Arranque vibrante dos Clássicos no Estoril
Após as sessões de testes promovidas pela ANPAC no sábado, no mesmo palco do Welcome Fall Estoril 2025 - o Autódromo do Estoril -, o dia começou com as sessões de treinos cronometrados e as primeiras corridas do programa, que comprovaram a energia positiva dos Campeonatos de Portugal de Velocidade de Legends, Clássicos e Legends 1300, Super Legends e Clássicos.
O pelotão do Campeonato de Portugal de Velocidade de Legends foi o primeiro em pista, com os pilotos a tentarem alcançar a melhor posição em pista para o arranque da corrida. Luís Liberal (BMW E30 M3) foi o mais rápido da sessão de 25 minutos, com a melhor volta em 1:50.912s, além de o ter sido na categoria L99, enquanto Joaquim Soares, aos comandos do BMW M3 E36 com o número 62, ficou a 5.5s da ‘pole position’. Paulo Lima (BMW E30 M3), entre os concorrentes da L90, foi o melhor posicionado nos cronos com o melhor tempo em 1:57.419s, saindo da terceira posição da grelha.
Seguiram-se os concorrentes do Campeonato de Portugal de Velocidade de Super Legends, numa sessão que esteve interrompida durante alguns minutos, na mesma altura em que Sérgio Monteiro (Honda Civic Type R), concorrente da classe Super Turismo, liderava a tabela de tempos com 1:58.449s, secundado por Francisco Gonçalves (Lotus Elise) em Super Extra. A situação alterou-se após esta paragem sob bandeiras vermelhas, com o piloto do Lotus Elise a passar para a liderança e com Hélder Moura (Volvo 850 R), também da categoria Super Extra, no segundo posto, enquanto Monteiro caiu para terceiro. Os três pilotos mantiveram as suas posições até ao restante dos 25 minutos da sessão, com Gonçalves a registar o tempo de 1:51.982s.
Com um programa a cumprir durante todo o dia de domingo, as máquinas do Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos fizeram-se à pista do Estoril para a sua sessão de cronometrados. Foi uma sessão dominada pelos Porsche 911 RSR da classe H75, os carros mais rápidos em pista. João Macedo Silva passou para a frente da tabela de tempos, com Bruno Santos e Cláudio Vieira, todos aos comandos da máquina germânica, na luta pela primazia na grelha. Seguiam-se três Ford: Rui Costa (Ford Escort RS1800), dos H75, no meio de João Novo e João Cruz, ambos em Ford Escort MK1 pertencentes ao Grupo 5.
Macedo Silva terminou a sessão com o tempo mais rápido, rodando em 1:50.315s, menos 1.6s que Bruno Santos.
É no Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos e Legends 1300 que podemos encontrar a maior lista de inscritos do Welcome Fall Estoril 2025, tendo sido o último grupo de pilotos a entrar em pista para a sessão de treinos cronometrados.
Carlos Cruz (Datsun 1200 Coupé) foi o mais rápido, com o tempo de 2:04.740s, seguido por Pedro Barbosa (Datsun 1200), ambos da classe Clássicos, enquanto Paulo Mendes (Citroën AX Sport) foi o terceiro da tabela de tempos, defendendo as “cores” da categoria Legends 1300.
CPV Legends: Luís Liberal não deu hipótese
Com 21 pilotos à partida para a Corrida 1 e com Luís Liberal na frente do pelotão, tudo estava preparado para o início de 25 minutos intensos entre as diversas classes dos Legends.
Liberal não conseguiu segurar Joaquim Soares, que passou para a frente do pelotão, enquanto Paulo Lima também deixou o ‘polesitter’ para trás na passagem pela primeira curva, algo de curta duração. Ainda não tinha terminado a primeira volta e Luís Liberal regressava à liderança, passando com 1.8s para Joaquim Soares na luta pela vitória entre os L99. Nos L90, Paulo Lima estava na frente da L90, com João Novo (Ford Sierra RS500) a tentar aproximar-se.
Apesar de serem de categorias diferentes, Paulo Lima levou o seu BMW ao segundo posto da geral, imiscuindo-se entre Liberal e Soares.
Gonçalo Novo (Peugeot 1600) ficou parado na zona da chicane, obrigando à entrada do Safety Car com cerca de 12 minutos para o final da corrida inicial do CPV Legends. Quando esta situação ficou resolvida e o SC saiu de pista, restavam 9 minutos para o final da prova, mantendo-se tudo igual na frente, apesar de Joaquim Soares tentar recuperar o segundo posto da geral a Paulo Lima. Pouco depois, Pedro Lisboa (Peugeot 306) teve de entrar na box, tendo caído na classificação, assim como aconteceu com Fábio Mota (Citroën Saxo Cup).
