Colorida vitória de Luís Liberal e do BMW M3 E30 no Campeonato de Portugal de Velocidade Legends

  • O BMW M3 E30 colorido de Luís Liberal dominou o fim de semana de corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends.
  • Com uma grelha de partida com 22 automóveis, os Legends ofereceram corridas interessantes nas diversas classes e até para a vitória.
  • As entradas em pista do “Safety Car” devido a alguns incidentes, acabaram por quebrar o ritmo das corridas.

O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends cumpriu a sua primeira jornada integrada no ANPAC Start Season 2025 realizado este fim de semana no Autódromo Internacional do Estoril. Uma grelha de partida com 22 carros deu um colorido muito interessante a este fim de semana de corridas da ANPAC, o primeiro de 2025.

A sessão de qualificação sorriu ao poderoso Ford Sierra RS500 de João Novo que bateu o BMW M3 E36 de Joaquim Soares e o BMW M3 E30 de Paulo Lima. Nas diferentes classes, os L99 foram dominados por Joaquim Soares seguido de Daniel Moreira (BMW M3 E36).

Nos L90, João Novo ficou na frente de Paulo Lima, ao passo que nos Legends Trophy, o melhor foi Pedro Bartolomeu, seguido de Hugo Ferreira, ambos ao volante de um Renault Spider. Nos L99 da Taça Legends 2000, o melhor foi o Honda Integra Type R de Tiago Ribeiro, na frente de José Miguel Almeida e de Tiago Montes, ambos em Honda Integra Type R. Seguiram-se Pedro Lisboa (Peugeot 306), Nelson Silva (Honda Integra Type R), António Sarabando (Peugeot 306 GTI) e Paulo Ferraz (Renault Clio 1.8).

Já na L99/Taça Legends 1600, a “pole-position” foi para Miguel Matias (Citroen Saxo Cup) seguido de Fábio Mota (Citroen Saxo Cup), Pedro Amaro (Citroen Saxo) e José Mota (Peugeot 106 S16).

A primeira corrida começou sem o homem da “pole position”, João Novo. O Ford Sierra RS500 exibiu problemas que tiraram o potente carro da oval azul da competição de forma definitiva. Joaquim Soares ficou na frente e arrancou, apesar da pressão de Paulo Lima. Porém, o perigo vinha de trás. Luís Liberal com o belíssimo BMW M3 E30 Art Car saiu da última fila da grelha e encetou a recuperação logo nos primeiros metros.

Facilmente chegou aos primeiros lugares e pavimentou o caminho para a vitória passando, primeiro pelo BMW M3 de Daniel Moreira. Depois, o BMW M3 E30 de Paulo Lima e, finalmente, o BMW M3 E36 de Joaquim Soares com uma belíssima ultrapassagem na curva da Orelha. Paulo Amaro (Citroen Saxo Cup) e Paulo Ferraz (Renault Clio 1.8) envolveram-se numa luta interessante que animou quem assistiu à corrida.

Mas mais interessante estava a batalha entre Tiago Ribeiro e José Miguel Almeida. Os dois Honda Integra Type R andaram várias voltas em luta constante até que Ribeiro tentou uma travagem tardia no final da reta da meta e acertou em cheio na traseira do Honda de Almeida. Isso não impediu que este conseguisse ficar na frente de Tiago Ribeiro que não conseguiu voltar a incomodar o seu adversário.

Contas feitas, Luís Liberal ganhou na categoria L99, seguido de Joaquim Soares e Daniel Moreira. Nos L90, venceu Paulo Lima com o BMW M3 E30. Nos Legends Trophy, a luta entre os Renault Spider de Hugo Ferreira e Pedro Bartolomeu foi favorável ao primeiro, enquanto nos L90 Taça Legends 2000 Manuel Zenha (VW Golf GTI) venceu na frente de João Miguel Ribeiro (VW Golf GTI).

Nos L99 Taça Legends 2000, José Miguel Almeida venceu na frente de Tiago Ribeiro, Pedro Lisboa (Peugeot 306), António Sarabando (Peugeot 306 GTI), Paulo Ferraz (Renault Clio 1.8) e Tiago Montes (Honda Integra Type R). Nos L99 Taça Legends 1600, vitória para Fábio Mota (Citroen Saxo Cup), seguido de José Mota (Pegeot 106 S16), Pedro Amaro (Citroen Saxo) e Miguel Matias (Citroen Saxo Cup).

A segunda corrida foi inteiramente dominada por Luís Liberal ao volante do BMW M3 E30. Saiu da “pole position” e encaminhou-se para a segunda vitória do fim de semana sem oposição. Atrás, a luta entre Joaquim Soares e Paulo Lima foi um dos pontos mais interessantes da corrida. Batalha que se manteve ao longo de toda a corrida.

Um toque violento entre Pedro Amaro (Citroen Saxo Cup) e Paulo Ferraz (Renault Clio 1.8) deixou os dois carros plantados na escapatória da curva 1, obrigando à entrada do “Safety Car” para retirar os dois automóveis. Isso aproximou o pelotão, mas as lutas não recrudesceram se intensidade. Luís Liberal manteve-se firme na frente da corrida, ganhando pela segunda vez no fim de semana, enquanto José Miguel Almeida e Tiago Ribeiro reeditaram o duelo da primeira corrida. Mas, desta feita, sem toques e com o mesmo resultado, ou seja, vitória de Almeida.

O pouco tempo que ficou depois da saída do “Safety Car” foi muito bem aproveitado por Paulo Lima que na terceira curva do Estoril atacou a posição de Joaquim Soares e reclamou o segundo lugar à geral na frente do BMW M3 laranja.

Luís Liberal venceu a categoria L99 na frente de Joaquim Soares e Daniel Moreira, ambos em BMW M3 E36. Nos L90, foi Paulo Lima quem levou a melhor. Nos Legends Trophy Taça Legends 2000 a vitória foi, desta vez, para Pedro Bartolomeu na frente de Hugo Ferreira. Nos L99 Taça Legends 2000, o melhor foi, novamente, José Miguel Almeida, seguido de Tiago Ribeiro, Pedro Lisboa e António Sarabando. Nos L99 Taça Legends 1600, vitória para José Mota (Peugeot 106 S16), Miguel Matias (Citroen Saxo Cup) e Manuel Mota (Citroen Saxo Cup). António Zenha foi o melhor na L99 Taça Legends 1600, com o Honda Civic.

Fonte: Press Officer ANPAC