Miguel Freitas vive o sonho no Century 21 Rally Series Castelo Branco
Miguel Freitas & Ricardo Teixeira venceram o Century 21 Rally Series Castelo Branco — uma estreia perfeita para o engenheiro de competição.
De engenheiro a piloto vencedor. Miguel Freitas, navegado pelo amigo de longa data Ricardo Teixeira, estreou-se da melhor forma, conquistando a vitória no Century 21 Rally Series Castelo Branco.
“É um sentimento muito bom. Desde o início que dissemos que o objetivo era divertir-nos, e isso foi garantido — a vitória foi a cereja no topo do bolo”, afirmou o engenheiro transformado em piloto.
Questionado sobre futuras participações ao volante, Miguel Freitas mostrou-se cauteloso:
“Combinar o calendário profissional com o do Rally Series, em princípio, não será possível. Mas Castelo Branco também não era... e aqui estamos. Se surgir nova oportunidade, cá estarei.”
Apesar de terminar a manhã fora da liderança, Freitas beneficiou de contratempos sofridos por Miguel Carvalho & António Reis. Ainda assim, considerava a dupla do Hyundai i20 N5 como favorita à vitória. No entanto, os problemas de direção do i20 agravaram-se durante a tarde, abrindo caminho à vitória do estreante ao volante do Skoda Fabia R5 da Racing 4 You.
Com este resultado, Nelson Trindade & Raquel Graça assumem a liderança do campeonato Portugal Rally Series.
“Foi um rali difícil, com lama, chuva e um troço exterior exigente, cheio de topos e ressaltos — um verdadeiro desafio mas muito positivo e cheio de adrenalina. Chegar ao fim com este resultado é excelente, e liderar a classificação ainda mais,” destacou Trindade, que se mostrou satisfeito com um formato “muito interessante e bem organizado.”
Nas 2 Rodas Motrizes, Gil Antunes brilhou
Gil Antunes & Alexandre Ramos voltaram a ser os mais rápidos na categoria de 2 Rodas Motrizes. A bordo do Peugeot 208 Rally4, bateram Pedro Silva e o jovem Guilherme Nunes:
“Cumprimos os nossos objetivos e terminar com a vitória é excelente. Vamos analisar a possibilidade de estar à partida da Ronda #3 em Ponte de Lima.”
Já Telmo Garcia, líder à entrada desta ronda, foi forçado a abandonar por problemas mecânicos. Com isso, Pedro Silva, piloto da casa, herdou a liderança da classificação:
“Um pódio muito importante aqui em casa. Queríamos vencer as duas rondas, mas não foi possível. Parabéns ao Gil Antunes. Agora somos líderes da nossa classe e vamos fazer os possíveis para alinhar nas restantes rondas. O Rally Series merece — é um grande formato, e estamos orgulhosos de liderar.”
Vitória para Teotónio nas 4WD e redenção nos FIA Historic
Na categoria 4WD (não homologados FIA), Fernando Teotónio & Luís Morgadinho impuseram-se com o Mitsubishi Lancer Evo IX, batendo Pedro Lago Vieira & Jet Carvalho (Toyota GR Yaris), com Nelson Trindade & Raquel Graça a fechar o pódio. A dupla do Skoda Fabia N5 destacou-se ainda na N5 Cup by RMC Motorsport, vencendo frente a João Araújo e ao vencedor da ronda inaugural, Miguel Carvalho.
Entre os clássicos da FIA Historic, Ricardo Rodrigues & Sónia Pires redimiram-se da frustração em Baltar — onde perderam a vitória quase certa com um despiste na última classificativa. Agora, no Seat Ibiza (ex-Troféu), venceram a categoria, à frente de Ricardo Simões no Volkswagen Golf II GTi.
A estreia da categoria Sideways foi um sucesso junto do público, com espetáculo garantido nos troços de terra. Entre os vários concorrentes de tração traseira, Bruno Neto & Carlos Morgado (BMW E36 Compact) foram os mais rápidos, seguidos do irmão Telmo Neto, em BMW E30.