Rallye Constálica Viseu Dão Lafões com 59 inscritos
O Rallye Constálica Viseu Dão Lafões orgulha-se de ter a maior lista de inscritos de toda a temporada, demonstrando a sua popularidade e importância no calendário do Campeonato do Centro de Ralis, Campeonato Centro de Ralis 2RM, Taça de Portugal GT de Ralis, Campeonato Promo de Ralis e Clio Trophy Portugal.
É preciso recuar muito no tempo em que já houve listas maiores mas, apesar do reflexo do que é hoje em dia os campeonatos denominados regionais, esta é, sem margem para dúvida, um uma evidência da forma como o Gondomar Automóvel Sport e a Promolafões têm unido esforços para colocar um naipe de excelência na estrada, desde pilotos, navegadores e viaturas.
Numa edição que é aguardada com grande expetativa por todos os adeptos de ralis, uma vez que o Rallye Constálica Viseu Dão Lafões apresenta as credenciais para ascender ao Campeonato de Portugal de Ralis, um patamar que os municípios de Viseu, Vouzela, Oliveira de Frades e Castro Daire já manifestaram a sua legítima ambição de alcançar.
O Gondomar Automóvel Sport, enquanto organizador, e a Promolafões, na qualidade de promotor da competição, estão amplamente empenhados em oferecer o seu cunho de excelência. Por outro lado, o Rallye Constálica Viseu Dão Lafões ambiciona, de igual forma, diferenciar-se no que diz respeito ao Programa de Sustentabilidade da própria estrutura federativa no que diz respeito ao meio ambiente, com o objetivo de continuar a melhorar substancialmente e a minimizar o impacte ambiental da prova.
No que confere à lista de inscritos, o Rallye Constálica Viseu Dão Lafões está perante um cenário verdadeiramente apaixonante, conseguindo reunir equipa de elevado quilate, os quais vão proporcionar, com toda a certeza, evidenciar as emoções e criar a capacidade de chegar mais longe e mais rápidos.
A edição deste ano começa sexta-feira, dia 5 de setembro, numa mescla de competição e a festa das famílias, consentindo um aroma agradável e irresistível do “ferodo” produzido pelos travões das viaturas durante o dia, projetando, para o período noturno e no espaço de eleição da Feira de São Mateus, a criação de uma fragrância de glamour a acompanhar a atuação musical de Marisa.
O primeiro dia do Rallye Constálica Viseu Dão Lafões é abundante de ações complementares, estando previsto servir o aperitivo, às 18h00, de uma enorme manifestação desportiva, polvilhada de momentos festivos e reuniões de família, com a entrada das viaturas de competição no recinto da Feira de S. Mateus, imobilizando-se junto ao palco principal.
Durante cerca de hora e meia, pilotos e navegadores vão estar á inteira disposição do público em geral e as viaturas podem ser vistas “in loco” até à saída da primeira, às 19h30, em direção ao parque fechado, instalado na Sé da Catedral de Viseu. Depois do jantar de sexta-feira, a Feira de S. Mateus volta a ser o ponto de encontro e reencontro para um memorável e emocionante espetáculo com a inconfundível Mariza, que sobe ao palco principal às 22h00.
O sábado de manhã, dia 6, está reservado para, a partir das 8h00, os pilotos fazerem o “shakedown” em S. Pedro de França, nos arredores de Viseu, primeiro momento de competição, com o parque de assistência rápido em Cavernens.
Segue-se depois a ligação para as Termas do Carvalhal, em Castro Daire, de onde será dada a partida, às 14h00, para as primeiras especiais da prova, num percurso que incluirá um itinerário com troços renovados e desafiadores.
Para a tarde de sábado, o pelotão segue para a especiais definidas na programação, nomeadamente duplas passagens por Moledo (11,25 km – 15h13 e 16h49), ambas em Castro Daire, Farminhão/Torredeita (8,15 km – 18h02 e 19h33), ambas em Viseu. Pelo meio haverá dois reagrupamentos, nas Termas do Carvalhal (Castro Daire) e Estação de Figueiró (Viseu).
Após a assistência nas instalações da Constálica, em Vouzela, pilotos e máquinas regressam à estrada para a mítica super-especial urbana noturna (2,85 km – 21h15 e 21h32) em Vouzela, com as viaturas a entrar em parque fechado, também na unidade fabril da Constálica.
Refira-se que, logo a seguir, a partir das 22h30, terá lugar, na Alameda D. Duarte de Almeida, junto à Câmara Municipal de Vouzela, o já afamado e imperdível Rallye Party Night, cuja animação será conduzida por Dj, com o calor noturno a contagiar o entusiasmo durante largas horas.
No domingo de manhã, destaque para a especial de Ladário (6,65 km – 11h05), em Oliveira de Frades, Penoita (8,65 km – 11h44) e Senhora do Castelo (7,05 km – 12h11), ambas em Vouzela. Após a visita dos pilotos e navegadores pelo parque de assistência, na Constálica, e reagrupamento em Oliveira de Frades, o período da tarde consiste nova passagem pelas especiais matinais: Ladário (14h15), Penoita (14h58) e Senhora do Castelo (15h25). A cerimónia da entrega de prémios terá lugar às 16h35, na Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela.