Resultados na aposta nos mais novos
O evento de abertura do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España mostrou um elevado nível de pilotagem ao longo do extenso pelotão, e os jovens saídos da FPAK Junior Team da velocidade contribuíram para isso, validando a iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Race Ready.
A formação colocada de pé pela entidade federativa para competir com os ágeis e performantes Ginetta G40 está este ano na sua terceira edição – sendo os seus pilotos em 2025, Diogo Figueiredo Castro, João Faria, Martim Romão, Rodrigo Vilaça, Tomás Gomes e Tomás Martins – estando cinco jovens esperanças que passaram pelos carros ingleses presentes em pista em categorias superiores, o que evidencia a validade da FPAK Junior Team na preparação e formação de jovens para o automobilismo.
Na primeira prova da temporada, Duarte Camelo, Henrique Moura Oliveira, Henrique Ventura Oliveira, Lourenço Monteiro e Rúben Silva mostraram o seu valor e, como aponta o piloto do McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, que divide com José Cautela, a preparação que lhe foi dada pela FPAK Junior Team foi determinante para que pudesse ascender a outros voos. “Apesar de já ter feito a transição do karting para carros dois anos antes de participar no projecto, essa experiência ajudou-me a conhecer outro tipo de automóveis, nomeadamente os GT que era por onde eu me identificava mais e gostava de seguir carreira se possível. Também me apresentou ao composto slick, e posso dizer que essa preparação que eu tive, por estar envolvido no projecto, ajudou bastante no processo de aclimatização a um carro da categoria GT com mais potência e mais aderência”, sublinhou Lourenço Monteiro que é um dos mais experientes do quinteto, depois de passar pela FPAK Junior Team em 2023.
Depois de participarem nesta iniciativa em 2024, Henrique Moura Oliveira e Rúben Silva dividem este ano um BMW M4 GT4 (F82) da Monteiro Competições na divisão GTX, tendo no Algarve estado na luta pela vitória da categoria GTC.
O jovem de Vila Nova de Gaia assume que a FPAK Junior Team foi determinante na sua passagem para as corridas de automóveis. “Ajudou-me muito na transição do karting para o automobilismo, também com a ajuda do César Campaniço, com a adaptação ao mundo dos automóveis e ao bom ambiente que a Monteiros Competições nos deu ao longo da temporada passada”, começou por dizer Henrique Moura de Oliveira, que acrescentou: “a FPAK Júnior Team ajudou-me muito na transição para o GT4 uma vez que fiquei mais familiarizado com a categoria e também, como é óbvio, se não tivesse entrado nesta iniciativa da federação, não iria estar no lugar onde estou presentemente na minha carreira”.
Rúben Silva, o colega de equipa do gaiense, sublinha também a importância da FPAK Junior Team e na forma como este programa prepara os jovens pilotos: “é uma rampa de lançamento. Não só ganhámos experiência, como também estrutura. Chegámos à GT4 com o pé direito porque tivemos esta base. Acho mesmo que projectos como o FPAK Júnior Team são fundamentais para o futuro do automobilismo português. Há talento em Portugal e, quando nos dão as ferramentas certas, conseguimos mostrar resultados”.
O piloto do BMW M4 GT4 (F82), natural de Faia (Sernancelhe), aponta que aprendeu “a trabalhar de forma profissional, tanto dentro como fora de pista. Tivemos a sorte de contar com a Monteiros Competições, que nos deram um apoio incrível, e com o César Campaniço, que foi um verdadeiro mentor. Ele ajudou-nos a perceber como se trabalha num paddock a sério: como preparar o fim-de-semana, como analisar dados, como comunicar com engenheiros e como pensar como um piloto profissional”.
Henrique Ventura Oliveira, como os restantes jovens, assinou uma prestação prometedora no Algarve aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport que divide com Luca Savu e assume que, sem a FPAK Junior Team talvez ainda não tivesse ascendido aos automóveis. “Sem este programa não teria dado o salto para a velocidade tão jovem, tendo me aberto portas que antes não teriam sido abertas, e por isto considero esta iniciativa fundamental. Aprendi como funciona um carro de competição, uma equipa e apresentou-me as melhores pistas de Portugal e Espanha”, afirmou o jovem piloto da Ericeira.
Igualmente em destaque na prova de abertura de temporada esteve Duarte Camelo, membro do primeiro FPAK Junior Team da velocidade, em 2023, que em Portimão, no início da sua terceira temporada na velocidade, conquistou a primeira vitória do ano na divisão GTX, dividindo o volante de um Porsche Cayman CS com Pompeu Simões.
O jovem piloto que enverga as cores da Speedy Motorsport sublinha a forma como a iniciativa o preparou para outros voos: “a experiência fez com que eu tivesse oportunidade de conhecer novos pilotos e abraçasse um novo projecto na velocidade, como está acontecer este ano. Desde o ‘coach’ César (Campaniço) até à equipa Monteiros Competições tudo se enquadra na preocupação para que tudo corra bem com os pilotos mais novos. O facto de estar em competição junto de tantos bons carros dá-nos um pouco de receio na fase inicial, mas depois tudo fica tranquilo”.
O sucesso da FPAK Junior Team tem sido evidente, como se pode verificar pelos relatos na primeira pessoa, e Rúben Silva vai mais longe: “acredito que este apoio não deve parar por aqui. O projecto só faz sentido se tiver continuidade, se puder acompanhar os pilotos até darem o salto final para o profissionalismo. E é isso que queremos, continuar a representar este projecto com resultados, dedicação e seriedade, mostrando que o investimento vale a pena”.
Diogo Figueiredo Castro, João Faria, Martim Romão, Rodrigo Vilaça, Tomás Gomes e Tomás Martins são as jovens esperanças na calha, as primeiras indicações são muito positivas, esperando-se que também eles possam subir na grelha de partida em 2026.