Rali da Bairrada: triunfo suado de André Cabeças
Emoção até ao fim! Foi assim o regresso do Rali da Bairrada ao panorama dos ralis nacionais, após o triunfo da dupla André Cabeças/Miguel Castro, que selou a vitória do Ford Fiesta R5 por apenas 6,5s e averbou como prémio suplementar o triunfo no Campeonato Centro de Ralis, que agora lideram.
Após dois anos de interregno, o Rali da Bairrada, agora organizado pelo Targa Clube, voltou ao ativo e não o podia ter feito de melhor maneira, proporcionando às equipas e público uma emocionante prova, em termos desportivos, onde não faltaram acesos duelos e muito espetáculo nas classificativas de asfalto desenhadas na zona de Vagos.
O ponto alto, foi, sem dúvida, a luta a três pela vitória absoluta, entre André Cabeças, Jorge Perez Alonso e Miguel Caires, que o piloto do Ford Fiesta R5 conseguiu desequilibrar a seu favor, a partir da segunda classificativa, mas que só na derreira especial consegui carimbar, de forma definitiva, selando a vitória por escassos 6,5s face ao piloto espanhol e 11,9s relativamente ao piloto madeirense.
Num rali que conheceu algumas interrupções, o vencedor do Campeonato Centro de Ralis “deu o litro”, vencendo, é certo, apenas uma das seis classificativas disputadas, mas mantendo sempre um ritmo muito forte na luta contra o cronómetro, em especial nas derradeiras classificativas. Por isso, à chegada a Vagos, com a primeira vitória do ano no bolso, André Cabeças mostrou-se plenamente satisfeito: “Foi uma vitória muito difícil pois num percurso marcadamente rápido o Fiesta tinha menos velocidade de ponta que o Porsche do nosso adversário Alonso. Mesmo com pneus já com três ralis, levamos o carro ao limite e conseguimos segurar a vitória nos dois últimos troços, pelo que só podemos estar extremamente contentes”.
A satisfação de uns, contrasta, como é natural, com a desilusão de outros, com o espanhol Perez Alonso a falhar por pouco o triunfo que gostaria de ter dedicado ao seu falecido irmão (e com ele triunfou no Rali da Bairrada em 2023), mesmo se foi o piloto que mais classificativas venceu (cinco) ao longo da prova. Os quase 16 segundos que perdeu na noite de sábado, na espetacular Super Especial Vagueira (que, à beira mar, abrilhantou o rali e concentrou milhares de aficionados), acabaram por ser decisivos e comprometer as aspirações da dupla espanhola, que imprimiu um ritmo diabólico com Porsche 991 GT3 Cup, capaz de transmitir ao público uma energia contagiante e mostrar por que os ralis são, afinal, um desporto de paixão.
Para essa alimentar essa paixão também contribuiu a equipa Miguel Caires/Jorge Carvalho. A estreia ao volante do Skoda Fabia RS Rally 2 até começou por ser inspiradora, com a vitória na Super Especial de abertura, mas acabou comprometida quando problemas de intercomunicadores (na manhã do segundo dia) e embraiagem (ao longo de todo o rali) impediram o piloto madeirense de lutar pela vitória final, procurando apenas testar algumas soluções no carro checo de modo a preparar o melhor possível o Campeonato de Ralis da Madeira.
Já António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16), Daniel Ferreira/Tiago Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) e o local Nuno Mateus/Francisca Mateus (Mitsubishi Lancer Evo 6) completaram o “top six”, assegurando, respetivamente, o segundo, terceiro e quarto lugares no que ao CCR diz respeito, numa boa operação em termos de contabilidade para esta competição.
Já entre as equipas que tripularam carros de duas rodas motrizes pontuáveis para o CCR 2RM, o triunfo foi avalizado por Hélder Cordeiro/Bruno Pereira. A dupla do BMW M3 E46 aliou a rapidez à consistência, trunfo decisivo para subir ao lugar mais alto do pódio, após a saída de estrada do Honda Civic Type R de José Gomes/Milene Guerreiro (que comandaram até à quinta especial). Na luta pela vitória também chegaram a estar Ribeiro Rodrigues/António Pereira, mas apesar de ter terminado em segundo, o Ford Escort RS 2000 MK II terá ainda que efetuar verificações técnicas extra que, motivaram, de resto e para já, a suspensão da classificação.
Cai então o pano sobre a 4ª edição do Rali da Bairrada, que contou o apoio do Munícipio de Vagos e a promoção da X Racing e que, pelas competição acesa que proporcionou, os troços desafiantes que ofereceu e o público entusiasta que reuniu, provou, mais uma vez, a paixão e o dinamismo que envolvem a modalidade. Agora é só esperar pela... próxima edição!