Clássicos chegam em força a Portimão este fim de semana no Algarve Classic Festival
O Algarve Classic Festival regressa este fim-de-semana ao Autódromo Internacional do Algarve, num dos momentos mais aguardados do calendário desportivo nacional pelos entusiastas do automobilismo histórico. O evento promete três dias de intensa actividade, dentro e fora de pista, com doze corridas que celebrarão o legado de máquinas e competições lendárias, com mais de 200 automóveis e cerca de 500 pilotos oriundos de mais de 20 países.
O programa, que combina demonstrações, treinos, qualificações e provas, oferece uma verdadeira viagem no tempo através de várias décadas de competição automóvel, com todas as disciplinas da velocidade - Turismos, GT, monolugares e protótipos - devidamente representadas.
A corrida cabeça-de-cartaz será a inédita “300 km Algarve Sportscars”, uma estreia absoluta em Portugal. Com uma duração de cento e vinte minutos ou trezentos quilómetros, esta prova inclui paragens obrigatórias para reabastecimento e troca de pilotos, sendo elegíveis protótipos construídos entre 1963 e 1972 e GTs fabricados entre 1966 e 1980.
Disputada ao final da tarde de sábado, terminará com os carros de faróis acesos, evocando as grandes provas de endurance. A lista de inscritos reúne autênticas lendas do automobilismo português dos anos 1970, como os Lola T70 e os Chevron B19, que brilharam tanto nos circuitos citadinos como nas provas ultramarinas.
A competição de matriz britânica GT & Sports Car Cup, que reúne Protótipos Pré-1963 e GTs Pré-1966, participantes nas provas do Campeonato do Mundo da época, além dos carros de Turismo Pré-1966, regressa igualmente a Portugal para a derradeira prova da temporada, atraída pelo clima ameno de Outubro e pelo traçado desafiador de Portimão. Serão cerca de três dezenas de carros a disputar uma corrida de duas horas no domingo, com destaque para os AC Cobra, Jaguar E-Type, TVR Grantura, MG B, Austin-Healey 3000, Morgan Plus 4 e Mini Cooper S nas suas diversas versões.
O programa do evento inclui ainda algumas das mais entusiasmantes competições de clássicos actuais da Península Ibérica, como o Iberian Historic Endurance, competição de referência para Turismos e GT até 1976. Dado a um número recorde de inscritos neste evento, a organização foi obrigada a dividir as categorias e apresentará duas grelhas e quatro corridas. O pelotão do Historic Endurance 1 será constituído pelas viaturas das categorias Gentleman Driver Spirit (GDS) - onde alinham os Datsun 1200, Ford Cortina Lotus e Porsche 911 SWB -, pelos carros da classe H-1965, que inclui os Ford Mustang, Lotus Elan 26R, AC Cobra e Jaguar E, e ainda pelos GTP & Sportscar até 1965, onde estarão em pista três míticos Ford GT40.
Já o plateau do Historic Endurance 2 será formada pelos carros das classes H-1971 e H-1976, onde competem principalmente carros de Turismo como os Alfa Romeo GTAm, Ford Escort RS, Porsche e os seus modelos 914 e 911.
A Carrera 80, destinada a carros de GT e Turismo da segunda metade dos anos 1970 até 1993, voltará a colocar em pista máquinas emblemáticas dessa era. Os Ford Escort, os Porsche 911 e os diversos BMW que há meio século fazem as delícias dos fãs voltarão a repetir o espectáculo em duas corridas com paragem obrigatória nas boxes.
No capítulo dos fórmulas, para além das demonstrações da Fórmula V na sexta-feira, a Single Seater Series, a única competição nacional dedicada a monolugares, disputará duas corridas decisivas em Portimão. Uma grelha composta por Fórmula Renault, Fórmula Ford e Fórmula 3 dos finais dos anos 1970 promete duelos animados e muito espectáculo.
A reforçar o espírito competitivo e histórico do evento estará o Group 1 Portugal, reservado a clássicos com especificações de Grupo 1 Pré-1981 e aos concorrentes do Troféu Mini e da 924 Cup — um campeonato de custos controlados, que vai ao encontro do espírito “club racing” e evoca os campeonatos nacionais de Grupo 1 de 1979 a 1981, bem como o icónico BTCC em Inglaterra, com os Ford Escort, os VW Golf GTI e os Datsun 1200 que competem na Production Cup, em formato de “semi-resistência”.
Para além da vertente desportiva, o Algarve Classic Festival é também uma celebração da cultura automóvel. A “Classic Car Parade”, destinada aos clubes de clássicos (sábado), e os desfiles de motos históricas (domingo) proporcionarão momentos únicos para apreciar de perto estas autênticas jóias sobre rodas, num ambiente descontraído, familiar e cheio de paixão pelo automóvel.
Para além das mencionadas demonstrações de Fórmula V, haverá também demonstrações em pista de motos clássicas e de desfiles de clubes de clássicos.
Num fim‑de‑semana em que aos espectadores será oferecida uma fantástica viagem no tempo, cheia de nostalgia e com uma sonoridade muito própria, os bilhetes já estão disponíveis na MEO Blueticket e na bilheteira do circuito, com várias modalidades: o bilhete “Bancada Principal” dá acesso apenas à bancada indicada; o bilhete “Paddock” permite o acesso ao Paddock e à Bancada Principal; e a modalidade “Torre VIP” permite a circulação entre a Torre VIP, o Paddock e a Bancada Principal.
A entrada é gratuita para crianças e jovens dos três aos dezasseis anos de idade. Para mais informações sobre os desfiles de clubes ou para compra de bilhetes podem consultar a pagina do evento em algarveclassicfestival.org