Regresso ao passado em Jerez

O Iberian Historic Endurance regressou ao exigente e apelativo Circuito de Jerez-Ángel Nieto para proporcionar duas corridas de elevado interesse e espectacularidade na 4ª edição do Jerez Historic Festival.  
 
No histórico circuito permanente andaluz relembraram-se os maravilhosos anos em que o mundo do automobilismo espanhol se desenvolvia em grande velocidade, com a contribuição da pista jerezana. E nada melhor que um piloto da casa a impor a lei do mais rápido ao longo de um fim de semana festivo.  
 
Depois da pole-position, o experiente piloto espanhol Jordi Puig liderou quase toda a corrida de sábado, apenas perdendo a dianteira da corrida no período da paragem obrigatória nas boxes.  Os Porsche 911 3.0 RS da dupla Bruno Santos/Cláudio Vieira e de Pedro Bastos Rezende rodaram por esta ordem até que Bastos Rezende saltou para a primeira posição. Esta foi uma liderança curta, pois o Ford GT40 azul só precisou de meia volta para recuperar a primeira posição e avançar para o triunfo na classe GTP, em que o Ford GT40 de Paulo Lima foi o segundo classificado, ao passo que o piloto do Porsche preparado pela Aurora Motorsport ficou com a vitória da classe H-1976, claramente à frente da dupla adversária. 
 
Apesar da ameaça de chuva e ventos fortes, a segunda corrida do Historic Endurance disputou-se com o piso seco para agrado da maioria dos pilotos. Jordi Puig saiu disparado para o comando da corrida, mas desta vez viu-se perseguido por David Methley, o vencedor da corrida de sábado da classe H-1965. O inglês do AC Cobra parecia capaz de acompanhar o favorito Ford GT40, mas um problema mecânico forçou-o a abandonar ainda na segunda volta. Bastos Rezende e Bruno Santos/Cláudio Vieira voltaram a envolver-se numa animada batalha pelas honras da classe H-76, mas o piloto luso-espanhol repetiu o triunfo da primeira corrida. Justin Maeers e Charlie Martin foram os quartos a ver a bandeira de xadrez, mas após penalização a Paulo Lima, subiram a 3º da classificação e segundos da categoria GTP , com o seu  Cooper Monaco T49. 
 
Nos H-1965, que contava com mais de dez carros, incluindo um pelotão de cinco Lotus Elan, teve David Methey como vencedor na primeira corrida,  sequido por Stephan Joebstl e Andy Willis, enquanto que suíço Max Huber obteve o terceiro lugar na derradeira volta de uma prova de 50 minutos. Já na segunda contenda, foi o jovem Ralf Huber a vencer, com o duo Steve Jones/Chris Atkinson, em Lotus Elan, logo atrás, cortando a linha de meta a menos de um segundo. Um muito satisfeito Guillaume Huber, em Ford Mustang, conseguiu o seu primeiro pódio. 
 
Terceiros classificados nos H-1976 na corrida de sábado, Frederico Brion Sanches/Jorge Lopez, em Porsche 911 3.0 RS, foram os segundos melhores no domingo, ao passo que o regressado Carlos Brízido levou a melhor sobre o inglês ex-WEC, Paul Daniels, em Porsche 911 2.8 RSR, depois de uma renhida, mas sempre correcta luta, entre estes dois “Gentleman Drivers”. 
 
No H-1971, no seguimento da boa forma apresentada no Estoril Classics, Rafael Cerveira Pinto e Carlos Dias Pedro, em Alfa Romeo GTAm, tiveram um fim-de-semana perfeito e venceram categoricamente nas duas corridas, enquanto Manuel de la Torre, no seu Porsche 911 S, foi duplamente segundo classificado, e o duo Carlos Rivera/Lucas Rivera os terceiros, no BMW 2002 Tii inscrito pelo Real Circuito de Guadalope, o clube espanhol que continua a invocar a memória do circuito citadino de Alcañiz.  
 
Entre os concorrentes da GDS (Gentleman Driver Spirit), os Porsche 911 SWB da Garagem João Gomes executaram uma dobradinha na primeira corrida, com Michel Mora à frente de Piero Dal Maso/José Carvalhosa, ao passo que a família Velez-Grilo, em BMW 2002, completou o pódio. Na segunda corrida, os dois Porsche da Garagem João Gomes foram surpreendidos pelo MG B do casal Brian e Barbara Lambert, que com o seu bonito modelo inglês preparado pelos próprios venceu a classe. 
 
Na sexta prova da temporada, a classificação do Index de Performance, atribuída pelo resultado da primeira corrida, teve três Lotus Elan nas três primeira posições. Os estreantes Stephan Joebstl e Andy Willis levaram para casa um relógio da reputada marca suíça Cuervo Y Sobrinos, e foram acompanhados na subida a este pódio pela dupla Steve Jones/Chris Atkinson e por Paul O’Reilly. 
 
Diogo Ferrão comentou no final do evento: “Foi um grande fim-de-semana, dentro e fora de pista, nesta cidade espectacular que é Jerez de la Frontera. A pista oferece sempre corridas muito divertidas e uma maior camaradagem devido aos excelentes momentos de convívio que a cidade oferece. Dai que o espírito Gentlemen Driver tenha estado ao melhor nível e mais uma vez sem qualquer contacto entre viaturas que continua a ser uma das questões mais importantes do Historic Endurance”. 
 
Depois da visita à Andaluzia, a mais charmosa competição Ibérica despede-se da temporada de 2023 no Autódromo do Estoril do Estoril, quando no primeiro fim de semana de Dezembro se realizar o Estoril Endurance Festival. Num evento que aglomera a prova de final de temporada da competição e ainda os reavivados 500 km do Estoril para viaturas modernas, esta é uma oportunidade para ver e rever em pista alguns dos mais belos clássicos de competição na Península Ibérica.