Troféu de Karting da Madeira com arranque desafiante

A primeira prova do Troféu de Karting da Madeira 2025, realizada no passado fim de semana no Kartódromo do Faial, ficou marcada pela forte competitividade e condições meteorológicas extremamente inconstantes. Ao longo do dia, os pilotos enfrentaram desafios acrescidos, com corridas disputadas ora sob sol aberto, ora sob chuva intensa, testando ao limite as suas capacidades técnicas e de adaptação.

Nas várias categorias em competição, os resultados refletiram o elevado nível de desempenho dos participantes. Nos escalões de formação, destacou-se Bernardo Sequeira na Micro Academy, com um desempenho irrepreensível: três vitórias em três finai, seguido de Maximiano Dionísio e Tomás Freitas. Na nova categoria Micro Max, João Félix triunfou após intensos duelos com Dilan Faria, que terminou em 2º, seguido de Thiago Carvalhais. Já na competitiva Mini Max, o resultado foi muito semelhante, pois João Félix voltou a brilhar e garantiu nova vitória, superando novamente Dilan Faria por escassa margem, mas neste particular, foi Martim Gomes a fechar o pódio.

A Júnior Max, teve em Afonso Silva o grande dominador, pois somou dois triunfos e um 3º lugar na Final 2 devido a problemas mecânicos, totalizando 71 pontos e garantindo a vitória com autoridade. Os estreantes nesta categoria, Daniel Ferreira e Afonso Pires, foram 2º e 3º, respetivamente.

Na categoria Sénior Max, o campeão nacional e regional desta categoria, João Dinis confirmou o favoritismo e venceu, à frente de Martim Alves e Martim Meneses, este último penalizado com uma quebra de ritmo após um excelente início com uma vitória na Final 1. Em Sénior Max Master, João Bazenga foi o único participante, cumprindo as três finais de forma exemplar e imiscuindo-se ainda em animadas lutas com pilotos da Sénior Max.

A competição esteve igualmente acesa na DD2 Max, onde Moriano de Canha dominou, seguido de Rui Vieira e João Silva. Rui Vieira acumulou ainda o lugar mais alto do pódio na categoria DD2 Max Master, a quem se seguiram João Silva e João Dias.

A jornada inaugural do troféu demonstrou, mais uma vez, a vitalidade do karting madeirense e a capacidade organizativa da Associação de Karting da Madeira. A próxima prova promete ainda mais emoção, com previsões de aumento no número de inscritos e a continuidade das transmissões em direto através do canal Na Minha Terra TV.

Declarações

Bernardo Sequeira: “Estou muito feliz! Esta temporada está a ser fantástica, quer no continente quer na Madeira. Agradeço à minha família e a todos os amigos que me vieram apoiar, assim como aos meus patrocinadores.”

João Félix: “Foi a minha primeira vitória no karting e estou muito feliz e muito orgulhoso de mim. Consegui adaptar-me muito bem ao piso molhado e tenho a sensação que podia ter ganho as três finais, se tivesse me esforçado mais na Final 1, apesar de não ter sido fácil. Agora é tentar repetir para lutar pelo título.”

Afonso Silva: “A sensação de começar o campeonato com uma vitória é muito boa. Na final 2 mudamos o chassis todo para seco, depois foi declarada corrida à chuva e tivemos de mudar tudo e tivemos um pequeno percalço, mas as corridas são assim. O balanço do dia é muito positivo.”

João Dinis: “Com piso seco não entendemos o que se passava com o kart, pois nunca conseguimos ser verdadeiramente competitivos, se tivermos em conta provas anteriores. Depois quando começou a chover e aí é que se vê se o problema é do kart ou do piloto e provou-se que não era do piloto. Estou muito feliz”.

João Bazenga: “Esperamos na próxima prova ter mais concorrência na Sénior Max Master. Vou tentar andar um pouco mais devagar a ver se surgem mais adversários (risos). Estou mais focado na Max e na DD2 e o que vier por acréscimo, tanto melhor.”

Moriano de Canha: “Pensava que o António (Santos) ia estar mais forte, porque na Taça da Madeira estava muito forte, mas julgo que terá tido algum problema nas duas primeiras finais, Felizmente correu bem e eu pude concentrar-me na minha corrida, principalmente nas Finais 1 e 2 e vencer. Depois do 2º lugar no Campeonato de Portugal Rotax no fim de semana anterior e com esta vitória, sinto-me extremamente motivado a lutar pelo título”.

Rui Vieira: “Um fim de semana muito bom, não só pelos resultados, mas pelo ritmo que consegui, tendo em conta que já não andava de kart desde a Taça da Madeira. Os bons arranques foram decisivos, essencialmente na Final 1 que venci. Na 2ª, à chuva e uma penalização de 5s baralharam as coisas e terminei em 3º e na Final 3, já com piso seco, voltei a ganhar, garantindo a vitória na prova. Foi pura diversão com as muitas disputas em pista.”