Algarve Classic Festival consagra os primeiros vencedores

O Algarve Classic Festival entrou este sábado em pleno fulgor com as primeiras seis corridas do programa, num dia em que o Autódromo Internacional do Algarve voltou a provar ser um palco de emoções autênticas. As máquinas que outrora fizeram história regressaram à ribalta, dançando sobre o asfalto algarvio num bailado de potência e elegância, recriando, com cada passagem, a magia intemporal do desporto motorizado. Num dia de festa, os britânicos John Emberson e James Bellinger, em Chevron B19, foram os vencedores da primeira edição dos "300 km Algarve Sports Car".

Estavam os carros a alinhar na grelha de partida que contava com as viaturas do Iberian Historic Endurance 1 quando a chuva fez-se sentir em força nas proximidades da Serra de Monchique. Esta aparição matinal não expectável no paddock veio alterar a dinâmica do pelotão de mais de quarenta viaturas construídas até 1965, o primeiro a competir no segundo dia do evento. A dupla neerlandesa Chris Chiles Jr/Bas Jansen (AC Cobra) foi a que se deu melhor numa pista traiçoeira, triunfando na frente dos duos português Paulo Lima/Ricardo Pereira (Ford GT40) e britânico Richard McAlpine/Nigel Greensall (Ford Falcon Sprint).

Com o asfalto a secar progressivamente, a primeira corrida da Carrera 80 foi dominada pelo britânico Rob Cull (Ford Escort), que teve de realizar uma corrida de elevado nível para superar os portugueses Miguel Garcia (BMW 635 CSI) e Pedro Poças (Porsche 944), sendo que ambos realizaram corridas de recuperação para terminarem entre os três primeiros.

Depois da pausa de almoço, foi a vez do plateau do Iberian Historic Endurance 2, composta pelos carros de Turismo e de GT das classes H-1971 e H-1976, discutir a primeira de duas corridas agendadas para Portimão. Pedro Bethencourt e Mário Silva, no imponente Chevrolet Corvette L88, marcaram o ritmo no início da contenda, mas uma paragem nas boxes mais longa, para reabastecer, trocou a dinâmica da corrida. Bruno Duarte/Filipe Jesus (Porsche 911 3.0 RS) foram justos vencedores, na frente de Robin Ellis (Porsche 911 2.8 RS). Na terceira posição, e melhor classificados dos H-1971, terminou Filipe Nogueira (Ford Escort), filho de Joaquim Filipe Nogueira, um nome grande do automobilismo português nas décadas de 1950 e 1960.

O dia continuou com a primeira corrida do fim de semana da Single Seaters Series, cujo pelotão já tinha realizado a qualificação pela manhã de sábado, onde João Silva (Tatuus FR2000) superou por meros 0,054 segundos o rival Duarte Pires (Tatuus FR2000). Na primeira corrida da única competição de monolugares existente em Portugal, João Silva e Duarte Pires trocaram de posições por duas vezes, com o 'poleman' a vencer a primeira. O multifacetado Nuno Caetano (Tatuus FR2000), um piloto com participações na Pikes Peak Hillclimb International e no Grande Prémio de Motos de Macau, foi o terceiro classificado.

 

 

O programa continuou com o segundo confronto do Iberian Historic Endurance 1, e desta vez Paulo Lima/Ricardo Pereira (Ford GT40) não deixaram escapar a vitória, apesar de Chris Chiles Jr/Bas Jansen (AC Cobra) terem sempre mantido os vencedores sob pressão. Olivier Muytjens e Brice Pineau (Ford GT40) ficaram com o terceiro lugar, um prémio para a dupla francófona que não tinha conseguido terminar a corrida da manhã.

Com corridas agendadas para amanhã, tanto a GT & Sports Car Cup, que reúne Protótipos Pré-1963 e GTs Pré-1966, participantes nas provas do Campeonato do Mundo da época, além dos carros de Turismo Pré-1966, assim como o Group 1 Portugal, realizou as suas sessões de qualificação hoje, e disputarão as suas corridas amanhã. Kyle Tilley, Kane Tilley e Oliver Bryant, em Lotus 15, conquistaram a pole-position na competição de matriz inglesa, ao passo que André Pimenta e Rui Azevedo, em Ford Escort, foram os mais velozes do Group 1 Portugal.

O melhor do dia estava guardado para o fim, com a realização da primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars, para protótipos construídos entre 1963 e 1972 e GTs fabricados entre 1966 e 1980.

Numa corrida que teve vários motivos de interesse, o Chevron B19 de Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley parecia que tinha o triunfo na mão, mas a dez minutos do fim, um problema no protótipo inglês ditou o fim precoce dos líderes. John Emberson e James Bellinger, em Chevron B19, aproveitaram a oportunidade e triunfaram na primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars, conquistando também a classe H-1972 under 2000.

João Macedo Silva e José Monroy cruzaram a linha de chegada em segundo lugar e sagraram-se vencedores da classe H-1972 over 2000, seguidos do Chevron B8 de Joel Hopwood e Nigel Greensall, que recebeu as honras da classe H-1969.

O programa do Algarve Classic Festival encerrará amanhã com mais seis emocionantes corridas, bem como os tradicionais desfiles de clubes de carros clássicos, prometendo mais um dia de espetáculo para os apaixonados do automobilismo histórico.