“Grand Finale” dos Campeonatos de Portugal de Velocidade da ANPAC é no Algarve Classic Festival
O “Grand Finale” dos Campeonatos de Portugal de Velocidade organizados pela Associação Nacional de Pilotos de Carros Antigos (ANPAC) vai acontecer no Autódromo Internacional do Algarve nos próximos dias 25 a 27 de outubro, incluído no apertado programa do Algarve Classic Festival. Serão, assim, encontrados os campeões das diversas categorias dos Campeonatos de Portugal de Velocidade 1300, Clássicos, Legends e Super Legends.
Mantendo a tradição nas provas organizadas pela ANPAC, as competições de clássicos terão no Algarve Classic Festival uma lista de inscritos fantástica com 88 pilotos. Ou seja, repete-se o número de pilotos inscritos no ANPAC Historic Racing realizado no Autódromo do Estoril, mostrando, assim, a vitalidade dos Clássicos na Velocidade nacional.
Olhando para as listas de inscritos, teremos em pista 21 automóveis nos Clássicos 1300 e 18 nos Clássicos (as duas categorias vão correr juntas devido ao apertado programa do Algarve Classic Festival), 24 pilotos nos Legends e 25 nos Super Legends.
O programa das provas da ANPAC começa na sexta-feira (25 de outubro) com os treinos livres. Os Legends estarão em pista a partir das 08.50, enquanto os Clássicos e os 1300 entram em pista às 11.30, seguidos dos SuperLegends às 13.05. As qualificações acontecem da parte da tarde, com os Legends a cumprirem essa sessão às 14.25, os Clássicos e os 1300 às 16.10 e os Legends a partir das 17.20. As primeiras corridas serão no sábado (26 de outubro) com os Legends a entrarem em pista às 10.15, seguidos dos Clássicos e 1300 às 12.25 e dos Super Legends às 14.35. Finalmente, o domingo (27 de outubro) está reservado para as segundas corridas dos Legends (08.10), Clássicos e 1300 (12.25) e Super Legends (16.55).
Clássicos 1300: Luís Mendes domina com intromissão de Luís Alegria
Luís Mendes dominou os Clássicos 1300 até ao regresso de Luís Alegria na terceira jornada da competição, no que toca às vitórias à geral, pois na sua categoria manteve o domínio. O piloto do Citroen AX não tem a possibilidade de ocupar o lugar de Luís Alegria como Campeão de Portugal de Velocidade 1300 em causa, longe disso. A sua vantagem de 64 pontos dar-lhe-ia o título por antecipação. Porém, o coeficiente 1.5 de majoração da pontuação das duas últimas corridas do campeonato, dizem que há 82 pontos em cima da mesa. Porém, dificilmente João Braga e António Costa vão conseguir impedir a vitória de Luís Mendes no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300. Ainda assim e mesmo sem possibilidade de incomodar Luís Mendes, Luís Alegria vai estar presente na prova do Algarve Classic Festival com o seu Datsun 1200.
Olhando à classificação do campeonato, após quatro jornadas há, ainda, cinco pilotos entre os 41 que pontuaram até agora na competição, que podem, matematicamente, ser campeões absolutos dos Clássicos 1300. São eles João Braga, António Costa, Pedro Barbosa e Miguel Miguel.
Olhando às diversas classes, nos H71, os veteranos Miguel Barata e Veloso Amaral estão na frente, mas com Luís Sousa Costa a apenas três pontos. Dizer que Barata e Amaral também são os primeiros classificados na Taça 1000, na frente de João Neves. Nos H75, as vitórias de Luís Alegria em Vila Real e no Estoril colocaram o piloto do Datsun 1200 dentro da luta pela vitória, contando com o coeficiente de majoração da pontuação das duas corridas da derradeira jornada. A categoria é liderada por João Braga, seguido de Pedro Barbosa e Nelson Resende.
