José Pedro Fontes na frente do Rali Vinho da Madeira no que toca ao Campeonato de Portugal de Ralis

A dupla José Pedro Fontes/Inês Pontes (Citroen C3 Rally2) ascendeu esta sexta-feira, no decurso da primeira etapa, ao comando da sexta prova do CPR (Campeonato de Portugal de Ralis), o Rali Vinho da Madeira, para terminar o dia com uma vantagem de 26.2 segundos para Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), depois do abandono, na sequência de despiste, do britânico Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2). A nível absoluto, Alexandre Camacho (Skoda Fabia Evo Rally2) domina, 7,6s na frente do italiano Giandomenico Basso (Skoda Fabia Evo Rally2).

Meeke, o mais rápido na super-especial de quinta-feira, consolidou a sua liderança na primeira “especial” do dia (Campo de Golfe 1), um troço algo traiçoeiro devido a algumas zonas húmidas, mas na seguinte acabou por bater com a frente direita do Hyundai e ser forçado a desistir. A partir daí, e falando do CPR, foi José Pedro Fontes quem saltou para a liderança, conseguindo, aos poucos, distanciar-se de Ricardo Teodósio e de Armindo Araújo, o trio da dianteira.

“Este primeiro dia acabou por ser positivo. Estamos na luta do CPR, que era o que desejávamos, mas o meu objetivo, se possível, é ganhar o rali a nível absoluto!...”, confessou Fontes. Teodósio bem procurou contrariar o melhor ritmo do piloto da Citroen, embora sem lograr encurtar distâncias. “O rali está a corresponder às expetativas, mas ainda há muitas classificativas pela frente. Vamos manter um ritmo rápido… com o pensamento nos pontos para o campeonato”, comentava, por seu turno, o piloto algarvio da Hyundai. Ainda em fase de adaptação às diferentes configurações do novo Fabia RS, Armindo Araújo, o campeão em título, revelou-se sempre muito regular e terceiro mais rápido, enquanto Miguel Correia, o líder do CPR, estava longe de rivalizar com os adversários e não escondia: “O nosso ritmo está longe do desejado. Faltou-me confiança, especialmente nas partes molhadas dos troços. No final do dia já estive mais perto da concorrência e é esse o caminho a seguir. Será uma espécie de começar de novo o rali…”. A adquirirem ritmo e procurando evoluir o seu andamento, os irmãos Meireles, Pedro e Paulo, nos Hyundai i20 N Rally2 do Team Hyundai N | M.& Costas, terminaram a etapa destacados de Paulo Neto (Skoda Fabia Evo Rally2), sendo de registar as desistências, por problemas mecânicos, de Ricardo Filipe (Ford Fiesta R5) e de Lucas Simões (Ford Fiesta Rally2). Mais lá na frente, também Miguel Nunes (Skoda Fabia Evo Rally2), um dos candidatos à vitória absoluta, ficou pelo caminho, por despiste. Com uma penalização de 2 minutos, depois de na véspera ter batido forte na super-especial, obrigando a equipa Sports & You a trabalho extra para reparar os danos no Citroen C3 Rally2, Bernardo Sousa esteve longe do andamento evidenciado em Castelo Branco.

Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally2) revelou-se a grande figura do CPR 2RM (duas rodas motrizes), ao dominar em absoluto a primeira etapa, para chegar ao Funchal com um avanço confortável (37,7s) face ao estónio Joosep Nogene (Peugeot 208 Rally2) que está a disputar na Madeira apenas o seu segundo rali em piso de asfalto… “É tudo novo para mim e não estou com um andamento confortável. Vamos manter o ritmo e gerir os pneus da melhor maneira”, adiantava o jovem piloto de Viseu e líder, que não esperaria tamanha superioridade. Kevin Saraiva também não deixou de surpreender e na parte final da etapa colou-se a Nogene, registando-se uma diferença de 0.2s entre ambos. Cauteloso quanto baste, Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) terminou o dia com pouco mais de um segundo de avanço em relação a Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4). Na sexta posição está Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), já a um minuto do líder e destacado de Rafael Cardeira (Renault Clio R3T), que na parte final logrou superar o ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4).

Classificação geral após PEC 7 (oficiosa)

1º, Alexandre Camacho/Pedro Calado (Skoda Fabia Evo Rally2), 57.37,9

2º, Giandomenico Basso/Lorenzo Granai (Skoda Fabia Evo Rally2), a 7.6 s

3º, José Pedro Fontes/Inês Pontes (Citroen C3 Rally2), a 23.7

4º, Simone Campedelli/Tania Canton (Skoda Fabia Evo Rally2), a 37.5

5º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 49.9

6º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 58.8

6º, Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroen C3 Rally2), a 58.8

8º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2), a 1.31.9

9º, Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.04.4

10º, Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.43.8

11º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroen C3 Rally2), a 3.13.3

12º, Miguel Caires/João Miguel Sousa (Skoda Fabia R5), a 3.24.8

13º, Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro (Skoda Fabia Evo Rally2), a 3.42.6

2RM

1º, Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), 1.03.30,3

2º, Ralf Nogene/Aleks Lesk (Peugeot 208 Rally4), a 37.7s

3º, Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 37.9

4º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 56.6

5º, Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4), a 57.8

6º, Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4), a 1.01.3

7º, Rafael Cardeira/Luís Boiça (Renault Clio R3T), a 1.26.4

8º, Anton Karzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 1.40.9

9º, Manuel Pereira/Pedro Magalhães (Peugeot 208 Rally4), a  3.23.4