72 ‘bravos’ partem à conquista do ‘teto’ de Portugal Continental!

A edição 2025 da Rampa Serra da Estrela dá continuidade à senda de recordes de inscritos nas provas do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. São mais de sete dezenas os pilotos na prova organizada pelo CAMI Motorsport, fazendo antever um fim-de-semana de intensa competição.

 

O maciço montanhoso mais imponente de Portugal Continental vai acolher no próximo fim-de-semana a quarta prova da temporada, marcando assim o fecho da primeira parte do calendário. São esperadas temperaturas altas e um fim-de-semana com o céu limpo, ficando assim reunidas todas as condições para saborearmos as esperadas batalhas em todas as frentes do campeonato.

O traçado internacional da Rampa Serra da Estrela é exigente ao longo dos pouco mais de cinco quilómetros entre a cidade da Covilhã, a 846 metros de altitude, e o Sanatório das Penhas da Saúde, a 1.297 metros, num trajeto com um desnível de 451 metros e uma inclinação média de nove por cento. Uma rampa para duros...

Na linha da frente para a discussão do triunfo, estarão, em circunstâncias normais, os protótipos, liderados por Hélder Silva (Norma FC20), com o tetracampeão a ser claramente favorito, tendo pela frente a oposição de José Correia (Osella PA.30) e do seu colega de equipa Nuno Caetano (Osella PA21S EVO).

Os Protótipos B apresentam um plantel ainda mais reforçado, sendo grande a expectativa quanto à discussão da supremacia. Afonso Santos (BRC B49 ) vem de duas vitórias consecutivas, enquanto Nuno Guimarães (Silver Car S2) quererá conquistar na Covilhã a primeira vitória do ano. Já Sérgio Nogueira (Silver Car S3) tudo fará para repetir o triunfo de Murça.

Pedro Marques (Silver Car S3) e Miguel Sousa (BRC CM 05 EVO) vão tentar aproveitar uma oportunidade para se imiscuírem na luta pelo pódio. Grande novidade é a presença do jovem Tomás Pinto e de João Nuno Salvado, ambos tripulando um BRC CM05 EVO. Veremos onde se situarão na hierarquia.

Categoria GT: Favoritos enfrentam Carlos Vieira

Reservem bilhete para a refrega nos GT!...

O naipe de pilotos inscritos permite sonhar com uma batalha sem tréguas, que terá como principais protagonistas José Rodrigues (Porsche 911 GT3 CUP), Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 CUP), Gabriela Correia (Mercedes AMG GT3 Cup), Bernardo Garcia de Castro (Porsche 991.2 GT3 CUP) e Carlos Vieira (Porsche 992 GT3 Cup) que se junta aos pilotos que habitualmente discutem as vitórias, tornando-se de imediato um dos favoritos, tal a competitividade que sempre ostenta.

Jogando na regularidade, teremos a presença de Daniel Vilaça, no seu Porsche 997 GT3 CUP.

Muitos pilotos e um só trono... tem tudo para ser inesquecível!

Turismo: Alves e Teixeira na linha da frente

Na Categoria Turismo realce para a ausência de Gonçalo Inácio, líder da tabela pontual da categoria e da Divisão Turismo 2 e que seria, logicamente, um dos candidatos a vencer.

Mas, ficam muitos e bons. Pedro Alves (Cupra TCR) e Joaquim Teixeira (Hyundai Elantra TCR) assumem-se como principais favoritos, mercê do binómio que formam com os seus carros, mas terão oposição sobretudo por parte de Beatriz Correia (Cupra TCR) e Parcídio Summavielle (Peugeot 208 Rally4), embora este esteja muito limitado pela menor competitividade do seu carro francês.

Ainda na Divisão 2, destaque para as presenças dos Peugeot 208 Rally4 de Guilherme Silva e Eduardo Santos e do Peugeot 207 RC 1.6 TH de Pedro Cerqueira.

Na Divisão Turismo 1, está tudo reunido para um duelo intenso entre Martim Pereira (Peugeot 208 VTI R2) e Aníbal Pinto (Renault Clio RS RS), sem excluir as justas ambições de Bruno rodrigues (Honda Civic Type R) e Carlos Ferreira (Citroen Saxo) de fazerem parte da luta. Mesmo limitada pelo menor poderia do seu KIA Picanto GT, Diana Martins tudo fará para se intrometer.

Super Challenge: muda a rampa, mas não muda o favorito

Em circunstâncias normais, assistiremos na Serra da Estrela a mais uma ‘faena’ de Luís Nunes (Skoda Fabia R5), com o transmontano a focar-se mais na luta pelos lugares da frente à geral.

Atrás de si, José Lameiro (Skoda Fabia MKII) e Daniel Pacheco (Renault Clio Supercar) aparecem como os mais prováveis delfins no pódio da Categoria Super Challenge e entre os SC-A, divisão onde aparece inscrito Pedro Rosário (Audi S3 Quattro).

Nos SC-B, o duelo será entre Pedro Cardoso (Seat Leon MKI) e Vera Sequeira (Seat Leon TDI), enquanto nos SC-C, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) é claramente favorito, na frente de Luís Fernandes (Peugeot 106), Jorge Costela (Citroen Saxo VTS) e Pedro Neves (Honda Civic).

Nos SC-D, Bruno Gomes (Fiat Punto 85 Sport) tem tudo para dominar, mas terá de suplantar Luís Silva Jr. (Citroen C1) e Horácio Morais (Renault Clio).

Uma palavra para a Taça de Portugal de Monolugares de Montanha JC Group que contará na rampa do CAMI Motorsport com a presença habitual dos dois Funspeed FS-2019 de João Saraiva e Nuno Fazendeiro. Já António Alves (AG AG/S) correrá a solo na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha JC Group.

Clássicos: Sainhas, Silva e Gomes são favoritos

Entre os sete inscritos no Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC group, estão os três candidatos ao título: Pedro Silva (VW Golf S16), Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) e José Pedro Gomes (Ford Escort RS 1800).

Sainhas joga com o fator ‘casa’, mas terá de se esforçar ao máximo para bater Pedro Silva e Pedro Gomes, pois ambos já demonstraram serem capazes de suplantar o piloto da Covilhã. Num boletim de apostas, seria caso para tripla...

O clã Sainhas vai também viver a estrear de Miguel Sainhas, aos comandos do Ford Escort MKII que habitualmente é guiado por Ricardo Loureiro, existindo a curiosidade de ver como irá ombrear com Luís Moutinho (Ford Escort MKI) e Carlos Fava (VW 1303).

Legends: António Barros, quem mais?!...

Depois do que já vimos António Barros fazer este ano, suplantando concorrência cada vez mais forte, acidentes e problemas mecânicos no BMW M3, para lograr manter a sua invencibilidade, só resta atribuir-lhe um favoritismo quase total.

Mas, a oposição é farta e musculada, destacando-se Filipe Macedo (Citroen Saxo) e Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé), sem esquecer António Silva (Honda Civic), Telmo Costa (Citroen Saxo), Gonçalo Janeira (Citroen AX GTi), José Carlos Rosário (Honda Civic) Alberto Costa (Opel Kadett), Carlos Ramos (Peugeot 205 GTi), Marco Silva (Honda Civic) e António Ramos (Toyota Corolla GTi).

Esta casa cheia nos Legends promete!...

1300: José Salgado e Aníbal Rolo destacam-se no plantel

Se José Salgado (Toyota Starlet) o líder invicto do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group, aparece como favorito, também é verdade que Aníbal Rolo (Datsun 1200) se apresenta como possível dominador nos Clássicos 1300 e candidato aos lugares cimeiros da geral dos 1300.

Para tentar contrariar esta dupla previsão, terão a palavra Patrícia do Rosário (Peugeot 106), Rafael Jorge (Citroen C1), Diogo Salvador (Fiat 127), José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes (Autobianchi A112).

FJTM: Alguém bate Nuno Guimarães Jr.?!

Atendendo ao que se passou nas três provas anteriores do FPAK Junior Team de Montanha, a tentação de responder não a essa questão é enorme.

Nuno Guimarães Jr. apresenta-se na Covilhã invicto no troféu e como autor de três vitórias ‘sem espinhas’, tal o domínio que exerceu em Murça, na Penha e na Falperra.

André Brás e Carolina Martins tudo farão para contrariar esse favoritismo, além de terem tudo para voltarem a assinar um duelo muito interessante entre si.

A Rampa Serra da Estrela 2025 terá quatro subidas no dia de sábado, 21 de maio. Às 10 da manhã arrancará o Warm up, com as duas subidas de treinos oficiais a terem início às 12.30 e 15:00 horas, respetivamente. O dia terminará com a 1ª Subida de Prova, pelas 17.30. No domingo, a jornada final terá início às 10:00 horas, com mais uma subida de treinos oficiais. Ao meio-dia deverá arrancar a 2ª Subida de Prova, com a derradeira a ter início pelas 15:00 horas.