Algarve Classic Festival será o palco para o Grand Finale da temporada dos clássicos

A temporada 2023 dos Campeonatos de Portugal 1300, Clássicos, Legends e SuperLegends, competições geridas pela Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) vai ter o seu Grand Finale no magnífico cenário do Autódromo Internacional do Algarve incluído no programa do Algarve Classic Festival que se realiza nos dias 27 a 29 de outubro.

E quando se acreditava que o sucedido na jornada de Vila Real (onde estiveram mais de 100 pilotos) e na derradeira visita ao Autódromo do Estoril não seria repetido no final da temporada, eis que os pilotos dos automóveis clássicos provam que a velocidade nacional está nos campeonatos da ANPAC. Contas feitas, vão ser 89 os pilotos presentes no Algarve Classic Festival, com o Campeonato de Portugal Clássicos 1300 a bater recorde de inscritos na temporada com 27 carros!

Grelhas equilibradas, sempre com mais de 20 carros em pista, e o inédito coeficiente desta derradeira jornada das competições da ANPAC, vão oferecer um espetáculo inolvidável. Segundo o regulamento dos Campeonatos de Portugal de Clássicos 1300, Clássicos, Legends e SuperLegends, os pontos conquistados na obtenção da “pole position” para a primeira corrida, na realização da volta mais rápida em cada uma das corridas e na classificação final apurada no final das duas mangas durante o Algarve Classic Festival receberão um coeficiente de 1.5. Ou seja, 25 pontos passam a valer 37.5 e cada ponto de bónus vale 1.5 pontos.

Um motivo de interesse que deixa, assim, quase todas as competições absolutas e à classe em aberto para esta jornada final. Assegurado fica o espetáculo e por isso a ANPAC convida os algarvios a deslocarem-se ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA) para assistirem a corridas emocionantes e muito bem disputadas. Bem longe do habitual cortejo do “lá vai um” que serve de argumento para não assistir às provas de Clássicos em Portugal.

Fica, assim, o convite para o público comparecer nas bancadas do AIA a sexta-feira (27 de outubro), sábado (28 de outubro) e no domingo (29 de setembro) para verem 89 pilotos em pista.

Luís Alegria está mais perto do título dos Clássicos 1300

O Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 tem estado a inclinar-se para o lado de Luís Alegria (Datsun 1200). Jorge Marques (Toyota Starlet 1300S) perdeu terreno e já está a 24 pontos do piloto do Datsun. Mas com o coeficiente 1.5 nas contas finais, tudo pode ainda acontecer.

Nos H71, José Moreira (Datsun 1200) está na frente de Veloso Amaral (Hillman Imp). Mas na Taça 1000, o piloto do Hillman Imp está na frente do Datsun 1000 de Miguel Barata. Já nos H75, Luís Alegria impõe o seu Datsun 1200 a Pedro Barbosa e Nélson Resende, ambos em Datsun 1200. Nos Legends, claro, impõe-se o Toyota Starlet de Jorge Marques, na frente do Citroen AX Sport de Luís Mendes. Nos H81, o lindíssimo e diferente Austin Metro de Miguel Miguel destaca-se. Finalmente, entre os Fiat Punto do Desafio ANPAC, Pedro Teixeira não tem deixado os seus créditos por mãos alheias e domina na frente de António Alexandre e Rúben Fernandes.

Rui Costa quer vencer campeonato de Clássicos

Entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, o Ford Escort RS de Rui Costa tem estado intratável. Porém, a vantagem pontuável não deixa o piloto tranquilo no caminho do título dos Clássicos. João Novo não desiste e depois das boas corridas no Estoril, vem motivado para dar luta ao líder do campeonato. António Soares segue no terceiro posto.

Nos H75, Rui Costa lidera, mas aqui tem a companhia de António Soares e João Macedo Silva. Isto porque João Novo utiliza um Ford Escort RS1600 de Grupo 5, liderando essa classificação na frente do campeão de 2022, João Cruz, azarado no Estoril.

O líder da classe H71 é o BMW 2800 CS de Domingos Coutinho seguido de Vítor Costa e de Aníbal Rolo.

Os Ford Escort RS 2000 dominam o Grupo 1 com Ricardo Pereira à frente de Nuno Breda. Pedro Poças está na frente de Luís Delgado e de Eduardo Santos nos H81.

BMW domina nos Legends com o título perto das mãos de Paulo Sousa

Paulo Sousa e o seu BMW M3 têm dominado os Legends: oito corridas, quatro “pole position”, seis voltas mais rápidas e oito vitórias! O tal coeficiente 1.5 pode trazer mudanças, mas dificilmente Paulo Vieira e Joaquim Soares, todos em BMW M3, conseguiram evitar a vitória de Paulo Sousa. Curiosamente, estes três pilotos ocupam, exatamente a mesma classificação, nos L99 após as oito corridas já realizadas.  

Por seu turno, nos L90, o BMW M3 de José Meireles é líder do campeonato na frente de Luís Barros Sérgio Pinto. Nos L2000 houve muitas alterações na classificação. O Honda Integra Type R de José Miguel Almeida, mantém a liderança, mas agora é perseguido por José Miguel Ribeiro e Arlindo Beça. Este último lidera a competição dos Trophy na frente do Renault Spider Trophy de José Calazans e do BMW 320iS de Luís Império. Os Legends 1600 têm na frente do campeonato o Honda Civic de Ricardo Dinis, seguido de Gonçalo Novo e de Luís Mota.

Lotus de Francisco Gonçalves é líder dos Super Legends

O Lotus Elise de Francisco Gonçalves, com cinco vitórias em oito corridas, está na liderança do Campeonato de Portugal de SuperLegends – e também da classe Super Extra - na frente de Filipe Ferreira e Rui Silva. A fazer companhia ao Lotus na categoria Super Extra estão João Sousa e a dupla Marco Osório e Marcos Oliveira. Nos SuperTrophy, Filipe Ferreira está na frente de Eduardo Leitão e António Duarte, enquanto nos Super Turismos, o líder é Rui Silva. Na segunda posição seguem a dupla pai e filho, Luís e Valdemar Nóvoa. O terceiro posto é para Marco Pinto Moura.

Como sucede em todas as organizações da ANPAC – desta feita com a colaboração com o AIA Motor Clube – as corridas terão transmissão em “streaming” nas redes sociais da ANPAC (Facebook) e para seguir os tempos e as incidências de toda a atividade em pista, está disponível um “livetiming” que pode aceder em https://getraceresults.com.