Já se ouviram os motores rugir em Jerez

Oficialmente, a temporada do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade ainda não começou, mas hoje já decorreram as sessões de testes privados no Circuito de Jerez, tendo as máquinas rugido bem alto.
 
Foi sob um calor quase asfixiante que os carros foram para a pista, colocando sob pressão pilotos e máquinas, que foram obrigadas a se esforçarem para realizar os primeiros quilómetros do fim-de-semana.
 
Na primeira sessão, no início da tarde, numa pista com mais de três dezenas de carros, Manuel Gião e Mathieu Martins, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, foram os mais rápidos, com 1m52,236s, batendo por 0,003s Bernardo Sousa e Carlos Vieira, em Toyota GR Supra GT4 EVO da estreante Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
 
Os cinco primeiros ficaram separados por apenas seis décimos de segundo, o que promete animadas lutas ao longo do fim-de-semana.
 
Jemma Moore e Fábio Mota, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, realizaram um excelente sétimo posto, com a marca de 1m53,875s.
 
O melhor das duplas da GT4 Bronze foi a Campeã em título, Patrick Cunha e Jorge Rodrigues, que, aos comandos do Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, bateu os seus rivais da NM Racing Team, dividido por Alberto de Martín e Nil Montserrat, por sete milésimos de segundo.
 
Numa prestação surpreendente, Álvaro Vela e Sébastien Villadary, que se estreiam no campeonato com um Ligier JS2 R da Chefo Sport, registaram uma excelente marca, 1m55,235s, sendo o mais rápido dos GTC e ficando no encalço dos mais rápidos da GT4 Bronze.
 
Os vencedores da divisão Cup de 2023, Marcus Fothergill e Dave Bennet, colocaram o Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports na primeira posição no seu grupo.
 
 
Segunda sessão: Estreantes mostram garras
 
Na segunda sessão, viveu-se, uma vez mais, uma luta intensa entre os mais rápidos sob intenso calor.
 
Desta feita, o dupla estreante constituída por Miguel Lobo e Kiko Mora, aos comandos de um Porsche 718 Cayman GT4 da Veloso Motorsport, foram os mais rápidos, com o registo de 1m51,798, mas tiveram no seu encalço, a apenas 0,103s, o Toyota de Bernardo Sousa e Carlos Vieira.
 
Logo no terceiro lugar ficou o melhor dos carros inscritos na GT4 Bronze, o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team dividido por Alberto de Martín e Nil Montserrat, perdendo três décimos de segundo para os mais rápidos.
 
Mais uma vez, o equilíbrio foi uma das notas dominantes, com os dez primeiros separados por um segundo e meio, confirmando que, nas qualificações de amanhã, todos os pilotos terão de dar o máximo para conseguir a melhor posição possível na grelha de partida.
 
Os irmãos Nabais, em Porsche 718 Cayman GT4 RS CS da Speedy Motorsport, foram os mais rápidos da GT4 Am, ao passo que o Ligier da Chefo Sport, dividido por Álvaro Vela e Sébastien Villadary, voltou a ser o mais forte da GTC, mostrando que o ágil carro francês é bastante competitivo na divisão e na pista andaluz.
 
Os britânicos Marcus Fothergill e Dave Benett voltaram estar competitivos no Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports, registando um crono que os levou até ao vigésimo segundo posto da tabela de tempos.

Os jovens da FPAK Junior Team começaram a sua campanha no Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo Rodrigo Ferreira e João Oliveira assumido a vantagem inicial face a Rúben Silva e Henrique Moura Oliveira e Henrique Ventura Oliveira e Rodrigo Santos, todos aos comandos de Ginetta G40 operados pela Monteiros Competição.
 
Amanhã serão realizados os treinos-livres (09h25) e as qualificações (a primeira começa às 15h10, sendo seguidas das restantes), sendo as corridas disputadas no domingo. Toda acção pode ser seguida através das redes sociais oficiais, onde serão transmitidas as corridas (09h25 e 14h35) em directo, que serão também difundidas na A Bola TV.