Miguel Miguel lidera confortavelmente a categoria H81 com o seu Austin Metro, na frente de João Neves e Ângelo Ribeiro, tendo já conquistado o título da categoria à entrada desta derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300. Finalmente nos Legends, Luís Mendes já embolsou o título graças a ter mais do dobro da pontuação de João Arantes e de Jorge Marques. Já as posições no pódio serão alvo de grande luta entre estes dois pilotos com Duarte Trindade a ter, ainda, possibilidade matemáticas de lá chegar. Na Stock Cup, Trevor Stretch é o melhor e na prova do Algarve terá a concorrência de Frederico Formiga ao volante de um Honda Jazz.
Clássicos são palco de luta intensa entre Rui Costa, João Macedo Silva e António Soares
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos tem sido dos mais interessantes no que toca às mudanças no topo da tabela classificativa. Vários pilotos já passaram pela liderança que, á entrada da derradeira jornada, está entregue a Rui Costa. Porém, o piloto do Ford Escort RS MKII tem uma curta vantagem para João Macedo Silva, olhando ao coeficiente de majoração da pontuação da derradeira jornada. Mais distante, mas ainda com possibilidade de destronar Rui Costa, João Novo e António Soares espreitam um fim de semana menos conseguido para o piloto do Escort.
Vítor Costa lidera a categoria H71, com José Filipe Nogueira no seu encalço. O piloto do Ford Escort terá, porém, de ter em atenção o que poderá fazer Domingos Sousa Coutinho ao volante do seu BMW. Já nos H75, o cenário é exatamente igual ao do campeonato absoluto. Rui Costa lidera com João Macedo Silva e António Soares a fazerem marcação cerrada. São estes os três pilotos que têm reais possibilidades de ganhar esta categoria.
Pedro Silva não vai estar no Algarve a defender a liderança da categoria H81, pelo que Pedro Poças, desta feita a dividir o volante do Porsche 924 com Eduardo Santos, passa ser o grande candidato ao título. A ausência dos seus mais diretos adversários reforça esse estatuto de candidato a ser campeão H81. Rui Ribeiro é o único dos concorrentes ao Grupo 1/3 Nacional que se inscreveu para o Algarve Classic Festival, pelo que necessita, apenas, de participar para se sagrar campeão. Já no Grupo 5, a conversa é bem diferente com João Novo com escassa vantagem para o campeão de 2023, João Cruz que, no Algarve, já estará ao volante do seu magnífico Ford Escort RS 1600 MKI. Será entre os dois que será dirimida a questão do título do Grupo 5.
Legends com muitos candidatos aos títulos
O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends é das competições mais estimulantes das competições organizadas pela ANPAC. Em primeiro lugar pelo desfile de máquinas magníficas, algumas delas verdadeiras preciosidades. Em segundo lugar pelo sempre elevado número de inscritos. Finalmente, porque a luta pelas vitórias nas diversas categorias é sempre emocionante. Por essa mesma razão, as contas do campeonato estão muito embrulhadas, o mesmo sucedendo nas diversas categorias.
José Meireles e o seu BMW M3 lideram o campeonato na frente de Paulo Sousa (o descansado campeão de 2023), Pedro Bartolomeu, João Novo, Paulo Lima e o jovem Gonçalo Novo. Aliás, tendo em conta a majoração da pontuação nesta derradeira jornada, José Calazans, Tiago Ribeiro, Ricardo Dinis, José Miguel Almeida e Paulo Vieira têm possibilidades, matemáticas, de serem campeões. Ou seja, nada menos de 10 pilotos podem aspirar a ser campeões. Pelo menos de forma matemática.
Olhando às categorias, nos L90, a liderança está nas mãos de José Meireles, seguido de João Novo e de Paulo Lima, os únicos que podem lutar pelo título. Já nos L99, Paulo Sousa lidera com uma boa vantagem para Gonçalo Novo e Tiago Ribeiro. Ricardo Dinis ainda têm possibilidade de ser campeão, tal como Paulo Vieira. Mas não passa de mera aritmética. Com um pequeno, mas muito bem preparado Peugeot 106 GTI, o Gonçalo Novo tem andado a lutar com carros muito mais potentes que o pequeno bloco 1.6 litros do pequeno leão e, por isso, lidera os L1600 na frente de Ricardo Dinis – que deu muita luta a Gonçalo Novo no Estoril – e de Miguel Matias.
