Lousada consagrou vencedores da Taça de Portugal de Ralicross e Kartcross

Troféu Júnior Kartcross – João Dinis vence em Lousada na Festa da Taça
Iniciados – José Barriga finaliza ano de experiência
SuperCars – Pelfrene Anthony impõe-se nos Supercars e leva Taça para França
2RM – Rafaela Barbosa fecha ano desportivo com vitória na Taça de Portugal
S1600 – João Ribeiro conquista Taça de Portugal Ralicross na S1600
KartCross – Fábio Machado surpreende pelotão KX e vence Taça Portugal.

 

FINAL - TROFÉU JÚNIOR KARTCROSS
João Dinis vence em Lousada na Festa da Taça
Considerada como prova de suporte e sem atribuição de título de vencedor da Taça, o TJK foi para a grande final com João Dinis a medir forças com Ana Gonçalves. Corrida sem história tal como durante todo o fim-de-semana. Vitória incontestável do vencedor do TJK 2023 que assim termina a época a festejar uma vez mais.
 
FINAL - INICIADOS
José Barriga finaliza ano de experiência
Sempre a solo no decorrer da presente época, também na Festa da Taça, José Barriga marcou presença com o seu Fiat Punto sem oposição. O muito jovem piloto da categoria de Iniciados cumpre assim o seu primeiro ano de competição e experiência. Finalizadas as 7 solitárias voltas ao traçado da Costilha, José foi o natural vencedor.
 
FINAL - 2RM
Rafaela Barbosa fecha ano desportivo com vitória na Taça de Portugal
Com as meias-finais cumpridas, a decisão da Taça de Portugal na 2RM estava entregue a 8 bravos pilotos da categoria. Adão Pinto a conquistar a Pole para a grande final tendo a seu lado Rafaela Barbosa e António Dias a partilhar a 1ª linha da grelha. João Oliveira, Hélder Ribeiro, Daniel Soares, Luís Teixeira e André Marinho completavam o pelotão da final.
 
Semáforo aberto e arranque fortíssimo de Pinto e Barbosa a disputarem a curva 1. Pinto sai com vantagem e a ver Rafaela Barbosa cair para 3º atrás de João Oliveira. Com um andamento superior, a jovem piloto via-se "presa" atrás de Oliveira pelo que cedo se decidiu pela passagem na Joker Lap. Na dianteira Pinto acumulava vantagem. A estratégia de Rafaela resultou conseguindo subir à 2ª posição à geral para tentar perseguir Pinto. Previa-se que tudo se decidisse na passagem do tricampeão nacional na volta mais longa da pista da Costilha. Emoção garantida. Quando se esperava que a decisão fosse na Joker de Adão Pinto, o Astra do tricampeão calou-se e parou na recta da meta colocando um ponto final na sua corrida e um fim de prova inglório depois de um excelente fim-de-semana. Vantagem imediata para a jovem filha de Mário Barbosa que assim fecha com chave de ouro uma época em que muito lutou pelas vitórias na categoria. Rafaela Barbosa que este ano ingressou na 2RM vinda dos Iniciados é a vencedora da Taça de Portugal de 2RM à geral e na divisão I. No intermédio do pódio João Oliveira e em 3º à geral Hélder Ribeiro. André Marinho com o seu BMW seria 5º à geral e venceria a divisão II.
 
 
FINAL - SUPERCARS
Pelfrene Anthony impõe-se nos Supercars e leva Taça para França
Último embate da época para os Supercars com Pelfrene Anthony, o simpático piloto francês convidado a participar na Taça de Portugal, a agarrar a Pole tendo a seu lado o experiente José Oliveira. Previsto duelo a dois com José Lourenço e César Pereira a tentar a sua sorte na final.
 
Partida fortíssima de Oliveira que por fora na curva 1 da Costilha assumia a liderança. No entanto uma atravessadela mais ousada do piloto português deu a oportunidade a Pelfrene para assumir a liderança. A vitória seria mesmo para o piloto francês que com uma condução sem erros e aproveitando a oportunidade dada por Oliveira, foi acumulando vantagem até à axadrezada. Com naturalidade Pelfrene Anthony é o vencedor da Taça de Portugal de Supercars que assim rumará a França. Oliveira subiria ao intermédio do pódio final com César Pereira a ser 3º à geral.
 
