Domingo de festa e à antiga no Autódromo do Estoril
O Autódromo do Estoril concluiu da melhor forma o seu primeiro fim-de-semana de corridas da temporada, com a realização de seis animadas corridas da Formula Winter Series, GT4 Winter Series e GT Winter Series, num evento promovido pela Gedlich Racing e com a direcção desportiva assegurada pela Race Ready.
Depois das exigentes condições enfrentadas no sábado, as jovens promessas da Formula Winter Series encontraram hoje pela manhã um cenário bastante mais favorável à prática do automobilismo, o que lhes permitiu demonstrar todo o seu talento ao volante dos monolugares de Fórmula 4.
Na primeira corrida do dia, Rocco Coronel, filho do conhecido piloto neerlandês Tom Coronel, impôs-se de forma autoritária ao volante do Tatuus F4-T421 da Van Amersfoort Racing. O jovem piloto do Red Bull Junior Team protagonizou uma recuperação notável desde a sexta posição da grelha, cortando a linha de meta com uma vantagem de 0,857 segundos sobre o belga Dries van Langendonck, membro do McLaren Driver Development Programme, que partira da pole-position. O pódio ficou completo com o britânico Thomas Bearman, irmão mais novo do piloto de Fórmula 1 Oliver Bearman.
Durante a tarde disputou-se a segunda corrida, com a duração de 30 minutos e mais uma volta, marcada pelo regresso da chuva ao Estoril, evocando a intensidade da célebre tarde de 1985 em que Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1. Em condições particularmente adversas, a escolha de pneus revelou-se determinante, beneficiando os pilotos que apostaram nos compostos de chuva. Com vários favoritos forçados a uma paragem nas boxes, o ucraniano Oleksandr Savinkov destacou-se, conquistando um triunfo claro. O pódio foi completado por duas jovens pilotos femininas que irão competir na F1 Academy: a suíça Chiara Battig, de apenas 15 anos, integrante do Red Bull Junior Team, que partiu da 29ª posição (!), e a alemã Mathilda Paatz, representante da Aston Martin Racing Academy.
No histórico traçado português, a GT4 Winter Series realizou duas corridas, uma sprint de 30 minutos e uma prova de endurance com a duração de 60 minutos e paragem obrigatória nas boxes. O dia começou de feição para a SR Motorsport by Schnitzelalm, com Joel Mesch a cruzar a meta na frente de Cedric Fuchs, ambos em Mercedes-AMG GT4. Charlie Robertson, em BMW M4 GT4 EVO assistido pela L’Espace Bienvenue, foi inicialmente o quarto classificado, acabando promovido ao terceiro posto após penalização aplicada ao Porsche 718 Cayman GT4 RS CS de Frederik Zebis.
Na corrida mais longa dos GT4, Joel Mesch e Enrico Förderer garantiram nova vitória para a formação alemã, a terceira do fim-de-semana, apesar de uma penalização por incumprimento do tempo mínimo de paragem nas boxes, terminando ainda assim com seis segundos de vantagem sobre Tim Horrell/Frederik Zebis, em Porsche da W&S Motorsport. Tom Papenburg, que celebrou o seu 15.º aniversário na véspera, completou o pódio ao volante de um Mercedes-AMG GT4 da CV Motorsport x JP Motorsport.
O quarto lugar absoluto foi conquistado pelo Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Araújo Competição, conduzido por Bruno Pereira e Frederico Peters, segundos classificados na categoria Pro-Am. Entre os pilotos portugueses, a Zome Racing destacou-se ao alinhar com dois McLaren 570S GT4, alcançando o segundo lugar da classe Club em ambas as corridas, com Bruno Arruda a solo na primeira e em dupla com António Duarte na segunda. Gonçalo Nobre da Veiga e Ivo Prada, apesar de alguns contratempos técnicos, terminaram em terceiro na classe Club na prova de endurance, num fim-de-semana de estreia em carros de GT para ambos.
Na única ocasião em que os GT3 de última geração competiram no Autódromo do Estoril em 2026, Mattia Michelotto levou o Lamborghini Huracán GT3 EVO2 da Vincenzo Sospiri Racing à vitória na segunda corrida sprint da GT Winter Series do evento. Em piso seco, o piloto italiano superou por menos de um segundo o Mercedes-AMG GT3 EVO da SR Motorsport by Schnitzelalm, conduzido por Jay Mo Härtling, com Marcus Clutton a assegurar o terceiro lugar no McLaren 720S GT3 EVO da Orange Racing by JMH.
O programa encerrou com a dramática corrida de endurance da GT Winter Series, decidida a pouco mais de cinco minutos do final, quando Mattia Michelotto, que seguia isolado na liderança, saiu em frente na recta interior e ficou imobilizado na gravilha. Ao volante de um Porsche 992 GT3 Cup, Oleksii Kirisheko conquistou uma vitória inesperada atrás do Safety-Car e à frente da dupla Kenneth Heyer/Jay Mo Härtling. A Liqui Moly Team Engstler conseguiu ainda recuperar o Lamborghini acidentado durante a manhã, permitindo a Tim Hütter e Jonas Karklys alcançar o terceiro lugar do pódio na nona e última corrida do fim-de-semana.
O único piloto português inscrito na GT Winter Series, André Fernandes, em Porsche 991.2 GT3 R, preparado pela sua estrutura AF Motorsport, terminou a primeira corrida do dia na 12.ª posição, não tendo alinhado na segunda contenda do dia.
Após estas duas jornadas em solo nacional, as Winter Series seguem agora para Espanha, com eventos agendados em Valência, MotorLand Aragón e Barcelona. Antes disso, dentro de quinze dias, o Autódromo Internacional do Algarve acolhe a segunda edição das 6 Horas de Portimão.