Nos L2000, temos uma discussão entre Honda Integra Type R com Tiago Ribeiro na frente do campeão de 2023, José Miguel Almeida. Pedro Bartolomeu ainda tem uma janela para o título, tal como José Calazans. Curiosamente, estes dois pilotos têm uma discussão de Renault Spider pois ambos utilizam esse carro e estão em primeiro e segundo, respetivamente, nos Trophy, com Hugo Ferreira a juntar-se a esta luta pelo título dos Trophy.
Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares tentam título nos Super Legends
A maior grelha dos Campeonatos de Portugal de Velocidade organizados pela ANPAC oferece, sempre, corridas espetaculares com lutas nas várias categorias. Francisco Gonçalves foi campeão em 2023 com o seu Lotus Elise e estava a caminho de novo título quando dois abandonos estragaram a festa.
Por seu turno, Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares, com um muito fiável e bem preparado Alfa Romeo 147 Cup, têm sido regulares e com vitórias na sua classe e à geral, lideram o campeonato. Veremos se menos de 20 pontos que os distanciam serão suficientes para entregar o título aos pilotos da Alfa Romeo. Dizer que Valdemar Nóvia, Eleutério Duarte, Arlindo Beça, Luís Delgado, Estevão Oliveira, e António Duarte podem discutir, matematicamente, o cetro dos Super Legends.
O Lotus Elise de Francisco Gonçalves manteve a liderança dos SuperExtra com uma almofada sensível para Arlindo Beça, com João Paulo Sousa e André Tavares a ainda puderem sonhar com o título da categoria. Claro que Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares estão na liderança da Super Trophy 2000, com significativa vantagem para Eleutério Duarte, Estevão Oliveira, Luís Delgado e António Duarte. São os únicos que podem sonhar com a vitória na categoria.
Valdemar Nóvoa está na frente dos Super Turismo com uma boa vantagem para Sérgio Monteiro. Porém, o líder do campeonato não vai estar presente o que implica que Luís Nóvoa também não estará na luta pelo título. Assim, Sérgio Monteiro é o grande candidato a sagrar-se campeão da categoria Super Turismo, embora tenha de enfrentar a concorrência de Nuno Figueiredo que é quarto classificado e vai estar presente no Algarve Classic Festival.
Horário ANPAC
Sexta-feira, 25 de outubro
08.50 – 09.10 – Treino Livre (CPVL)
11.30 – 11.50 – Treino Livre (CPVC + 1300)
13.05 – 13.35 – Treino Livre (CPVSL)
14.25 – 14.50 – Qualificação (CPVL)
16.10 – 16.35 – Qualificação (CPVC + 1300)
17.20 – 17.45 – Qualificação (CPVSL)
Sábado, 26 de outubro
10.15 – 10.40 – Corrida 1 (CPVL)
12.25 – 12.50 – Corrida 1 (CPVC + 1300)
14.35 – 15.00 – Corrida 1 (Super Legends)
Domingo, 15 de setembro
08.10 – 08.35 – Corrida 2 (CPVL)
12.25 – 12.50 – Corrida 2 (CPVC + 1300)
16.55 – 17.20 – Corrida 2 (CPVSL)
Campeonatos de Portugal 1300, Clássicos, Legends e Super Legends
13 e 14 abril – Cascais Racing Weekend (Estoril)
24 a 26 maio – Jerez Angel Nieto
28 a 30 junho – Circuito Internacional de Vila Real
14 e 15 setembro - ANPAC (Estoril)
25 a 27 de outubro – Algarve Classic Festival (Portimão)