Gala dos Campeões 2024 no Estoril vai assinalar os 30 anos da FPAK

A grande festa de fim de época do desporto automóvel nacional que é a Gala dos Campeões 2024 da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) vai reunir, este próximo sábado (18 janeiro), 650 convidados no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, numa sessão que assinalará também o 30º aniversário da FPAK.

“A Gala dos Campeões é sempre um momento especial para a FPAK, mas também para todos os premiados. É o culminar de um ano desportivo de sucesso. Este ano é ainda mais especial, porque a cerimónia marca o início das comemorações dos 30 Anos da FPAK. E por isso preparámos uma cerimónia muito especial”, começou por referir Ni Amorim, presidente da FPAK.

“Se olharmos para trás, e recuando mesmo até ao tempo em que eu era piloto, fica a sensação de ter passado tudo muito rápido, com estes últimos 6 anos e meio vividos de forma bastante intensa, mas muito gratificante, face às mudanças, em termos de evolução e de inovação, que implementamos na FPAK. Hoje, 30 anos depois, a federação está mais próxima, e dinâmica, do que nunca junto dos seus associados e ainda há trabalho e investimentos a fazer, tendo em vista o futuro…”, sublinha Ni Amorim, que se encontra no seu segundo mandato como presidente da FPAK, cargo que assumiu pela primeira vez em junho de 2017.

A Gala dos Campeões 2024, na qual vão ser entregues mais de 500 troféus aos pilotos e equipas que se destacaram ao longo da última época desportiva será dividida em duas partes, a primeira, que se realiza durante a tarde e destinada aos vencedores dos Campeonatos Regionais e dos Troféus, e a segunda, à noite, para homenagear os Campeões de Portugal nas 11 disciplinas (Karting, Montanha, Ralis, Todo-o-Terreno, Ralicross, Velocidade, Regularidade, Trial 4X4, Drift, Perícias e Novas Energias).

O evento, contará com a presença, o que sucede pela primeira vez, de um vice-presidente da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Manuel Aviñó, presidente da Real Federação Espanhola de Automobilismo, desloca-se a Portugal como corolário do excelente relacionamento que mantém com o presidente da FPAK, traduzindo a exemplar cooperação entre os organismos ibéricos.

Para além da consagração dos campeões e não só, haverá lugar à entrega de Distinções, visando galardoar personalidades ou entidades que, pela sua ação preponderante a nível organizativo ou participativo, tenham significativamente dignificado e promovido o desporto automóvel nacional. E este ano essas distinções serão outorgadas a Gabriela Teixeira (Mulheres no Automobilismo), Hugo Lopes (Piloto Revelação), João Ribeiro (Piloto Internacional), João Ferreira (Piloto Internacional) e Filipe Palmeiro (Piloto Internacional), Xavier Lázaro (FIA Motorsport Games), Francisco Coelho (Oficiais e Voluntários), Nélson Silva (Inclusão), Rally de Lisboa (Sustentabilidade Ambiental), Nuno Vilarinho, pelo seu papel preponderante nos 30 Anos da FPAK, e a Paulo Pinheiro (Prémio César Torres) a título póstumo, reconhecendo o seu alto contributo para o prestígio do desporto automóvel nacional.

Lista de Premiados: https://www.fpak.pt/index.php/comunicacao/comunicados-fpak/2025-01/0032025-lista-de-premiados-2024