Único participante na divisão 4WD, José Lourenço, seria o 4º classificado à geral e levaria o seu Subaru Impreza á vitória na sua divisão.
 
FINAL - S1600
João Ribeiro conquista Taça de Portugal Ralicross na S1600
Na categoria rainha do Ralicross nacional, João Ribeiro assumia com naturalidade a pole position para a final, tendo a seu lado Joaquim Machado e Tiago Ferreira. A 2ª linha da grelha estava entregue a Rogério Sousa e André Sousa. Sérgio Dias, detentor da Taça 2022, Jorge Machado, o novo campeão nacional da S1600 e José Queirós fechavam o pelotão. Estavam assim reunidos os bravos entre os quais todas as decisões seriam tomadas.
 
Luz verde e arranque furioso dos finalistas. João Ribeiro assume a liderança na travagem, mas atrás de si, sem espaço para todos, um toque entre Joaquim Machado e Rogério Sousa acabaria por ditar o capotanço do Audi de Machado que saía ileso da situação, mas ficava arredado da final. Bandeira vermelha imediata.
 
Novo alinhamento de grelha onde se fizeram notar as ausências de Joaquim Machado pelo, Jorge Machado e Rogério Sousa, fruto do incidente da partida anterior.
 
Arranque canhão de João Ribeiro com Tiago Ferreira a apertar na curva 1 e com André Sousa a assistir na 3º posição. A saída da curva 2 ditaria um duplo toque entre Ferreira e Sousa que levaria Ferreira a uma incursão pela relva vendo-se este relegado ao último lugar. Até final Ribeiro foi acumulando vantagem para vencer a Taça de Portugal 2023 na S1600. André Sousa sem grande oposição, mas sem meios para lutar pela vitória seria 2º à geral. Luta total entre Tiago Ferreira e Sérgio Dias pela 3ª posição à geral com vantagem para Dias a fechar no mais baixo do pódio.
 
FINAL - KARTCROSS
Fábio Machado surpreende pelotão KX e vence Taça Portugal.
Dominador ao longo de todo o fim-de-semana, Sérgio Castro partiria para a grande final da Taça de Portugal de Kartcross na pole position. A seu lado os principais opositores dos dias de competição, Fábio Machado e Tiago Costa. A 2ª linha da grelha estava entregue a Mário Rato e João Medina. A complementar o pelotão Tiago Pinto, Diogo Soares, Júlio Pereira, Gustavo Henriques e Pedro Marques com estes dois últimos a ter transitado da meia-final.
 
Início de "loucos" para a final de KX com Fábio Machado a surpreender o pelotão. Machado com um timing perfeito no semáforo verde efetuou um arranque canhão e na travagem para a curva 1 do traçado de Lousada foi o mais forte face ao pelotão, mas especialmente a Sérgio Machado que até esse momento tinha sido o incontornável vencedor do fim-de-semana.
 
Castro que venceu todas as qualificações viu-se relegado à 2ª posição com Machado a rodar na sua frente. A luta foi intensa como demonstram os 0.362s que marcam a diferença na bandeira axadrezada. Com um andamento intenso e sem erros, Machado e Castro deixaram toda a potência dos seus Kartcross bem cravada no asfalto e terra da Costilha, metro a metro, curva a curva até ao final a incerteza foi sempre o mote. Machado acabaria por se impor sem nunca perder a liderança e com muito mérito acabaria por se sagrar vencedor da Taça de Portugal de KX 2023 vencendo também na divisão I. Castro estava definitivamente relegado ao lugar intermédio do pódio. A mais de 2s do vencedor e ao lugar mais baixo do pódio subiria Tiago Costa. Na divisão II, Gustavo Henriques seria o vencedor logrando o 8º posto final à geral.