Mão cheia de novidades no Rali Terras D'Aboboreira em edição com um redobrado “aroma WRC”

Prova do Clube Automóvel de Amarante terá uma estrutura renovada, relevando a espetacularidade das classificativas desenhadas nos territórios de Amarante, de Baião e de Marco de Canaveses

Reformulado, mas preservando a sua identidade, dadas as caraterísticas únicas das estradas em pisos de terra dos territórios de Amarante, de Baião e do Marco de Canaveses, o Rali Terras D’Aboboreira’2025 (2/3 maio) reúne todos os aliciantes para voltar a fazer história no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Quer em termos qualitativos da presumível lista de inscritos quer da competitividade do traçado, a terceira prova do CPR e certame de abertura do FIA European Rally Trophy deixa antever mais uma edição com forte “aroma WRC”.

Com um bom posicionamento face ao calendário do WRC, o Rali Terras D’Aboboreira continua a despertar a atenção das equipas internacionais e em relação a 2025 o Clube Automóvel de Amarante já foi contactado por diversos pilotos do WRC2 em busca de informações sobre a prova. “Acreditamos, em função das abordagens recebidas até à data, que poderemos vir a ter uma lista de inscritos ao nível da de 2024 ou ainda melhor. E iremos contar com a participação de um Rally1”, sublinha António Jorge, presidente do clube organizador.

Às “estrelas” do CPR, como Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2), Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Rúben Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), entre outras, deverá juntar-se um número relevante de pilotos do WRC para, em conjunto, fazerem as delícias dos milhares de espetadores que irão acorrer aos concelhos de Amarante, de Baião e de Marco de Canaveses.

 O Rali Terras D’Aboboreira será, igualmente, a primeira das quatro provas da Peugeot Rally Cup Ibérica e a primeira de seis da PAST Rally3 Trophy Iberia, uma nova competição promovida pela espanhola Past Racing com os Ford Fiesta Rally3.

A prova arranca na sexta-feira (2 maio), com o Shakedown a manter-se em Vila Boa de Quires (3,47 km). Nesse primeiro dia, a classificativa inaugural será a de Amarante (7,72km), numa versão cujos primeiros 1.770 metros são completamente novos, entrando depois no percurso do WRC no gancho do Fridão. Seguir-se-á a segunda classificativa, Marco de Canaveses (6,88 km), que é diferente de 2024, apresentando 2.420 metros nunca antes disputados. A jornada encerra, à noite, com a super-especial Marco Rios de Emoção (2,13 km). Desenhada no coração da cidade do Marco de Canaveses, terá um percurso inédito que passa junto do Tribunal e da Câmara, sendo que a ordem de partida será invertida para os 40 primeiros. O final deste primeiro dia será em Amarante.

No sábado (3 maio), a jornada abrirá com a segunda passagem pelo troço de Marco de Canaveses, seguindo-se Baião (12,72 km), que apresenta uma pequena parte nova e é disputado em sentido contrário face ao traçado de 2024. Antes da ida ao Parque de Assistência, os pilotos efetuam a primeira passagem pela classificativa do Marão (14,07 km), cujo final coincide com a “especial” do mesmo nome do WRC, nos ganchos junto à EN 15, perto dos viveiros de trutas. Depois da pausa na hora de almoço, as equipas regressam à estrada para cumprirem a segunda passagem pelos troços de Amarante e do Marão, com o de Aboboreira (21,13 km) pelo meio. Este utilizará uma versão que tem início na aldeia de Carvalho de Rei e vai terminar em Telões, agregando os patamares superior e inferior da serra de Carvalho de Rei. Depois de Marão 2 haverá nova ida ao Parque de Assistência, antes do derradeiro troço cronometrado, Aboboreira 2, que vai ser a Power Stage. O final, com a consagração dos vencedores, no centro da cidade de Amarante, está previsto para as 19h15.

Ao final da tarde de quinta-feira (1 maio), véspera do início do rali, e salvo a ocorrência de condições atmosféricas adversas, será realizada uma sessão de autógrafos com a presença dos principais pilotos e respetivos carros de competição.

À semelhança do sucedido nas últimas edições, o secretariado do Rali Terras D’Aboboreira continuará sediado na Casa Diff, em Amarante, mantendo-se o Parque de Assistência nas instalações da Metalocardoso.