Campeonato de Portugal de Karting Toyota arranca com corridas intensas em Viana do Castelo

Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Frederico Peters, João Pedro Rodrigues, Martim Meneses, Gustavo da Silva, Francisco Iglésias e Tomás Dias venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a primeira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

 Com 91 participantes, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está bastante animada em todas as categorias. Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou hoje uma grelha de 33 pilotos, tendo Diogo Pinto (Tonykart) sido o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 44,235s. Na manga de qualificação, venceu Pedro Cachada (Tonykart), na frente de Frederico Peters (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Diogo Pinto (Tonykart) e João Miguel Oliveira (Tonykart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 18 voltas, Frederico Peters arrancou bem e manteve-se na frente do pelotão, mas à passagem da terceira volta foi Diogo Pinto a assumir o comando, que foi alternando com Francisco Macedo (CRG). A corrida acabou por ter um final muito emocionante, sendo exemplo disso o facto dos cinco primeiros classificados terem ficado separados por 0,294s! Frederico Peters acabou por ver a bandeira xadrez na primeira posição, seguindo-se Francisco Macedo, João Dinis (CRG), Diogo Marujo (Redspeed) e Diogo Pinto.

Henrique de Oliveira (LN) viu a bandeira xadrez na sexta posição (‘colado’ a Diogo Pinto), mas o piloto de Vila Nova de gaia viria a ser penalizado e caiu para a 13.ª posição, tendo Diogo Castro sido promovido ao sexto lugar, com Francisco Serôdio (Redspeed), Pedro Cachada, Rodrigo Vilaça (CRG) e Rafael Rajani (Kosmic) – que arrancou da 31.ª posição e recuperou 21 lugares – a fechar o top-10! Na X30 Master, vitória para João Pedro Rodrigues (Birel ART).

Categoria X30 Super Shifter

Rodrigo Ferreira (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com uma volta em 42,555s. Na manga de qualificação, Rodrigo Ferreira voltou a ser mais o forte, na frente de Henrique Cruz (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Hugo Marreiros (Tonykart) e Joseph Oliveira (LenzoKart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira esteve muito forte. O piloto do Porto arrancou muito bem da pole-position e à passagem da terceira volta já dispunha de uma margem muito confortável para a concorrência. Rodrigo Ferreira entrou em ‘modo de gestão’ e acabou por vencer com naturalidade à geral e na Sénior, tendo também rubricado a volta mais rápida em 42,766s.

O ‘rookie’ Henrique Cruz também fez uma corrida muito positiva e foi um tranquilo segundo classificado à geral e na Sénior, enquanto que a luta pelo terceiro lugar foi muito intensa entre Joseph Oliveira, Rodrigo Lessa (Birel ART) e Luís Alves (CRG), tendo o primeiro acabado por levado a melhor e Lessa segurado o quarto lugar, enquanto que Alves acabou por ser penalizado e caiu para o sétimo lugar da geral e sexto entre os seniores. Hugo Marreiros fechou o top-5 à geral e venceu na Master, enquanto Paulo Martins (FA) triunfou na Gentleman.

Categoria Júnior

Santiago Alves (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 54,581s. Na manga de qualificação, o piloto de Sintra voltou a ser o mais forte, na frente de Tomás Gomes (Kosmic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Martim Marques (FA) e Gabriela Teixeira (Kart Republic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 18 voltas, Santiago Alves largou da pole-position e liderou até à passagem da 11.ª volta, altura em que Martim Marques passou para o comando, tendo depois, na 15.ª volta, sido a vez de Tomás Gomes assumir a liderança. Contudo, no decorrer na 17.ª volta, Martim Meneses, que arrancou da 13.ª e penúltima posição, passou para o comando e não mais o largou até final, fazendo uma corrida para mais tarde recordar… e com a volta mais rápida em 45,158s.

A indefinição dos lugares seguintes manteve-se até à bandeira xadrez, tendo, no entanto, Tomás Gomes garantido o segundo lugar e Santiago Alves completado o pódio. Gabriela Teixeira cruzou a meta na quarta posição, mas uma penalização levou-a para o oitavo posto, pelo que foi Martim Marques o quarto classificado e João Barros (Parolin), fechou o top-5. António Macedo (CRG) fez uma boa corrida e garantiu o sexto lugar, seguindo-se Maximiano Radeck (Redspeed), Gabriela Teixeira, Diogo Caetano (Birel ART) e Afonso Azevedo no top-10.

Categoria X30 Mini

Jan Rodrigues (FA) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 54,552s. Na manga de qualificação, venceu Gustavo da Silva (Birel ART), na frente de Afonso Lopes (Kart Republic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Guilherme Morgado (Birel ART) e Jan Rodrigues (FA) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Gustavo da Silva tirou o melhor proveito da pole-position para liderar a corrida de princípio a fim e entrar assim a vencer no Campeonato de Portugal de Karting de 2023. Contudo, o piloto de Cascais não teve tarefa fácil, dado que Guilherme Morgado, seu colega de equipa, deu excelente réplica rodando durante toda a corrida praticamente colado à traseira do seu kart. O piloto de Loures foi assim um honroso segundo classificado, enquanto que o derradeiro lugar do pódio ficou definido na última volta, a favor de Afonso Lopes, tendo Romeu Mello (DAP) e Leonor Rocha (Parolin) – autora da volta mais rápida em 49,914s – fechado o top-5.

Jan Rodrigues (FA) terminou na sexta posição, seguindo-se Francisco Correia (Kart Republic) – que arrancou da 15.ª posição –, Vicente Capela (Parolin), Mario Silva Lora (Kart Republic) e Vicente Rodrigues (DR) no top-10.

 

Categoria Cadete 4T

Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 57,617s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também triunfou e teve a seu lado Martim Gomes (Birel ART) na primeira linha da grelha para a Final, com Artur Loureiro (Parolin) e Diogo Baptista (Charles Leclerc) a partirem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 11 voltas, Francisco Iglésias voltou a dominar todos os acontecimentos e venceu com uma expressiva vantagem para o resto da concorrência, tendo ainda rubricado a volta mais rápida em 53,534s.

A indecisão quanto ao segundo classificado manteve-se até final, tendo Artur Loureiro acabado por levar a melhor sobre Martim Gomes, que completou o pódio. Diogo Baptista foi um tranquilo quarto classificado e Lourenço Antunes (Birel ART) também rodou na quinta posição desde o início até ao final da corrida. Luís Fernandes (Birel ART) garantiu o sexto lugar, na frente de Miguel Baião (Kosmic) e de Martin Rodrigues (FA), enquanto Tiago Caetano (Birel ART) foi forçado a abandonar à passagem da segunda volta.

Categoria Iniciação

Enzo Santos (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m25,080s. Na manga de qualificação, venceu Tomás Dias (Birel ART) na frente de Enzo Santos, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com José Diogo Martins (Birel ART) e Miguel Barbosa (Charles Leclerc) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Tomás Dias arrancou bem e assumiu a liderança, sendo, contudo, bastante pressionado pela concorrência. Enzo Santos ainda passou pelo comando no decorrer na quarta volta, mas na última Tomás Dias recuperou a primeira posição e acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez. Miguel Barbosa foi um meritório segundo classificado e Enzo Santos completou o pódio, com a volta mais rápida em 1m20,803s. José Diogo Martins, que rodou ‘colado’ aos três primeiros classificados, garantiu o quarto lugar e Tomás Fontes (Birel ART) fechou o top-5.

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta primeira jornada dupla em Viana do Castelo, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING