Rui Ribeiro bisa em Portimão na estreia em 2023!

As mais de três dezenas de inscritos, o Group 1 Portugal e o Troféu Mini a presentaram-se no Algarve Welcome Spring para duas corridas de 40 minutos sob um sol primaveril Autódromo Internacional do Algarve.


Corrida 1

Faltando apenas 5 minutos para as 10 da manhã, quando o pelotão do Group 1 e do Troféu Mini recebeu ordem de partida. Com os “bravos” da armada Escort a liderar o pelotão de mais de 30 bólides e onde Paulo Viera era o ditador da cadência.

Com o apagar das luzes, o cantar dos variados motores ecoou pelo Paddock algarvio e com uma reação ao semáforo notável, Rui Azevedo catapultou o seu Ford Escort RS2000 para a dianteira do pelotão, deixando Paulo Vieira na mira do seu retrovisor. António Maia seguiu Ribeiro e instalou-se no segundo posto deixando o “Poleman” no terceiro posto.

Mais atrás, o VW Golf GTi da família Gaspar mantinha a liderança da categoria H81-1600, com a dupla Cabral Menezes / Mello-Breyner atrás de si. Entre os Production Cup, iniciava-se uma autêntica luta de titãs, Alberto Xavier tinha sido o mais veloz no dia anterior, no entanto a dupla Gordo/ Ferreira estava com ganas de vencer, mas sempre com a ameaça da dupla Félix Ribeiro/Correia. No Troféu Mini, o Mini Cooper #42 de António Gago estava sob ameaça do carro nº7 conduzido por José Paradela e do vencedor de 2021, Nuno Dias. Assistíamos a um começo frenético dos pequenos citadinos britânicos.

As mais de três dezenas de inscritos, o Group 1 Portugal e o Troféu Mini a presentaram-se no Algarve Welcome Spring para duas corridas de 40 minutos sob um sol primaveril Autódromo Internacional do Algarve.


Corrida 1

Faltando apenas 5 minutos para as 10 da manhã, quando o pelotão do Group 1 e do Troféu Mini recebeu ordem de partida. Com os “bravos” da armada Escort a liderar o pelotão de mais de 30 bólides e onde Paulo Viera era o ditador da cadência.

Com o apagar das luzes, o cantar dos variados motores ecoou pelo Paddock algarvio e com uma reação ao semáforo notável, Rui Azevedo catapultou o seu Ford Escort RS2000 para a dianteira do pelotão, deixando Paulo Vieira na mira do seu retrovisor. António Maia seguiu Ribeiro e instalou-se no segundo posto deixando o “Poleman” no terceiro posto.

Mais atrás, o VW Golf GTi da família Gaspar mantinha a liderança da categoria H81-1600, com a dupla Cabral Menezes / Mello-Breyner atrás de si. Entre os Production Cup, iniciava-se uma autêntica luta de titãs, Alberto Xavier tinha sido o mais veloz no dia anterior, no entanto a dupla Gordo/ Ferreira estava com ganas de vencer, mas sempre com a ameaça da dupla Félix Ribeiro/Correia. No Troféu Mini, o Mini Cooper #42 de António Gago estava sob ameaça do carro nº7 conduzido por José Paradela e do vencedor de 2021, Nuno Dias. Assistíamos a um começo frenético dos pequenos citadinos britânicos.

 

Contudo o Autobianchi A112 Abarth da dupla Marques/ Monteiro não evitou uma saída de pista que ditava o fim prematuro da pequena máquina italiana e com ele, o início de um período de Safety-Car. O frenesim das trocas de posição acalmava e os pilotos começavam a criar novas estratégias para os cerca de 35 minutos de corrida que tinham pela frente.

Quando a direção de corrida ordenou a recolha do carro de segurança após 5 voltas, os agora 34 carros retomaram o ritmo de corrida e um par de voltas a seguir abria-se a janela para a troca de pilotos e a azafama no Pit Lane iniciava-se.

Com um só objetivo em mente, vencer, Rui Ribeiro conquistava a liderança para nunca mais a perder, apenas a 3 voltas do final. O piloto do Ford Escort, superava assim a dupla familiar de Paulo e Bruno Lima, segundos entre os H81-2000 e Rui Azevedo. Azevedo que perdera a liderança da classificação após a paragem obrigatória.

A dupla Maia/Serras seguia-se com João Mira Gomes e Nuno Afoito no quinto posto seguidos de Rui Silva Carvalho em Porsche 924 e Paulo Vieira a completar as contas da Categoria.

Nos H81-1600, mãe e filho celebraram a vitória da categoria, logo no Dia Internacional da Mãe. Madalena Gaspar e Fernando Mayer Gaspar levaram o VW Golf GTi ao lugar mais alto do pódio na frente de Manuel Cabral Menezes e Manuel Mello Breyner. Com a dupla dos irmãos Carlos e Nuno Matos a completar a classificação.

