Ascendente das equipas da Toyota no primeiro dia
Realizaram-se hoje as sessões de testes da ronda do Supercars España no Circuito de Madrid Jarama – RACE, tendo a Batina Racing e a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal estado em destaque, embora só amanhã é que as equipas e pilotos terão uma verdadeira ideia dos andamentos para o fim de semana.
A primeira sessão de testes no histórico traçado de Jarama, disputada ao início da tarde, esteve sob o signo das equipas da Toyota, com três carros do construtor nipónico a ocuparem os três primeiros lugares.
Na primeira sessão de treinos privada, o estreante Miguel Lobo e Orlando Batina foram os mais rápidos no GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing, impondo-se também entre os GT4 Pro-Bronze, ao deixar o carro semelhante da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal na segunda posição a três décimos de segundo, pilotado por Francisco Abreu e Francisco Mora, que foram os melhores da GT4 Pro.
No terceiro posto ficou mais um Toyota GR Supra GT4 EVO2, este da Speedy Motorsport e dividido por José Carlos Pires e Tomás Guedes, que perderam sete décimos de segundo para os mais rápidos.
No encalço dos carros japoneses ficaram dois BMW M4 GT4 (G82), liderados pelo da BMW España Motorsport, dividido por Nerea Martí e José de los Milagros. A máquina bávara inscrita pela Promotion Motorsport, partilhada por Smörg e Javier Macias, esteve em excelente plano, afirmando-se como o melhor dos GT4 Am, ao superar, inclusivamente, o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team partilhado por Guillermo Aso e Filip Vava, que ficou no oitavo posto da geral.
Rui Miritta, com o sétimo lugar da geral, foi o melhor dos pilotos da Cup, no Porsche 911 Cup preparado pela Monteiros Competições, batendo confortavelmente Marcus Fothergill que este fim-de-semana corre também a solo aos comandos do Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsport
Borja Hormigos e Héctor Hernández mostraram que querem repetir a subida ao degrau mais alto do pódio do ano passado e foram os mais rápidos da divisão GTX aos comandos do BMW M4 GT4 (F82) da Autoworks Motorsport, batendo Gracie Mitchell e Luca Staccini, Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, por três décimos. Esta pequena diferença deixou claro que a competitividade é elevada.
Na divisão TC, os jovens pilotos da FPAK Junior Team tiveram hoje o seu primeiro contacto com o exigente traçado do Circuito de Madrid Jarama – RACE, e evidenciaram enorme potencial. Rodrigo Vilaça e Diogo Castro foram os mais rápidos aos comandos dos ágeis Ginetta G40, mas os seus colegas de equipa ficaram por perto.
Novamente um Supra na segunda sessão
Na segunda sessão de treinos-livres, os Toyota GR Supra GT4 EVO2 voltaram a ocupar as três primeiras posições da tabela de tempos, mas no topo ficou um novo protagonista – Francisco Abreu e Francisco Mora.
O duo da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, com uma volta em 1m38,014s, melhorou em 1,2s o tempo realizado na primeira sessão por Miguel Lobo e Orlando Batina, mas ficou ainda longe do recorde de GT4, assinado o ano passado por Filip Vava na segunda qualificação. O espanhol rubricou uma volta em 1m37,778s aos comandos de um Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team.
O duo que venceu a segunda corrida de Portimão deste ano deixou Nuno Afonso e Alexandre Areia, que este ano se estreiam na competição com um carro preparado pela Gianfranco Motorsport a 1,2s, evidenciando que está em Jarama para com o intuito de repetir os resultados do Algarve. A dupla esteve também em grande nível e, com o segundo lugar da geral, assumiu-se como a dupla mais rápida da GT4 Pro-Bronze.
José Carlos Pires e Tomás Guedes, da Speedy Motorsport, ficaram no terceiro posto, imediatamente à frente de Smörg e Javier Macias que, com um extraordinário quarto lugar, foram os mais rápidos entre os GT4 Am aos comandos de um M4 GT4 (G82) da Promotion Motorsport.
A NM Racing Team levou a melhor na GT4 Bronze, com o debutante Andrés Prieto e Ricardo Costa a colocarem o Mercedes AMG GT4 da formação espanhola na oitava posição da geral.
Depois de na primeira sessão ter sido Borja Hormigos e Héctor Hernández os mais rápidos na GTX, na segunda assistiu-se a um intenso duelo entre o Ginetta G55 de Gracie Mitchell e Luca Staccini e o Ligier JS2R de Ángel Santos e Alejandro Iribas. O duo da Tockwith Motorsports acabou por levar a melhor por dois décimos de segundo face ao duo da Chefo Sport by Petrogold.
Na Cup, Marcus Fothergill, em Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports, foi o mais forte, com o décimo sétimo posto da geral, deixando no ar a ideia de que durante o fim-de-semana poderá contestar a ascendência do favorito Rui Miritta.
Entre os jovens pilotos da FPAK Junior Team foi a vez de João Faria e Tomás Martins serem os mais rápidos, superiorizando-se a Martim Romão e Tomás Gomes, ficando os dois Ginetta G40 separados por pouco mais de um décimo de segundo.
Amanhã serão realizadas as qualificações a partir das 14h40, que poderão ser acompanhadas através do Instagram,
As duas corridas serão disputadas no domingo, a primeira às 9h15 e a segunda às 13h35, podendo ambas ser seguidas em directo na DAZN Portugal e na DAZN España, assim como nas redes socias oficiais da competição, em Espanhol.