É farta e forte a ‘irmandade’ da Montanha na Penha!
Quinze dias após o arranque da temporada em Murça, cabe agora à bela serra da Penha, em Guimarães, ser palco este da 2ª prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. 78 inscritos fazem antever um fim-de-semana de grande intensidade, perante a presença de milhares de espetadores.
Em termos de programa desportivo, o Demoporto, clube organizador desta 46ª edição de uma rampa cuja primeira aparição se deu já há 96 anos (!), propõe quatro subidas no sábado – uma de treinos livres, duas de treinos oficiais e a 1ª Subida de Prova -, ficando mais três reservadas para o dia decisivo de domingo, disputando-se aqui apenas uma subida de treinos oficiais e, como auge da batalha, a 2ª e 3ª Subidas de Prova.
As quase oito dezenas de inscritos terão pela frente um traçado muito técnico com uma extensão de 2,78km, uma inclinação media de 6,7% e um acumulado de subida de 179 metros. É uma rampa que não permite erros, sendo frenético o ritmo de competição!
A previsão de chuva volta a transformar as condições meteorológicas num fator que poderá baralhar a ordem natural das hierarquias dos campeonatos inclusos no CPM JC Group, a exemplo do que sucedeu na Rampa Porca de Murça, na abertura da temporada.
Para onde irá pender a balança do poder?
Em Murça, com condições similares às que estão previstas, foi André Fernandes a impor à geral e nos GT os seu Porsche 992 GT3 Cup. O piloto está inscrito na Penha e tudo fará para repetir a dose, embora sabendo que os protótipos continuam a ter favoritismo.
E aqui, obviamente que o destaque vai para Hélder Silva (Norma FC20) e José Correia (Osella PA.30), que quererão chegar ao primeiro triunfo na temporada. Entre os Protótipos A, a Penha conta ainda com a participação das Osella PA21S de Nuno Caetano e Carlos Gonçalves que quererão dar continuidade a evolução de competitividade que têm protagonizado.
Entre os Protótipos B, está tudo reunido para uma luta de ‘faca nos dentes’ entre vários contendores. Sérgio Nogueira estreou em Murça da melhor maneira o seu Silver Car S3, vencendo na frente de Nuno Guimarães (Silver Car S2), com este a querer voltar aos triunfos já na Penha. Na contenda estará também o jovem Afonso Santos (BRC B49), existindo muita expectativa em relação ao que poderá fazer Pedro Marques, num BRC 05 EVO.
A Categoria GT continua a ostentar um plantel de luxo, tendo, para além do já citado André Fernandes vários pilotos com justificadas ambições para discutir o triunfo na categoria e, quiçá, à geral.
Falamos principalmente de Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup), José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) e de Bernardo Garcia de Castro, que estreará o seu novo Porsche 991.2 GT3 Cup, sem esquecer Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e o cada vez mais rápido José Carlos Pouca Sorte (Porsche 997.2 GT3 Cup). Daniel Vilaça também tem estado competitivo com o seu 997, sendo ainda de salientar a estreia do Alpine A110 de Rodrigo Macedo.
Turismo: Summavielle de volta
A Categoria Turismo conta com 14 inscritos, distribuídos de forma equitativa pelas Divisões Turismo 2 e Turismo 3. Saliência para o regresso de Parcídio Summavielle. O campeão em título volta a apostar no Cupra TCR e volta também a assumir um papel principal entre os favoritos à vitória, quer na categoria quer na Divisão 2.
Pela frente, nestas duas lutas, terá forte oposição. Entre os Turismo 2 e à geral, vão querer opor-se ao fafense Paulo Silva (Audi RS3 LMS), Gonçalo Inácio, desta feita com um Peugeot 208 Rally4, Paulo Cardoso (Cupra TCR) Guilherme Silva (Peugeot 208 Rally4), e Beatriz Correia (Cupra TCR), com Pedro Cerqueira a confiar na fiabilidade do seu Peugeot 207 RC para alcançar um bom resultado.
Já entre os Turismo 3, Martim Pereira (Peugeot 208 VTi R2) quererá repetir o triunfo de Murça. Aníbal Pinto (Renault Clio RS), Miguel Gonçalves (Peugeot 208 VTi R2) e Bruno Rodrigues (Honda Civic Type R) perfilam-se para o tentar contrariar, sendo também grande a expectativa com aquilo que poderão fazer Jorge Meira (Citroen Saxo), Roberto Meira (Renault Clio RS) e Diana Martins (KIA Picanto).
Super Challenge: Luís Nunes de olhos postos na geral
Encontrámos entre os 22 inscritos na Categoria Super Challenge mais um dos claros pretendentes a figurar entre os que estarão na Penha para lutar pelo triunfo à geral.
Falámos obviamente de Luís Nunes, que terá na sua rapidez e na capacidade do seu Skoda Fabia R5 de quatro rodas motrizes e muitos cavalos à solta, argumentos suficientes para se imiscuir na discussão do cetro máximo em discussão, já que no que concerne à vitória na categoria e no seu Grupo SC-A, tem tudo para manter a sua longa invencibilidade.