Entre os H81- Max, o Ford Capri 3000 dos “manos” Fresco conquistava a primeira vitória do presente ano com Miguel Sardo e Diogo Cavaco a subirem ao lugar intermédio do pódio ao volante de um Porsche 924. António Veiga Lopes levou o seu Ford Escort RS2000 MKI ao triunfo da H75-2000, terminando a corrida na frente da dupla na categoria “convidado” Rui Moura e António Duarte em VW Golf MKI.

Nos Production Cup, o primeiro triunfo de 2023 sorria à dupla de Pedro Gordo e Rúben Ferreira. Gordo / Ferreira superava os experientes Manuel Matos e Luís Santa Barbara e o regressado Francisco Marrão no conhecido Datsun 1200 “Vaca Louca”. A dupla Félix Ribeiro/ Correia eram quartos com Ricardo Marcelino a completar o TOP 5 dos Production Cup. Jorge Rodrigues, Ventura/Cunha, Alberto Xavier, a dupla familiar de pai e filho Sampaio recebiam a bandeirada de xadrez pela ordem descrita acima.

No Troféu Mini a vitória ao fim de 40 árduos minutos era entregue à dupla Paradela/Pereira, com António Gago a ser segundo e o regressado João Silva a completar o pódio. A dupla composta pelo conhecido Nuno Dias e o estreante oriundo do karting Rodrigo Silva via a bandeira de xadrez na quarta colocação e Tomás Pinto Abreu, que sofrera contratempos mecânicos logo na largada da corrida, completava a classificação.

Corrida 2

Com o Group 1 e o Troféu Mini a terem a honra de completaram o programa desportivo de luxo do Algarve Welcome Spring, os 28 carro ainda capazes de alinhar, perfilaram-se na grelha de partida com os seus pilotos e equipas técnicas ansiosos pela bandeira verde.

Rui Ribeiro era quem saía da primeira posição após ter vencido a primeira corrida, com Paulo Viera a seu lado, o vencedor de 2022 estava com boas expetativas para este segundo embate com o traçado algarvio. Rui Azevedo era terceiro e a dupla António Maia e José Mestre Serras quartos.

Com a ordem da direção de corrida, os 28 carros aceleraram em direção à primeira curva e sem incidentes de notar todos conseguiram passar. Com algumas trocas de posição pelo miolo do pelotão. No entanto um contacto entre Paulo Vieira, que não conseguiu abrandar o seu Ford Escort RS2000 e Rui Azevedo veio chamar pela segunda vez o carro de segurança neste fim de semana de estreia do Group 1 Portugal em 2023. Se na primeira corrida, o Safety Car neutralizou a corrida por 5 voltas, desta vez foram necessárias 6 voltas para que o público presente pudesse ouvir os motores a rugirem com as rotações a aumentar. Com este período de neutralização o período de paragens obrigatórias era adiado e quando o safety car saiu de cena, com ele, muitas equipas aproveitaram para cumprir o seu handicap imposto por regulamento.

Com o baralhar das classificações e o espalhar dos, agora, 27 carros (a dupla Ventura / Cunha era excluída da corrida por ter necessitado de ajuda mecânica para retomar à corrida após uma breve passagem pela gravilha) só com o cair da bandeira de xadrez é que as contas, “bateram certo”.

Rui Ribeiro triunfava pela segunda vez no fim de semana e concluía assim um fim de semana de sonho. Ribeiro era acompanhado por António Maia / José Mestre Serra no segundo Lugar e João Mira Gomes / Nuno Afoito no terceiro posto.  A dupla de Paulo e Bruno Lima eram quartos com Rui Silva Carvalho no seu Porsche a ser 5º, Paulo Vieira que cumprira um” Drive Through” concluía o fim de semana no sexto posto.

Nos H81-1600, Manuel Cabral Menezes e Manuel Mello Breyner triunfavam na frente Carlos e Nuno Matos em carro idêntico, VW Golf GTi e Madalena Gaspar/ Fernando Mayer Gaspar a concluírem o pódio.

Miguel Sardo/ Diogo Cavaco venciam e convenciam na H81-MAX na frente dos “manos” António e José Fresco no seu Ford Capri 3000. Veiga Lopes conquistava, uma vez mais, os louros na H75-2000.

Nos Production Cup, uma vez mais, à semelhança da primeira corrida, a dupla de Pedro Gordo e Rúben Ferreira garantiam a vitória. Estes foram seguidos por Francisco Marrão e Manuel Matos/Luís Santa Bárbara. Com os lugares do pódio completos, Ricardo Marcelino, Félix Ribeiro/Correia e Jorge Rodrigues concluíam a passagem pelo circuito algarvio pela ordem descrita acima.

 

No Mighty Mini, a dupla de Nuno Dias e Rodrigo Silva subia ao lugar mais desejado do pódio com a companhia de João Silva e José Paradela / Rafael Pereira. Tomás Pinto Abreu terminava na quarta posição na frente de António Gago.

O Group 1 Portugal e Troféu Mini regressam nos próximos dias 22 e 23 de Julho no circuito do Estoril.

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