Baja TT Sharish Gin com nove T1 +

A uma semana o arranque a Baja TT Sharish Gin são já conhecidos os nomes dos pilotos para a 37ª edição da prova alentejana organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

A lista de inscritos FIA inclui nada mais nada menos do que nove T1+. São seis Toyota e três Mini. A pilotarem máquinas do construtor japonês estão Yazeed Alrajhi, vencedor da Taça do Mundo em 2021 e 2022 e vencedor do Dakar este ano; o campeão nacional João Ferreira, recente vencedor da Baja Aragón; o americano Seth Quintero, campeão do mundo T3 em 2023; Henk Lategan, campeão sul-africano em 2024 e segundo classificado; Francisco Barreto e o polaco Wlodzimierz Grajek, piloto que ocupa a 3ª posição na FIA European Baja Cup.

Em Mini irão estar Guillaume de Mévius e Denis Krotov, inscritos pela X-Raid Mini JCW, a equipa que lidera a Taça da Europa e ainda o regressado Alejandro Martins.

Na Categoria Challenger destaque para os três Taurus do Team Transfradelos, equipa que lidera o Campeonato de Portugal, com Tiago Reis, atualmente 1º T3 e 3º da classificação absoluta do CPTT, Edgar Reis e Daniel Silva.  Liderando esta categoria na Taça da Europa apresenta-se Miguel Angel Valero em Can-Am. De referir ainda a presença do português Kaizen que será pilotado por Amândio Alves.

Entre os SSV o destaque vai naturalmente para Gonçalo Guerreiro, em Polaris, recente vencedor desta categoria na Baja Aragón e que em Portugal lidera à geral no CPTT ocupando também o 1º lugar entre os SSV. Destaque também para Afonso Oliveira de apenas 18 anos, piloto da Santag Racing, equipa que ocupa o 1º lugar na Taça da Europa onde este jovem piloto lidera entre os SSV e na competição Júnior.

Entre os T1 presentes no evento FIA destaque para César Sequeira em Mercedes que lidera esta categoria no CPTT, Sérgio Matos, José Rogeira, Jorge Cardoso, Edgar Condenso e Lino Carapeta que estão a discutir o título nacional.

No evento nacional surgem os restantes líderes do CPTT. Johannes Senders na Fiat Fullback Proto que é o 1º T8, Sérgio Mourato em Nissan Navara, o 1º dos T9 e Sarah Senders e Leonor Barreto, ambas em Nissan, que ocupam ex-áqueo o 1º lugar das Senhoras, competição que nesta prova se alarga a quatro participantes femininas com o regresso de Margarida Sá em Suzuki e da estreante Anabela Reis em Can-Am. Nos T2 e ambos em Nissan, o jovem Vasco Franco terá Sarah Senders como adversária.

A 37ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão 2025 para a competição auto terá um total de 697,62 kms, dos quais 417,53 cronometrados.

A prova inicia-se na manhã de sexta-feira, dia 12 de setembro com o prólogo de 5,71 km a disputar em Mourão. O percurso divide-se em duas etapas, sendo que ao prólogo se juntam mais quatro setores seletivos, dois de 116,16 km a disputar entre Granja e Alandroal no sábado.

No domingo os concorrentes terão novamente pela frente uma dupla passagem, desta feita pelo troço cronometrado de 89,70 km a iniciar em Casas Novas de Mares e a terminar em Reguengos.

Pelas 17h30 de domingo terá lugar a entrega de prémios.