Rali Cidade Termal já aquece os motores
Foi apresentada, com pompa e circunstância, a 4.ª edição do Rali Cidade Termal, prova inaugural da Promolafoes Rali Cup by Castrol que integra, ainda, o Termas Motorfest – S. Pedro do Sul 2025, a desenvolver entre os dias 14 e 16 de março do corrente ano.
O edifício do antigo estabelecimento prisional de São Pedro do Sul, hoje transformado num Centro Cultural, foi o local escolhido para “prender” e despertar a atenção de jornalistas e convidados a fim de segmentar o que está estabelecido entre os dias 14 e 16 de março.
Devolvido o edifício à população como um espaço aberto, de cultura, em que esteve na mira da demolição, a requalificação é muito mais do que uma obra física, um sinal do compromisso com o desenvolvimento do concelho e com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, o primeiro ato público, após a inauguração, na véspera, foi de aceleração contagiante com a apresentação do “Cidade Termal”.
O Rali Cidade Termal, primeira prova do troféu Promolafoes Rali Cup by Castrol, que compreende, ainda o Rali Espumante do Dão (24 e 25 de maio, em Carregal do Sal), Constálica Rallye Vouzela e Viseu (6 e 7 de setembro, em Vouzela e Viseu) e Águeda Rali Travocar (29 e 30 de novembro, em Águeda), é pontuável para o Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro de Duas Rodas Motrizes (2RM) de Ralis.
Consciente de que esta passagem de pilotos e máquinas pelo território de S. Pedro do Sul irá provocar uma enorme afluência de público e, para garantir aos espectadores, condições privilegiadas para o acompanhamento da prova ao vivo, «foram criadas inúmeras atividades paralelas ao Rali Cidade Termal, a começar na sexta-feira, dia 14», começou por referir José Correia.
De acordo com o responsável da Promolafões, entidade promotora do evento, «teremos, a partir das 17h00, a abertura oficial do Termas Motorfest 2025, seguindo-se a abertura da exposição de viaturas emblemáticas e da apresentação da equipa “São Pedro do Sul Rally Team”»
José Correia frisou que «é inédito que uma autarquia apoie, de uma assentada só, uma dezenas de pilotos de ralis, nomeadamente Luís Martins, Carlos Matos, João Marcelino, José Pereira, David Pereira, André Pereira, Carlos Cardoso, Júlio Figueiredo, Bernardo Maia e Juka Cardoso, o que traduz na perfeição a importância do desporto motorizado neste território de excelência».
Por seu turno, José Paulo Loureiro, presidente do Clube Automóvel de Viseu, sublinhou que o Rali Cidade Termal e o Termas Motorfest é de extrema importância para o distrito de Viseu e que possa continuar nos próximos anos, não só por ser já uma referência no panorama nacional e que muito nos orgulha».
José Paulo Loureiro aproveitou a oportunidade de dar «os parabéns ao Município de S. Pedro do Sul pela reabilitação do edifício em que nos encontramos, colocando à disposição de um espaço que privilegia um conjunto variado de atividades, com natural ênfase a serviços municipais de educação, cultura e ação social».
A quarta edição do Rali Cidade Termal foi “retalhado” por Rodolfo Rocha, diretor de prova, sublinhando que, «não sendo um evento de massas, mas é um evento que atrai massas, estamos concentrados na componente desportiva, obrigando-nos a desenvolver a prova zona compacta com o objetivo que a população seja o menos afetada possível».
Nesse sentido, «no sábado vamos ter a especial vai começar este ano mais cedo relativamente ao ano passado, iniciando-se às 17h00 e terá, no meio das duas passagens, um evento de clássicos, supercarros, LandMania e motos vintage». «No domingo, vamos ter dupla passagem pelas especiais Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques, com a primeira um pouco fora do centro de S. Pedro do Sul», acrescentou.
Pedro Mouro, vice-presidente do Município de S. Pedro do Sul, começou por destacar «a excelência do espaço multifuncional» em que decorreu a conferência de imprensa de apresentação do Rali Cidade Termal e Termas Motorfest 2025, agradecendo, depois, «à Promolafões, Clube Automóvel de Viseu, bem como a todos os parceiros, Bombeiros, GNR Escola Profissional de Carvalhais».
«O Município está cá para ajudar, mas se não houver iniciativa não fazemos nada. Mas há uma condição essencial acima de todas as outras para realizar o rali, que passa pela segurança. Os Bombeiros e a GNR estão de parabéns pelas edições transatas que foram um sucesso e, se as questões de segurança forem salvaguardadas, a nossa missão está cumprida, porque a segurança, para nós, é fundamental», referiu Pedro Mouro.
O vice-presidente deixou também uma palavra de apreço aos pilotos, «sobretudo os de S. Pedro do Sul, porque são eles que ajudam a criar esta vontade e necessidade de termos este evento, em que tem sido dado passos muito significativos, inclusivamente na criação da equipa “S. Pedro do Sul Rally Team” e que possa participar noutros territórios, levando S. Pedro do Sul a outras paragens».
Refira-se que a 4.ª edição do Rali Cidade Termal, prova inaugural da Promolafoes Rali Cup by Castrol que integra ainda o Termas Motorfest – S. Pedro do Sul 2025, arranca a 15 de março, com as equipas a entrar em parque fechado, até às 15h20, no átrio do Município de S. Pedro do Sul para, às 16h27, entrarem em parque de assistência, no Largo da Feira Nova.
A primeira secção da etapa inaugural compreende a especial inicial agendada para as 17h00, com a Aqua Termas Street Stage, na distância de 5,52 km. O figurino repete-se às 19h33, em que, pelo meio, os participantes reagrupam na Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
Concluída a segunda passagem pela Aqua Termas Street Stage, as equipas regressam ao parque de assistência, no mesmo local, pelas 19h48, entrando em parque fechado às 20h43, no átrio da Câmara Municipal.
A competição prossegue no dia seguinte, dia 16 de março, com a segunda secção da segunda etapa. Pelas 9h22 assiste-se à partida do parque fechado, com o primeiro concorrente a entrar no parque de assistência às 9h27 e saída pelas 9h42. Durante o período matinal terá lugar a dupla passagem pelas especiais de Rainha D. Amélia (13,32 km) às 10h00 e 12h06, e D. Afonso Henriques (8,23 km) pelas 10h43 e 12h54.
Depois da derradeira visita ao parque fechado, às 13h34, as viaturas entram em parque fechado, pelas 14h04, estando a cerimónia do pódio agendada para as 16h00, nas imediações da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
O Rali Cidade Termal conta com uma extensão total de 117,25 quilómetros, dos quais 54,12 compreendem a seis provas de classificação e 63,13 de ligações, em que os concorrentes são seduzidos a passar pelos mais diversos locais do território de S. Pedro do Sul.