Campeonato de Portugal de Karting Toyota com excelentes primeiras corridas em Braga

Rodrigo Ferreira, André Serafim, Paulo Martins, Francisco Macedo, João Pedro Rodrigues, Santiago Alves, Gustavo da Silva, Francisco Iglésias e Miguel Barbosa venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a quarta jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Com 98 participantes, a quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota proporcionou hoje excelentes corridas no traçado de Braga. Novamente com mais de três dezenas de concorrentes na categoria X30, Francisco Macedo (CRG) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, ao conseguir uma volta ao traçado bracarense em 53,693s. Na manga de qualificação, o líder do campeonato voltou a mostrar o seu excelente momento de forma, triunfando na frente de Henrique de Oliveira (LN), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final, logo na frente de Diogo Pinto (Tonykart) e Rafael Rajani (Kosmic).

Na Final, disputada em 16 voltas, o piloto de Braga repetiu a ‘fórmula’ usada em várias corridas este ano, fazendo um arranque perfeito e depois gerindo o andamento dos seus adversários a partir da frente, vencendo a Final com 1,6s de vantagem sobre Diogo Castro (Redspeed), autor de uma boa recuperação. Henrique de Oliveira também continua muito consistente na luta pelas primeiras posições e ocupou o 3.º lugar do pódio em Braga.

João Dinis (CRG) também fez uma prova em crescendo este sábado, terminando a Final às portas do pódio, na 4.ª posição, logo na frente de Diogo Pinto e de Santiago Ribeiro (Birel ART), que conseguiu subir 10 posições na corrida decisiva.

Frederico Peters (FA) foi o 7.º classificado, na frente de dois pilotos que estiveram sempre em recuperação, Rodrigo Vilaça (CRG) e João Miguel Oliveira (Tonykart). O top 10 ficou completo com Diogo Marujo (Redspeed). Nos Master, vitória para João Pedro Rodrigues (Birel ART) e na classe feminina triunfo para Margarida Furtado (Tonykart).

Categoria X30 Super Shifter

Rodrigo Ferreira (Sodi) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com uma volta em 52,085s. Na manga de qualificação, o piloto do Porto voltou a ser o mais forte, na frente de André Serafim (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Henrique Cruz (Birel ART) e o ‘rookie’ Mário Borges (Tonykart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Rodrigo Ferreira assumiu a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, obtendo um triunfo importante para as contas do campeonato. Contudo, o piloto do Porto contou com forte oposição, sobretudo de Luís Alves (CRG), que depois de largar do 18.º lugar, à passagem da quarta volta já se encontrava no segundo posto, a lutar pela vitória. O piloto de Guimarães, foi, no entanto, um meritório segundo classificado, com a volta mais rápida em 52,874s.

O regressado André Serafim (Birel ART) também pressionou Rodrigo Ferreira nas primeiras duas voltas, mas depois passou a travar um duelo com Henrique Cruz (Birel ART), tendo este ficado mesmo com a terceira posição e o piloto de Loivos com o quarto lugar e a vitória na classe Master. Mário Borges (Tonykart) estreou-se na categoria e fechou o top-5, na frente de Hugo Marreiros (2.º Master), que recuperou do 19.ª até à 6.ª posição. Por sua vez, Paulo Martins (Charles Leclerc) garantiu um positivo sétimo lugar à geral, mas mais importante foi ter ganho a classe Gentleman.

Categoria Júnior

Na sessão de treinos cronometrados, Tomás Gomes (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 55,669s. Na manga de qualificação, o líder do campeonato, Martim Meneses (Redspeed) foi o mais forte, terminando na frente de Tomás Gomes e de Tomás Lemos (Birel ART), com Santiago Alves (Parolin) logo atrás. Estes pilotos ocuparam as duas primeiras linhas da grelha de partida para a corrida decisiva.

Na Final, disputada em 16 voltas, Martim Meneses liderou a fase inicial mas os karts do madeirense e de Tomás Lemos tocaram-se quando estavam logo na frente de Tomás Gomes, num incidente que relegou Tomás Lemos para o fundo do pelotão. Tomás Gomes passou para a frente, mas o bracarense e Martim Meneses tocaram-se numa zona de travagem e dessa manobra resultou uma penalização a Tomás Gomes, que desceu ao segundo lugar final. Martim Meneses também sofreu uma penalização e caiu do primeiro para o terceiro lugar, tendo assim Santiago Alves ganho a corrida.

Diogo Caetano (Birel ART) também esteve em bom plano e recuperou três posições, ficando às portas do pódio.

Tal como tinha acontecido na manga de qualificação, Gabriela Teixeira (Kart Republic) fechou o top 5 e Tomás Fernandes (Kosmic) foi o 6.º classificado, logo na frente do jovem angolano Jorge Saraiva (Kart Republic), que conseguiu recuperar seis lugares rumo ao 7.º posto. João Barros (LN) repetiu o 8.º lugar da manga de qualificação, na frente de Oliver Benes (Redspeed) e Martim Marques (FA), que também terminaram entre os 10 primeiros.

Categoria X30 Mini

Romeu Mello (KR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m00,452s. Na manga de qualificação, venceu Gustavo da Silva (Birel ART), na frente de Romeu Mello, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Correia (KR) e Jan Rodrigues (FA) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Gustavo da Silva arrancou da pole-position e rapidamente assumiu o controlo da corrida, tendo mesmo a partir da segunda volta ficado logo com alguma vantagem para a concorrência. O andamento forte do jovem piloto de Cascais permitiu-lhe cimentar ainda mais a sua liderança, não mais a largando até final, para assim festejar uma vitória clara e com a volta mais rápida em 1m01,276s.

O principal interesse da corrida recaiu, inclusive, na luta acesa entre Afonso Lopes (KR) e Romeu Mello, com vantagem para o primeiro, enquanto que a discussão pelo quarto lugar também foi bastante interessante, com Guilherme Morgado (Birel ART) a levar a melhor na última volta sobre Francisco Correia. Vicente Capela (Parolin) foi o sexto classificado, seguindo-se Jan Rodrigues (FA), Leonor Rocha (Parolin), Mário Silva Lora (KR) e Vicente Rodrigues (DR), respetivamente, no top-10.

Categoria Cadete 4T

Na sessão de treinos cronometrados, Francisco Iglésias (Birel ART) garantiu um ponto extra com a pole-position para a manga de qualificação, com uma volta em 1m03,984s. O líder do campeonato também foi o mais forte na manga de qualificação, terminando na frente do jovem canadiano Jayden Francisco (Kosmic), que assim também largou da primeira linha da grelha para a Final, com João Francisco (Birel ART) e Artur Loureiro (Parolin) a partirem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 8 voltas, Francisco Iglésias voltou a arrancar de forma eficaz a colocou-se na frente do pelotão da primeira à última volta, vencendo com quase 9 segundos de vantagem sobre a concorrência direta. Com este triunfo, o jovem piloto de Cascais está cada vez mais próximo do seu primeiro título de campeão nacional.

Jayden Francisco também surpreendeu tudo e todos nestas primeiras experiências no Karting de competição, pois o jovem canadiano subiu ao 2.º lugar do pódio de Braga, acompanhado por João Francisco, que recuperou até ao top 3.

Também com uma boa prestação, Diogo Baptista (Charles Leclerc) conseguiu recuperar quatro posições e ficou muito perto do pódio, no 4.º lugar, após uma intensa discussão com Lourenço Antunes (Birel ART) e Luís Fernandes (Birel ART), que completaram os seis primeiros classificados. Martin Rodrigues (FA) subiu até ao 7.º lugar na Final, terminando na frente dos mais azarados Artur Loureiro (Parolin) e Tiago Caetano (Birel ART).

Categoria Iniciação

Miguel Barbosa (Charles Leclerc) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m32,192s. Na manga de qualificação, o piloto de Famalicão voltou a ser o mais forte, na frente de Tomás Fontes (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Tomás Dias (Birel ART) e José Diogo Martins (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Miguel Barbosa aproveitou da melhor forma a pole-position e liderou a corrida de princípio a fim, obtendo uma vitória clara e com a volta mais rápida em 1m32,846s. A luta pela segunda posição envolveu três pilotos, tendo Tomás Fontes levado a melhor sobre Enzo Santos (Birel ART)) e José Diogo Martins, os terceiro e quarto classificados, respetivamente. Tomás Dias fechou o top-5 e Lana Pelfrene (Birel ART) foi sexta classificada.

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta quarta jornada dupla em Braga, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING