O Historic Endurance acelera a paixão ibérica no Estoril Classics
O palco do Estoril Classics está preparado para receber o Iberian Historic Endurance, a maior competição de automóveis clássicos no sul da Europa cujo pelotão nos remete para a magia das grandes corridas nacionais e internacionais entre 1965 e 1976.
Com mais de oito dezenas de pré-inscrições, a Race Ready teve que realizar uma reflectida selecção para reunir na 8ª edição do Estoril Classics uma grelha de partida de excelência, onde se acentua a diversidade de viaturas, com quarenta e cinco carros de Turismo, GT e Protótipos que irão disputar as melhores posições nas cinco classes que dividem o pelotão e o triunfo na classificação do Index de Performance.
Apesar da essência ibérica, são dez as nacionalidades representadas numa grelha de partida composta por quarenta e cinco fabulosos automóveis, o máximo permitido pelo circuito, fabricados por doze prestigiados construtores.
A grelha de partida tem algum dos “monstros” que perfazem o imaginários dos apaixonados do automobilismo. Máquinas como o Ford GT40 - dois exemplares, um tripulados por Paulo Lima e outro por Christian Oldendorff - como o Shelby Cobra Daytona da dupla francófona Bruce Pineau/Olivier Muytjens, ou o AC Cobra de Damien Kohler/“Maverick”, são impossíveis de fugir à vista de quem gosta de carros icónicos, assim como os Ford e Shelby Mustang e o Chevrolet Corvette L88 de Pedro Bethencourt.
A marca com mais modelos na grelha de partida é, sem dúvida, a Porsche, com vários e diferentes 911, onde se incluam os sempre muito competitivos RS, com diferentes motorizações, ST e SWB, mas há também um sofisticado 904/6 e um belíssimo 356 SC. Há também vários Alfa Romeo GTAm, Lotus Elan e um Seven, BMW e um Ford Escort RS 2000 da família Santos.
Num grupo de carros tão eclético, é justo mencionar o Austin Mini Cooper S de Ellie Birchenhough, preparado pela Dorset Racing, uma equipa que correu nas 24 Horas de Le Mans, e dois Datsun 1200 nacionais, da dupla João Neves/Francisco Gonçalves e dos estreantes Davide Marques/José Arantes.
Para quem gosta de carros pouco comuns para a generalidade do público, destacam-se o Iso Grifo A3/C da dupla holandesa Pieter Boel e Richardo Rubbio Boel, o Volvo 121 de Jorge Guimarães, ou então do pequeno e ágil Merlyn MK4 de Carlos Barbot.
Mas quem segue o automobilismo nacional há décadas estaremos presentes vários nomes históricos do nosso desporto. A Aurora Motorsport, que prepara cinco carros, incluindo quatro da marca Porsche, é o braço desportivo da inolvidável Garagem Aurora. Manuel Ferrão irá alinhar à partida com um Lotus Elan ex-Team Palma, um carro que nos seus tempos áureos chegou a ser conduzido por Ernesto Neves e Mário Araújo Cabral. E quanto a pilotos, há ex-campeões nacionais de velocidade, como Alcides Petiz e João Pina Cardoso, e apelidos consagrados do desporto motorizado representados por Jorge Nogueira Pinto Monte Real, Filipe Nogueira, que estreia um Lotus 23B, e Ricardo Megre, campeão nacional de Formula Ford em 1998 e vencedor da Formula BMW em 2000.
Cuervo y Sobrinos premeia vencedor do Index de Performance
Com o mote “Relaxed Historic Racing” e o objectivo de proporcionar corridas animadas de clássicos para Gentlemen Drivers nos melhores eventos e circuitos do sul da Europa, não há prova do Historic Endurance em que não seja atribuído o Index de Performance e por conseguinte um exemplar exclusivo do relojoeiro suíço Cuervo Y Sobrinos.
Esta classificação, onde o vencedor provavelmente não será o primeiro a cortar a linha de meta, premeia a melhor prestação em função da idade, cilindrada e tipo de carroceria dos carros participantes. Nesta edição são vários os candidatos ao tão cobiçado prémio oferecido pela marca que utiliza o lema 'Swiss Manufacture, Latin Heritage’. Nesta classificação, os Porsche 356, o Datsun 1200 ou os Lotus, assumem o favoritismo face a carros mais performantes.
Liqui Moly renova a aposta
Líder em lubrificantes, aditivos e químicos, e com um histórico de ativações indissociáveis do desporto motorizado, a Liqui Moly assumirá, pelo segundo ano consecutivo, um lugar de destaque no evento, assumindo-se como premium partner do Estoril Classics e do Iberian Historic Endurance.
Além de uma ligação que será particularmente estreita com os pilotos e equipas do Historic Endurance, mas também com os milhares de visitantes que, anualmente, acodem ao evento, todos os suportes de comunicação oficiais contarão com a presença do logótipo da Liqui Moly, incluindo-se os cartazes promocionais, o dorsal em todos os carros e o pódio onde os pilotos farão a festa após cada corrida no icónico Autódromo do Estoril.