Com menos de 5 minutos para o final da corrida, Carlos Neves (Renault Megane) sentiu dificuldades para manter o carro em pista, ao mesmo tempo que Joaquim Soares pressionava fortemente Paulo Lima.
Luís Liberal venceu sem dificuldades a corrida 1 do CPV Legends à geral, conseguindo ainda o triunfo entre os L99, com Paulo Lima a alcançar o segundo posto da geral, o melhor entre os L90. Atrás deste, Joaquim Soares terminou no segundo posto entre a categoria L99, enquanto Daniel Moreira (BMW E36 M3) foi terceiro na classe.
No pódio da L90, e ao lado de Paulo Lima, terminaram João Novo e António Silva (Honda Civic), enquanto nos Trophy, Pedro Bartolomeu (Renault Spider) saiu vencedor, com Luís Império (BMW 320is) e Carlos Neves a secundá-lo.
Na Taça Legends 1600 triunfou Nuno Matias (Citroën Saxo) e na Taça Legends 2000 foi Pedro Bartolomeu.
CPV Super Legends: Bandeiras vermelhas terminam corrida bem animada
Foi uma corrida 1 bem animada entre os Super Legends, mas que foi interrompida sob bandeira vermelha, necessária para a retirada de um dos carros do pelotão da caixa de gravilha na curva 1 do Autódromo do Estoril.
Francisco Gonçalves não se sentiu importunado após o arranque da corrida 1 dos Super Legends, enquanto atrás de si as ultrapassagens se sucediam. Hélder Moura manteve a segunda posição na categoria Super Extra, mas atrás de si, Sérgio Monteiro liderava a Super Turismo e Eduardo Machado (Honda Type R) era líder entre os Super Trophy, com uma luta muito interessante entre António Duarte (Renault Clio 2 Cup) e Eleutério Duarte (Renault Clio RS2), também desta classe.
A cerca de 15 minutos do final da corrida, o azar bateu às portas de Eleutério Duarte, que deixou de pressionar António Duarte, e Hélder Moura. Ambos os pilotos tiveram de parar as suas máquinas na pista, levando à entrada do Safety Car pela segunda corrida consecutiva. Com o regresso à condição de bandeira verde, Gonçalves manteve a sua liderança intocável, com Sérgio Monteiro atrás e a liderar os Super Turismo. A luta entre António Duarte, Eduardo Machado e Luís Mendes (Honda Type R) durou algumas voltas, apesar de categorias diferentes.
A cinco minutos do final foi preciso um novo período de Safety Car, com Pedro Barbosa (Honda Type R) a ficar parado na caixa de gravilha, tendo levado, mais tarde, à interrupção da corrida sob bandeiras vermelhas. Um incidente entre Nuno Santos e Pedro Barbosa ficou sob investigação do Colégio de Comissários Desportivos.
No final, Francisco Gonçalves saiu triunfante na categoria Super Extra, seguido de Diogo Cavaco (BMW E36 320I) e Pedro Oliveira (Volkswagen Golf GTI), enquanto Sérgio Monteiro foi vencedor da Super Turismo, com Eduardo Machado e Daniel Oliveira (Renault Clio RS). Na categoria Super Trophy foi António Duarte (Renault Clio RS Cup), seguido de Luís Mendes (Honda Type R) e Estevão Oliveira (Honda Type R).
CPV Clássicos: Triunfo esclarecedor de João Macedo Silva
Após a largada, João Macedo Silva manteve o primeiro posto, perseguido por Bruno Santos numa luta entre carros da marca Porsche e da categoria H75. Com a queda de Cláudio Vieira na classificação, João Novo assumiu o terceiro posto da classificação geral, primeiro entre os Grupo 5. No entanto, após alguns minutos, Rui Costa ultrapassou o Ford amarelo de Novo, assumindo o terceiro posto.
Na volta 3, a 18 minutos do final, Tiago Santos (Porsche 911 RSR) teve uma saída de pista no final da reta da meta, resultando na entrada do Safety Car e na anulação de todas as vantagens obtidas até aquele momento.
Muito rapidamente a situação foi resolvida pelos comissários do Estoril, as posições mantinham-se inalteradas, com Macedo Silva a ser perseguido por Bruno Santos e Rui Costa. Um pouco mais atrás, João Novo passou a ser pressionado por João Cruz, na luta pela liderança do Grupo 5.
Com o líder da classificação a fugir dos seus adversários, Rui Costa imprimiu um ritmo frenético para se aproximar da traseira do Porsche de Bruno Santos, conseguindo ultrapassá-lo na volta 7. Ainda nessa volta, João Cruz passou para a frente do Grupo 5, mas João Novo não desistiu e respondeu à manobra do adversário, recuperando a posição.
Até ao final da corrida, a luta de maior relevo foi entre João Novo e João Cruz, a que Claúdio Vieira se juntou nas últimas voltas. O piloto do Porsche da classe H75 pressionou João Cruz, mas sem conseguir ter espaço para tentar a ultrapassagem, tendo terminado na sexta posição da classificação geral, quarto entre a sua categoria.
João Macedo Silva triunfou à geral e na H75, seguido de Rui Costa e Bruno Santos da mesma classe. João Novo foi secundado por João Cruz e Luís Nunes (Ford Escort MK1), enquanto Eduardo Santos (Porsche 924) foi o vencedor dos H81, com Ewen Sergison (Porsche 924) e Pedro Bethencourt (Chevrolet Corvette) a acompanhá-lo no pódio da classe. Filipe Nogueira (Lotus Elan) saiu vencedor entre os H71.
CPV Clássicos e Legends 1300: Luta pela vitória até à linha de meta
Estava a ser uma boa corrida e um período de Safety Car perto do final da prova, alterou por completo as feições da classificação, dando uma luta incrível até aos metros finais pela vitória na prova inaugural do CPV Clássicos e Legends 1300.
Foi uma boa largada de Carlos Cruz que manteve a posição dianteira do pelotão, primeiro entre os Clássicos e segurando Pedro Barbosa, que trazia atrás de si o líder dos Legends 1300.
Pouco tempo passado após o início de prova, Miguel Miguel (MG Metro) ficou parado junto à pista, tendo apenas sido necessário o aceno de bandeiras amarelas.
Enquanto se mantinha tudo igual na frente, era muitas lutas entre os concorrentes da classe City e no Desafio ANPAC. João Arantes (Toyota Starlet 1.3S) ultrapassou Duarte Trindade (Peugeot 106), numa batalha pelo segundo posto entre os Legends 1300, quinto lugar da classificação geral.
A cerca de 15 minutos do final da corrida, o Datsun 1200 Coupé deixou ficar mal Carlos Cruz, que teve de encostar à entrada da parabólica do Estoril, deixando Pedro Barbosa isolado na frente, seguido de Paulo Mendes e Nuno Soares (Datsun 1200). O Safety Car foi obrigado a entrar em pista, colocando a corrida em suspenso. A prova voltou ao ritmo normal a 4 minutos do final, com João Arantes a perder posição para Duarte trindade ao mesmo tempo que Nuno Soares pressionava Paulo Mendes, tendo conseguido ultrapassar o adversário. No entanto, Paulo Mendes regressou ao segundo posto da classificação geral, até que Nuno Soares ter tirado o melhor do seu carro na reta da meta, conseguindo passar de terceiro para primeiro e Pedro Barbosa, após ter tido dificuldade em segurar o Datsun no final da curva 1, ter perdido a posição para outro carro. Seguia Nuno Soares, Paulo Mendes e Pedro Barbosa juntos até à última volta, com Pedro Barbosa a conseguir ultrapassar Paulo Mendes quase em cima da linha de meta e por poucos centímetros.
Nuno Soares venceu entre os Clássicos, além de triunfar à geral, seguido de Pedro Barbosa e João Braga (Datsun 1200), enquanto Paulo Mendes – terceiro à geral – foi o melhor entre os Legends 1300, na frente de João Arantes e Duarte Trindade. Entre os concorrentes da Stock Cup, Frederico Formiga (Honda Jazz) terminou na frente, com Filipe Monteiro (Opel Corsa) e Frederico Castro (Rover 25) a subirem ao pódio desta classe. No Desafio ANPAC quem venceu foi Daniel Gouveia perseguido por António Costa e Daniel Pereira, todos aos comandos de Fiat Punto 85S. Na categoria City, Afonso Inácio foi o vencedor, enquanto Pedro Antunes foi o segundo classificado e Ricardo Cruz o terceiro. Os três pilotos conduziram os Citroën C1.