Campeonato dos Açores de Ralis prossegue em Santa Maria

A ilha de Santa Maria acolhe no próximo fim-de-semana a quinta etapa da edição de 2025 do Campeonato dos Açores de Ralis.

Cabe à Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico colocar na estrada o XLIV Explore Santa Maria Rallye, que se realiza entre 8 e 9 de agosto e que volta a contar com o grande apoio do Município de Vila do Porto, entre outras entidades. Ao todo serão 10 as provas especiais a serem percorridas pelas 48 equipas inscritas, que irão percorrer pouco mais de 73 km ao cronómetro.

Com uma lista de inscritos sem precedentes no que concerne a formações marienses, serão vários os focos de interesse neste rali que é um dos mais participados da edição deste ano do Campeonato.

A liderar o principal foco de atenção está a luta pela classificação geral e à prestação de Luís Miguel Rego neste rali, que costuma ser de seu domínio, pese embora traga dois maus resultados das duas anteriores provas. Nos lugares seguintes, interessa saber como vai ser o desempenho dos protagonistas das duas rodas motrizes, confrontados com os concorrentes equipados em viaturas N5.

Rafael Botelho volta a arrancar com o número 1 fruto da sua liderança no campeonato absoluto, façanha que repete nas duas rodas motrizes. Presentes em prova, estão também os seus mais diretos adversários: Estevão Rodrigues, que continuará a apostar na rapidez aliada à regularidade para colher importantes pontos, mas também o regresso de Gonçalo Rego, depois de ausência na Graciosa, motivada pelo acidente que sofreu no Rali de Ponta Delgada, felizmente apenas com consequências materiais. Profundos conhecedores do terreno são os pilotos locais, com destaque para André Oliveira (Peugeot 208 R4) e Carlos Teodoro (Peugeot 208 R2) que nesta luta poderão ter uma palavra a dizer, tal como outros concorrentes.

Na tração total, para além de Luís Miguel Rego, destaque para as repetições de presença do micaelense Rui Borges, desta feita em Skoda Fabia N5, e também do albicastrense Nelson Trindade (Skoda Fabia N5), com o local Max Salvador a reclamar também uma boa dose de atenção, porquanto vai tripular um Mitsubishi Lancer Evo IX (ex-Rui Borges), estreando-se assim a tripular viaturas de tração integral.

O XLIV Explore Santa Maria Rallye tem agendada cerimónia pública de apresentação de equipas, a realizar no Clube Asas do Atlântico, na quinta-feira, 7 de agosto, pelas 21h30. No dia seguinte, logo pela manhã, há lugar à prova-teste, que se realiza no troço São Pedro – ER Monteiro.

O rali a “sério” começa pelas 18h09 com a primeira de duas passagens na super-especial “Vila do Porto” cujo traçado apresenta, este ano, algumas novidades. O dia de sábado é composto por oito provas especiais de classificação, estando a cerimónia de pódio agendada para as 18h20, frente aos Paços do Concelho de Via do Porto.