Corrida de alta temperatura e muito espectáculo em Coruche
Coruche recebeu no passado domingo dia 15 a penúltima ronda do calendário do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 2024, uma prova muito disputada e crucial para as equipas com ambições no que diz respeito ás classificações finais da temporada, mas que foi muito dura e exigente , acabando por se materializar num sério desafio para homens e máquinas.
Sendo conhecida por estar implantada num recinto em que o solo é composto na sua quase totalidade por barro e muito suscetível de se transformar num lamaçal ao menor sinal de chuva, a prova Ribatejana teve um cuidado muito especial por parte da organização que preparou o recinto e as pistas de forma a minimizar este problema caso a referida chuva viesse a aparecer. Porém, mais um ano extraordinariamente seco teve também os seus reflexos neste recinto, muito seco, duro e a obrigar a organização a regar muitas áreas para minimizar os efeitos nefastos do pó. Ainda assim, em alguns obstáculos pouco mais infames parecendo que adivinhando uma corrida de trial conseguiram conservar agua a suficiente ao longo de todo estre tempo para terem lama suficiente para transformar os coloridos carros de trial em viaturas monocromáticas "cor de terra".
Em pista assistiu-se a várias disputas, a algumas peripécias, a muita emoção e a muito empenho destas equipas na sua busca pelos preciosos pontos que os melhores lugares iriam atribuir. E se nas classes Super Proto e Promoção as coisas estiveram ao rubro, já na classe Proto a única equipa em pista teve um fim de semana "tranquilo" por assim dizer, bastando-lhe rodar até final e conquistar a pontuação de vencedor.
O programa deste evento compôs-se como habitualmente por um curto prólogo disputado em velocidade numa pista quase sem obstáculos, seguindo pelas provas de (verdadeira) resistência.
CLASSE PROMOÇÃO: TEAM BICHOS DO MATO VENCE CORRIDA E BARALHA CONTAS DA GERAL.
A classe Promoção tinha em Coruche uma corrida particularmente importante, pois dependendo dos resultados finais existia a possibilidade do Team Evolution de Ricardo e Alexandra Pereira saírem já com o título de 2024 nas mãos. Cabia pois ao grupo de perseguidores mais próximos composto pelo Team Bichos do Mato (2º), Team Revisauto (3º) e Team F-Performance (4º) procurarem obter o melhor resultado possível para recuperarem pontos aos lideres e adiarem a decisão do vencedor da temporada para a última prova que se disputará a 26 e 27 de Outubro em Vila Nova de Cerveira.
De entre o grupo perseguidor, quem melhor resultado obteve foi o Team Bichos do Mato composto por Luis Silva e Tiago Ramos, que dominador absoluto da corrida pois venceu tanto o prologo como a resistência a qual venceu com 22 voltas, mais 3 que o Team F-Performance que terminou em segundo e mais 5 que o Team Batata Motorsport.
Depois de agregadas das classificações do prólogo e da resistência, confirmou-se a inequívoca vitória do Team Bichos do Mato, seguindo do Team F-Performance em segundo e do Team Batata Motorsport em terceiro. Já o Team Evolution não foi além do quarto lugar, que apesar de meritório, deixou a equipa numa situação pontual agora um pouco mais complicada, e com necessidade de fazer um melhor resultado em Vila Nova de Cerveira caso tenha verdadeiras ambições ao titulo. Convém mencionar a obrigatoriedade que as equipas têm de terem que deitar fora um dos resultados das provas em que foi pontuada ao longo da época, o que todos a procurarem o melhor resultado possível.
CLASSE PROTO: GS TEAM / BOOP SEM PRESSÃO SOMOU MAIS UM TRIUNFO
A classe Proto, conhecida por ser uma classe de transição entre a classe Promoção aberta às viaturas quase de serie e a classe Super Proto onde apenas entram os muito evoluídos protótipos, tem registado já há algum tempo uma redução no numero de participantes, uma vez que muitos migraram para a classe rainha ou por motivos vários não participam de forma regular.
Dada a corrente situação, o GS Team / Boop viu-se em Coruche desprovido de adversários, o que permitiu a rara situação algo da equipa poder participar tranquilamente , desfrutar do seu carro e da pista sem arriscar nada e tranquilamente somar mais uma vitória e garantir antecipadamente o triunfo na classificação final de 2024, dada a impossibilidade de qualquer dos adversários que ao longo do ano foi encontrando somarem pontos suficientes para lhes roubarem o titulo.
CLASSE SUPER PROTO: TEAM LUCROFUSÃO (QUASE) IMPARÁVEL VENCE EM CORUCHE E AGARRA TITULO DE 2024
A categoria Super Proto foi a que mais expectativas crious antes da corrida. A rapidez generalizada das equipas participantes, a condução espetacular de muitas delas e as lutas pelos pontos restantes deixavam prever uma corrida muito disputada uma vez que caminhamos a passos largos para o fim da época.
Com uma grande vantagem pontual e quase inalcançável, o Team Lucrofusão arrancou para a prova de Coruche com a sua habitual postura de somar mais uma vitória á sua contabilidade pessoal e dar o golpe de misericórdia nas parcas ambições dos adversários mais próximos. Porém o prólogo deixou uma espécie de "amargo de boca" na equipa de Mangualde pois terminaram em último. Cristiano Afonso e Miguel Batista do Team Ziggaworks foram os grandes vencedores do prologo, que viam assim legitimadas em "prova de fogo" as suas ambições de vencerem na prova Ribatejana.
Dado o arranque da Resistência e após alguns minutos de corrida, percebeu-se que os grandes candidatos á vitória eram o Team Ziggaworks e o Team Lucrofusão. Mesmo a sofrerem alguns problemas, paragens, quebras de ritmo, estas duas equipas andaram sempre uns furos acima dos demais, lutando até final. Em pista o Team Ziggaworks ocupou a liderança por mais tempo, porém quase sempre que começava a consolidar a sua posição, algo o fazia perder essa vantagem, como quando parou para ajudar outras equipas, e por isso ao fim de duas horas e meia de corrida registava-se um equilíbrio raro entre os dois candidatos á vitória, tendo ambos terminado com 30 voltas realizadas, no entanto a vantagem recaiu para o ligeiramente mais rápido Team Lucrofusão que assim via o seu objetivo de vencer realizado. Em terceiro terminou o Team Rafael e Gomes, mas já muito atrasado, com "apenas" 21 voltas.
Feito o balanço final, António Henriques e Miguel Costa venceram em Coruche dando o passo definitivo para que o Team Lucrofusão conquistasse também em solo Ribatejano o titulo de vencedor categoria nesta edição de 2024 do CISET 4x4. Cristiano Afonso e Miguel Baptista (Team Ziggaworks) terminaram em segundos enquanto o Team Rafael e Gomes composto por Rafael Gomes e Luis Pedro terminou em terceiro, sendo que as suas posições finais ainda estão em aberto a última prova do final.
Na Subclasse Super Proto Diesel o vencedor foi também o Team Lucrofusão, enquanto nos "Gasolina" venceu o Team Base Branca 4x4.