Entre os SC-A, encontrámos ainda pilotos capazes de estarem bem fortes na Penha. José Lameiro (Skoda Fabia MKIII), Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X) e Manuel Rocha e Sousa (Ford Focus Super Car) vão querer discutir os pódios da categoria e do grupo, tendo na expectativa Francisco Morgado (Mitsubishi Lancer EVO VII) e Daniela Marques (Subaru Impreza).
Já no grupo SC-B, Pedro Alves (KIA CEED) tem tudo para vencer. Vai enfrentar a oposição de Pedro Cardoso (Seat Leon MKI) e de Vera Sequeira (Seat Leon TDi). NO Grupo SC-C, estão 7 pilotos inscritos, liderados pelo favorito Bruno Carvalho (Citroen Saxo), sendo de esperar forte oposição por parte de Miguel Matos (Peugeot 106 Maxi) e Luís Fernandes (Peugeot 106), com Celso Fonseca (Citroen Saxo), Sebastião Teixeira (Toyota Corolla T-Sport), Emanuel Teixeira (Citroen Saxo Cup), João Gonçalves (Honda Civic) e Abílio Aparício (Peugeot 205) a querem imiscuir-se na contenda. Quanto ao grupo SC-D, Luís Silva Jr. (Citroen C1) quererá a primeira vitoria da época, mas são quatro os adversários que o tentarão desfeitear. Horácio Morais (Renault Clio) e os Fiat Punto 85 Sport de Miguel Ribeiro, Bruno Gomes e José Pedro Barriga são bem capazes de chegar ao triunfo.
A Taça de Portugal de Kartcross de Montanha JC Group ostenta os mesmos dois inscritos de Murça. O madeirense José Romero (Semog Bravo) é claramente o favorito, ao tripular um kartcross com motor 1000, face aos 600cc do AG AG/S de António Alves.
Tudo em aberto nos Clássicos
A exemplo do que aconteceu em Murça, a refrega pelo triunfo nas lides do Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group deverá ser renhida. Uma coisa é certa, com a ausência de Rui Costa, vencedor na prova transmontana, também aqui teremos alguém a estrear-se na degustação do doce sabor da vitória.
Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) quererá dominar, continuando assim a defender da melhor forma a liderança da tabela pontual do campeonato, mas terá em José Pedro Gomes (Ford Escort RS 1800) um adversário difícil, a atestar pela forma como o conhecido causídico de Riba D’Ave andou em Murça. À luta quererá juntar-se o regressado Pedro Silva (VW Golf) e Luís Moutinho (Ford Escort MKI), enquanto Fernando Francisco (Ford Escort MKI) deverá apostar na regularidade para continuar a recolher bons pontos.
Legends: António Barros na linha da frente
António Barros (BMW M3) é claramente o grande favorito à vitória entre os Legends de Montanha. Campeão e título e líder pontual após o triunfo em Murça, o piloto nortenho tem demonstrado uma superioridade evidente, cabendo aos outros 8 inscritos tentar contrariar esta previsão.
Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé). Filipe Macedo (Citroen Saxo Cup), António Silva (Honda Civic) e o regressado Gonçalo Janeira (Citroen AX Gti) quererão ter uma palavra a dizer, pelo menos, na discussão pelos restantes degraus do pódio, o mesmo acontecendo com Telmo Costa (Citoen Saxo), José Cardoso e Miguel Ângelo, ambos tripulando unidades 106 da Peugeot, sendo ainda de salientar a presença habitual da jovem Bárbara Barros, filha de António Barros, com um Fiat Bravo TD 100 GT.
CPM1300: Tomás Pinto e José Salgado são favoritos
A discussão da supremacia nas contas do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group ficará, em circunstâncias normais, reservada ao duo formado por José Salgado (Toyota Starlet) e Tomás Pinto (Toyota Starlet EP(1). São os dois candidatos ao título e, pela amostra da discussão na prova inaugural, o equilíbrio deverá ser a nota dominante.
Entre os Clássicos 1300, destaque para presença do Simca 1000 Rallye 2 do espanhol Juan Carlos Gonzalez, sendo grande a incógnita quanto ao nível de competitividade do carro francês e se conseguirá se imiscuir na luta da geral dos 1300, o mesmo sucedendo com Aníbal Rolo que tem no seu bem preparado Datsun 1200 um argumento muto forte para se tornar um dos protagonistas.
Novidade advém também da inscrição de Diogo Salvador (Fiat 127), juntando à luta José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes (Autobianchi A112 Abarth.
Quanto ao FPAK Júnior Team de Montanha, a Penha acolhe a 2ª prova desta 2ª edição do troféu promovido pela entidade federativa. Nuno Guimarães Jr., Carolina Martins e André Brás Jr. estarão aos comandos dos três Citroen C1 preparados pela Befast Motorsport, sendo de antever uma luta cerrada pelo domínio. Em Murça, no arranque da temporada prevaleceu Nuno Guimarães Jr., que tentará repetir a dose em Guimarães.