Os primeiros vencedores do CISET 4X4
Oliveira de Frades recebeu no passado domingo o arranque da edição de 2025 do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 (CISET 4x4), em mais uma organização da APTE que contou com o Clube Automóvel de Viseu como coorganizador.
O Aeródromo da Pedra da Broa, em Pinheiro de Lafões, voltou a ser o palco escolhido para esta grande corrida que levou até à região de Lafões algumas das melhores equipas de Trial 4x4, onde se incluíam os principais animadores da edição transata. Comum a todos os participantes era a ambição de obter um bom resultado e também alguma curiosidade de saberem como se posicionavam face à concorrência após o período de paragem que foi aproveitado para melhorar os carros ou até para introduzir novas máquinas.
Com base na experiência dos anos anteriores, a principal preocupação da organização para esta edição de 2025 foi a de melhorar a pista tanto para participantes como para o público, aumentando a segurança e também a espetacularidade do evento. O traçado da prova foi alongado até ao total de 6,5kms. Em todo o perímetro, fizeram-se correções e melhorias, mas o foco foram os principais obstáculos localizados de frente com a zona asfaltada do aeródromo, para que quem estivesse a assistir quase não precisasse de se deslocar e comodamente pudesse ver quase todos os pontos de interesse. Os ajustes feitos traduziram-se assim em uma prova muito disputada e sem incidentes, do agrado dos participantes, mas também do vasto público que encheu a pista do aeródromo da Pedra da Broa. De facto, com o clima a ajudar, foram muitas as pessoas que se deslocaram até ao recinto para assistir à corrida, incluindo muitas famílias e muitas crianças que puderam não só ver os carros de corrida, mas também participar nas atividades paralelas que estavam disponíveis. O CISET 4x4 Oliveira de Frades materializou uma das máximas desta organização, de ter eventos competitivos e exigentes, mas sem descurar o lado humano e de convivência salutar entre todos.
Esta segunda roda do ano teve o seu programa desportivo do CISET 4x4 Oliveira de Frades concentrado no domingo, iniciando-se com um prólogo de velocidade durante a manhã e as provas de resistência em pista de obstáculos durante a tarde.
PROMOÇÃO: LUIS SILVA / BRUNO GOMES VENCEM CLASSE PROMOÇÃO.
A experiência do Team Bichos do Mato, a par com a fiabilidade demonstrada pelo seu Nissan Patrol, conseguiram ser suficientes para superar o rápido e destemido Team F-Performance, culminando com a vitória da dupla composta por Luis Silva e Bruno Gomes.
A liderança provisória da classe Promoção ficou entregue a Fábio Almeida e Hugo Sobreiro (Team F-Performance), que conseguiram não só ser os mais rápidos no prólogo entre os seus pares, como também superaram todos os participantes da classe Proto e mesmo alguns da classe Super Proto pois esta pista era comum a todas as classes. Porém, apesar da velocidade demonstrada na fase inicial da prova, problemas durante a prova de resistência ditariam o seu atraso, concedendo assim margem suficiente para que Luis Silva e Bruno Gomes (Team Bichos do Mato) se conseguissem afastar e alcançar a vitória na resistência com um total de 16 voltas. Em terceiro terminou o Team BS Auto, composto por Bruno Sousa e Tiago Cardoso.
Graças ao resultado obtido na prova de resistência, Luis Silva e Bruno Gomes conquistaram a vitória da sua classe na primeira prova do ano, enquanto Fábio Almeida e Hugo Sobreiro terminaram em segundo, deixando a Bruno Sousa e Tiago Cardoso o lugar mais baixo do pódio.
PROTO: EMÍDIO E RAFAEL BASTOS COM ESTREIA DE OURO DA SUA NOVA VIATURA.
A estreia do novo carro do Team Revisauto (Emídio Bastos e Rafael Bastos) não poderia ter corrido melhor, realizando uma prova relativamente tranquila que viria a culminar com o primeiro lugar no final.
Carlos Cunha e José Martins (Team CATT Cerveira) foram os primeiros líderes da classificação da classe Proto ao conseguirem a vitória no prólogo. Porém, o Team Revisausto ficou a uns escassos 4 segundos de distância, dando a entender que estava presente para lutar pela vitória. Mas, apesar do bom arranque da dupla do CATT, os problemas que sentiram durante a prova de resistência viriam a ditar o seu abandono prematuro, deixando o Team Revisauto livre de qualquer pressão e com caminho aberto para uma vitória muito folgada.
No final, Emídio Bastos e Rafael Bastos ergueram os troféus de vencedores da classe, enquanto a dupla composta por Luis Silva e Ligia Romão (Team L&L / Boop) subia ao segundo lugar depois de uma prova em que a sua principal preocupação foi terminar e não sofrer qualquer tipo de problemas.
SUPER PROTO: ANTÓNIO HENRIQUES E MIGUEL COSTA COMEÇAM O ANO NA FRENTE.
A dupla do Team Lucrofusão composta por António Henriques e Miguel Costa está já bastante habituada às vitórias, e deu início da melhor forma à luta pela reconquista do título no final da época, conquistando a vitória do CISET 4x4 Oliveira de Frades.
Nas classes mais baixas, os vencedores chegaram ao lugar mais alto da classificação com vantagens confortáveis sobre os adversários, mas na classe Super Proto a história foi diferente, com vários potenciais vencedores. O Team Lucrofusão assumiu a liderança dos acontecimentos logo na fase inicial da corrida ao vencer o prólogo, mas com a muito escassa margem de apenas 53 centésimas de segundo sobre o Team Ediprova, composto por Nuno Santos e Gonçalo Mesquita. Também perto terminaram João Rebelo / Rodrigo Matos (Team Trialcars.pt), com mais 6 segundos que o vencedor.
As duas horas e meia que durou a resistência traduziram-se numa longa batalha de velocidade e perícia entre quatro equipas, com o Team Lucrofusão a conseguir superar a concorrência com uma volta mais. Pelo caminho ficaram o segundo e terceiro classificados do prólogo, deixando as duplas Cristiano Afonso / Miguel Batista (Team Ziggaworks) e Rafael Gomes / Luis Pedro (Team Rafael & Gomes) como principais perseguidores.
No final do evento, o Team Lucrofusão levou para casa a primeira vitória do ano, mas também um sério aviso de que a concorrência está muito forte. Já o Team Ziggaworks e o Team Rafael & Gomes, para além dos troféus de segundo e terceiro classificados, respetivamente, levam consigo também a noção de que a vitória está ao seu alcance.
Quanto às subclasses Super Proto, nos Super Proto Gasolina, Nuno Santos / Gonçalo Mesquita conseguiram a vitória, enquanto nos Diesel, António Henriques / Miguel Costa assumiram a liderança, juntando a vitória nesta subclasse à vitória à geral.