Rúben Rodrigues vence Rali Ilha Azul

Está terminada a edição 35 do Rali Ilha Azul, segunda prova pontuável para a edição deste ano do Campeonato dos Açores de Ralis, a primeira em pisos de terra, prova esta que foi levada a cabo uma vez mais pelo Clube Automóvel do Faial e que consagrou Rúben Rodrigues e António Costa vencedores do rali à geral e Rafael Botelho e Rui Raimundo vencedores entre os concorrentes que tripulam viaturas de tração não integral.

Rúben Rodrigues e António Costa, aos comandos do Škoda Fabia RS Rally2, foram os grandes vencedores do rali, sendo os mais rápidos em quase todas as classificativas deste sábado amealhando por isso os 3 pontos extra da powerstage. Concluíram os quase 80km cronometrados em 51:39.4 e dão à Auto Açoreana Racing a segunda vitória consecutiva na ilha do Faial. 

A correr pelo Team Além Mar, Luís Rego e José Janela em Skoda Fabia Rally2 evo, ainda que tivessem sido os primeiros líderes deste rali, venceram apenas em Serra da Feteira/Praia do Norte 1 neste dia de sábado e que até os fez sonhar com a vitória, no entanto na segunda passagem pela mesma especial o sonho caiu por terra ao perderem quase 30 segundos. Terminaram o ‘Ilha Azul’ a 24.4 do primeiro posto e amealharam 2 pontos na powerstage.

No lugar mais baixo do pódio surgem Rafael Botelho e Rui Raimundo, eles que venceram o segundo rali em dois realizados nas contas das ‘duas rodas motrizes’ desde que voltaram a competir, desta feita na estreia do Peugeot 208 Rally4 do Team Lotus em pisos de terra, deixando claro que o seu regresso aos ralis é uma mais valia para a competição regional. O tempo total que levaram a percorrer todas as classificativas foi de 57:39.4.

Henrique Moniz e Jorge Diniz, dupla campeã regional 2RM entre 2013 e 2015 e que nos últimos anos tem realizado uma ou outra prova com diferentes viaturas, desta vez escolheram experimentar o Peugeot 208 Rally4 nos troços faialenses e conseguiram alcançar o lugar intermédio do pódio ficando apenas a 2.2 segundos dos vencedores, permitindo antever que seria um ótimo ‘reforço’ na batalha que será este campeonato. Conquistaram ainda o último ponto da powerstage referente ao 3º tempo mais rápido no último troço.

Os homens da casa e campeões regionais 2RM em título Filipe Marques e Edgar Silva, ao volante do Peugeot 208 R2 que os levou à glória na temporada passada, ficaram com o lugar mais baixo do pódio na competição reservada aos concorrentes que conduzem viaturas de tração não integral, travando forte batalha com as demais duplas sempre por margens mínimas. Concluíram a prova a 38.1 dos mais rápidos.

Nota ainda para a desistência de Bruno Amaral e Paulo Silva na primeira passagem por Serra da Feteira/Praia do Norte quando ocupavam o 3º posto à geral.

O Campeonato dos Açores de Ralis ruma agora à ilha de Santa Maria que assinala o regresso aos ralis de asfalto, prova a acontecer nos dias 9 e 10 de agosto.