornada, no Autódromo Internacional do Algarve, numa edição marcada por corridas intensas, estreias a vencer e em que a competição apresentou a melhor grelha da sua história.
 
Um evento muito aguardado, que reuniu um fabuloso plantel de 14 pilotos e 9 Honda Civic Type-R nas classes PRO (4) e AM (5) ao longo de 3 dias de competição ao cronómetro, seguidos de perto pelo grande público, numa edição que proporcionou aos adeptos um acompanhamento exclusivo de toda a ação com transmissão live stream das 2 corridas do fim de semana, numa ronda em que o troféu partilhou a grelha com o Campeonato de Portugal de Velocidade de Legends e Super Legends.
 
Uma jornada em que estavam em jogo os títulos de ambas as classes e que todos os pilotos e equipas queriam vencer. O primeiro contacto oficial em pista teve lugar com os treinos cronometrados, realizados na sexta-feira, 27 de outubro. Uma sessão onde o equilíbrio foi nota dominante, com Raul Delgado, que faz equipa com Estevão Oliveira, a rubricar o melhor tempo da PRO ao volante do Honda Civic Type-R nº 155 da LOB Motorsport. Uma pole position alcançada com uma diferença de apenas 0.134s para a segunda melhor marca, assinada pelo piloto da Brivel Sport, Filipe Ferreira, no Honda Civic Type-R nº 150, numa sessão marcada pela ausência de Eduardo Leitão, na sequência de problemas de caixa de velocidades registados no Honda Civic Type-R nº 151 durante os treinos livres.
 
Também na classe AM o equilíbrio esteve no centro da ação, com Joel Reis, no Honda Civic Type-R nº 157 assistido pela J. Santos Competição, a fazer o melhor tempo, com Miguel Porto, no Honda Civic Type-R nº 160 da VentilAQUA assistido pela AMSport e partilhado com Paulo Lopes Porto, a distar apenas 0.169s.
 
Uma mostra de rapidez que deixava tudo em aberto para as duas corridas do fim de semana, com o primeiro duelo a estar agendado para a manhã de sábado, 28 de outubro. Uma corrida 1 em que Raul Delgado e Filipe Ferreira, líder da PRO à chegada à ronda algarvia, se destacariam na frente. Um duelo que acabaria por sorrir ao piloto da LOB Motorsport, que aos comandos do Honda Civic Type-R nº 155 assinaria a terceira vitória da época, seguido de Filipe Ferreira, segundo classificado com o Honda Civic Type-R nº 150. Um pódio fechado pelo Honda Civic Type-R nº 170 pilotado pelo estreante Carlos Silva e assistido pela By Dias, com Eduardo Leitão, vencedor do troféu na PRO em 2022, a levar o seu Honda Civic Type-R nº 151 assistido pela Gianfranco Motorsport ao quarto lugar final.
 
Um triunfo em que Raul Delgado destacou: “Fomos surpreendidos pelo facto de a pista estar com o piso molhado, o que nos obrigou a adotar uma toada mais cautelosa, para evitar incidentes, principalmente na fase inicial, em que há sempre maior aglomeração de todo o pelotão. No final, acabámos por vencer, por isso correu tudo bem.”
 
Na AM, Miguel Porto, no Honda Civic Type-R nº 160, alcançaria o primeiro posto após o arranque, ao superar o Honda Civic Type-R nº 157 de Joel Reis na curva 1. Um momento que viria a traçar o resultado final, com Miguel Porto a segurar a primeira posição e a estrear-se a vencer no troféu, seguido de Joel Reis, segundo classificado, e César Tavares, que levou o Honda Civic Type-R nº 159 da VentilAQUA assistido pela AMSport à terceira posição, seguido do estreante José Cidrais, quarto classificado aos comandos do Honda Civic Type-R nº 154 assistido pela Gianfranco Motorsport. Já Duarte Trindade acabaria por ter uma estreia inglória no troféu, com problemas técnicos no Honda Civic Type-R nº 169 assistido pela Best Choice a inviabilizarem a participação do piloto nas duas corridas do fim de semana.
 
Miguel Porto, que assinou o seu primeiro triunfo na Cars & Vibes Cup, salientou: “Alcancei uma vitória, algo que ainda não tinha conseguido e estou muito feliz por isso. Fiz uma boa primeira volta, consegui ultrapassar cerca de 8 carros no arranque e rodar em alguns momentos junto de pilotos da classe PRO, o que também me deixa muito contente. É um grande resultado para terminar a época.”
 
Já para este domingo, 29 de outubro, estava reservado a derradeiro desafio da época, que assinalava o cair do pano sobre a temporada de 2023 da Cars & Vibes Cup, a corrida 2. Uma ronda disputada sob a forte chuva que se fez sentir no traçado algarvio e que elevou os níveis de dificuldade para pilotos e equipas. Uma corrida intensa ao cronómetro, na qual Nuno Dias, no Honda Civic Type-R nº 170, e Eduardo Leitão, no Honda Civic Type-R nº 151, acabariam por alternar na liderança durante a contenda, com Nuno Dias a ascender ao comando de forma definitiva no decorrer da última volta, afirmando no final: “Após um bom arranque cheguei a primeiro, mas acabaria por ser superado pelo Eduardo Leitão e pelo Estevão Oliveira. No entanto, na sequência da luta entre ambos, acabei por me conseguir aproximar e na última volta chegar a primeiro e vencer, o que me deixa muito satisfeito.” O terceiro lugar ficaria nas mãos de Estevão Oliveira, no Honda Civic Type-R nº 155.
 
Na quarta posição, e com sabor a triunfo, terminaria Filipe Ferreira, piloto que ao volante do Honda Civic Type-R nº 150 encerrou a época com a conquista do título da classe PRO na Cars & Vibes Cup 2023. Um resultado num ano em que assinou 4 vitórias e terminou em 9 ocasiões no pódio: “O objetivo era encarar a época sem pressão e tentar lutar sempre pela vitória em todas as corridas. Consegui estar sempre rápido, numa classe muito competitiva, com pilotos bastante experientes como o Eduardo Leitão e o Raul Delgado, que estabeleceram um nível que me fez crescer e aprender. Estou muito feliz por ter terminado a época com a conquista do título na PRO, algo que supera completamente as expectativas que tinha no início do ano.”
 
Já na classe AM, o triunfo na corrida 2 viria a ser carimbado pelo Honda Civic Type-R nº 157 de Joel Reis, que destacou: “Esta corrida foi uma aventura. Foi a minha primeira corrida verdadeiramente à chuva, consegui adaptar-me e o carro esteve sempre bem. Gostei bastante da experiência e é sempre bom vencer.”
 
Na segunda posição ficaria o Honda Civic Type-R nº 160 pilotado por Paulo Lopes Porto e partilhado com Miguel Porto, equipa que desta feita fechou o ano com a conquista do título da classe AM na Cars & Vibes Cup 2023. Uma temporada que Paulo Lopes Porto resumiu: “O balanço da época é positivo. O nosso objetivo inicial não era ganhar, mas sim participar e dar o nosso melhor. Viemos para o troféu com o intuito de nos divertirmos e de dar a oportunidade a um conjunto de pessoas que gostam de carros de competir. E isso foi cumprido. No global, a experiência foi bastante boa e apesar de não mudarmos a nossa abordagem, ficar em primeiro é naturalmente bom”. Uma corrida 2 em que Carlos Oliveira seria terceiro classificado, no Honda Civic Type-R nº 159, seguido de Carlos Barbosa, quarto classificado no Honda Civic Type-R nº 154.
 
A jornada de Portimão assinalou assim o fecho de época da Cars & Vibes Cup 2023. Uma temporada que Ricardo Leitão, gestor operacional da Motor Sponsor e responsável pela relação com Pilotos e Equipas, enaltece: “Termina agora uma época que demonstrou uma vez mais que a Cars & Vibes Cup é uma fórmula de sucesso. Um ano em que a competição teve 11 vencedores diferentes em corridas, que recebeu estreantes em todas as jornadas e em que a imprevisibilidade e o equilíbrio foram sempre o mote de cada evento. Ao mesmo tempo, proporcionámos um calendário com a presença em 3 fabulosos traçados, Vila Real, Portimão e Estoril, palcos de excelência para uma grande época ao cronómetro, em que os títulos foram decididos só na última jornada, o que demonstra a competitividade do troféu, disputado com um modelo que continua a apresentar um compromisso entre custo/benefício imbatível, o Honda Civic Type-R. Parabéns aos vencedores e muito obrigado a todos os pilotos e equipas pela presença e contributo, dentro e fora de pista, para a fantástica temporada da Cars & Vibes Cup 2023.