Clássicos e Legends 1300 ofereceram as corridas mais espetaculares do fim de semana no Circuito de Monteblanco
• Pedro Barbosa dominou da luz à bandeira a primeira corrida da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos / Legends 1300 realizada este fim de semana no Circuito de Monteblanco, localizado em Huelva, Espanha.
• Na segunda corrida, tudo foi mais complicado, muito pela réplica forte de Carlos Cruz que foi desalojado da liderança por Pedro Barbosa, mas nunca deixou tranquilo o vencedor das duas corridas dos Clássicos / Legends 1300.
• Foram duas corridas absolutamente espetaculares com travagens no limite e muita luta pela primeira posição e pela liderança das várias categorias.
• A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends e dos Clássicos será realizada no Circuito Internacional de Vila Real nos dias 5 e 6 de julho.
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos / Legends 1300 cumpriu a segunda jornada no Circuito de Monteblanco, localizado em Espanha, Huelva, paredes meias com Portugal. Duas corridas muito interessantes que animaram os presentes no exigente traçado espanhol e todos os que seguiram através da transmissão nas redes sociais da ANPAC.
O primeiro contacto com a versão de 3,926 km do circuito andaluz deu-se nos treinos livres, onde todos procuraram as melhores afinações para um circuito que alguns desconheciam por completo. Realizado esse trabalho sempre importante, a sessão de Qualificação acabou por ser Pedro Barbosa (Datsun 1200) com um tempo inalcançável para os seus adversários.
Contas feitas, Barbosa ficou com a “pole position” e foi o mais rápido dos Clássicos, seguido de Nuno Soraes (Datsun 1200) e Carlos Cruz (Datsun 1200 Coupé). Entre os Legends 1300, o melhor foi Paulo Mendes (Citroen AX Sport), seguido de João Arantes (Toyota Starlet) e Paulo Teixeira (Citroen AX Sport). Entre os pilotos da Stock Cup, tempo mais rápido para o Opel Corsa do ISEP com Filipe Monteiro ao volante, seguido de Frederico Formiga (Honda Jazz) e Trevor Stretch (Rover 25). No Desafio ANPAC, o melhor foi Filipe Marques, com Daniel Gouveia em segundo e António Costa em terceiro. Finalmente, na aguerrida classe dos City, Pedro Antunes foi o mais rápido seguido de Afonso Inácio e Ricardo Coroado.
Perante esta grelha com 29 carros à partida para a primeira corrida, Pedro Barbosa esteve imparável e dominou da luz à bandeira de xadrez, não dando qualquer chance aos seus adversários. É verdade que no final da corrida, o piloto do Datsun verde foi pressionado por Carlos Cruz que fez uma prova de recuperação. Isto porque arrancando da segunda fila da grelha, a verdade é que perdeu uma posição para Paulo Mendes.
Assim, enquanto Pedro Barbosa seguia alegremente para uma vitória sem discussão, Carlos Cruz teve de passar, primeiro por Nuno Soares, depois por Paulo Mendes. Encetou a busca pela vitória e, como referimos, ainda encurtou distâncias para o líder da prova. Fez a volta mais rápida da corrida, por larga margem, mas faltaram voltas para conseguir apanhar Pedro Barbosa que, assim, foi o vencedor da corrida e entre os Clássicos.
Perdida a terceira posição para Nuno Soares, Paulo Mendes focou-se na vitória entre os Legends 1300. Conseguiu esse objetivo sem grandes dificuldades, mantendo o quarto lugar à geral, na frente de João Arantes e Jorge Marques, ambos em Toyota Starlet. Este último veio do final da grelha de partida – não foi possível fazer a sessão de treinos cronometrados – numa recuperação extraordinária até ao terceiro lugar da categoria Legends 1300.
Mas atrás assistimos a mais uma sessão de luta intensa por posições nas categorias Desafio ANPAC, Stock Cup e City. Entre os Fiat Punto 85, Filipe Marques foi quem conseguiu manter um ritmo elevado, ficando na frente de Daniel Gouveia e António Costa e Oscar Rosmano, com Nuno Pinheiro a ser infeliz ao seu forçado a abandonar.
Nos Stock Cup, Frederico Formiga venceu com o Honda Jazz – que se imiscuiu na luta entre os melhores dos Legends 1300! – com uma boa vantagem para Resli Nasirli (Ford Fiesta) e Lourenço Bartolomeu (Seat Ibiza). Porém, terá de ser destacada mais uma belíssima corrida de Filipe Monteiro ao volante do Opel Corsa preparado pelos alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Infelizmente o Corsa não durou toda a corrida e depois de um toque com outro concorrente, abandonou a seis voltas do final. Terminou classificado no quinto lugar dos Stock Cup, na frente do Rover 25 de Trevor Strech, igualmente classificado, mas forçado ao abandono.
Entre os City, após uma luta muito intensa, levou a melhor Afonso Inácio na frente de Pedro Antunes e Ricardo Coronado. Mais longe desta batalha pela vitória entre os City, ficaram Simplício Taveira, Pedro Cruz e Daniel Monteiro. Luís Alcino foi o único bafejado pelo azar, sendo forçado a abandonar.
Referir que nos Legends 1300, atrás dos três primeiros ficaram o Peugeot 106 de Pedro Teixeira, carro idêntico de Gonçalo Matias e, ainda classificado, o Austin Metro de Miguel Miguel. Porém, o jovem piloto abandonou a corrida a cinco voltas do final, tal como sucedeu com Paulo Teixeira (Citroen AX). Nos Clássicos, referência para o quinto lugar para o Ford Escort de Ângelo Ribeiro. Dentro desta categoria, Davide Marques não conseguiu realizar uma volta nesta corrida.
A segunda corrida foi lançada com pressupostos diferentes da primeira manga. Logo após a largada, Carlos Cruz (Datsun 1200 Coupé) tentou passar por Pedro Barbosa (Datsun 1200). Não conseguiu, mas manteve a pressão e o vencedor da primeira corrida conheceu muito maiores dificuldades. Carlos Cruz chegou a ser ultrapassado por Paulo Mendes (Citroen AX Sport), mas resolveu esse problema de forma célere entregando-se ao duelo com Pedro Barbosa.
Por outro lado, Nuno Soares não exibiu o mesmo andamento da primeira manga ficando para trás. Um problema mecânico apoquentou o piloto e acabou mesmo por abandonar. Ficaram, assim, sozinhos Pedro Barbosa, Carlos Cruz e Paulo Mendes. O piloto do Citroen AX Sport ainda tentou perturbar a luta entre Carlos Cruz e Pedro Barbosa, mas paulatinamente foi perdendo o contacto com os dois primeiros. Não sem antes pressionar Pedro Barbosa quando este foi ultrapassado por Carlos Cruz.
Pedro Barbosa estudou a melhor forma de ultrapassar Carlo Cruz e o piloto do Datsun 1200 azul, ver de branco acabou por dar um nó cego ao piloto do Datsun 1200 Coupe laranja num local do circuito onde Carlos Cruz não estava à espera. Se alguém pensou que a corrida tinha ficado por aqui, pensou mal. O piloto que venceu as duas corridas da primeira jornada disputada no Estoril tentou tudo: travagens tardias, trajetórias diferentes, pequenos toques por descontrolo do carro em travagem.
Porém, Pedro Barbosa mostrou-se intratável e o resultado final da corrida ficou com Barbosa no primeiro lugar, seguido de Carlos Cruz e João Braga (Datsun 1200). Paulo Mendes conheceu algumas dificuldades e não evitou perder o lugar do pódio, mas garantiu o essencial, a vitória na sua categoria, os Legends 1300.
Mais atrás, duas recuperações destacavam-se: Miguel Miguel e Filipe Monteiro. O primeiro abandonou na primeira corrida com problemas no Austin Metro e saiu dos últimos lugares da grelha, exatamente aquilo que sucedeu com o Opel Corsa do segundo. Miguel Miguel chegou até ao oitavo posto, mas os pneus degradaram-se e teve de se inclinar perante o vencedor da Stock Cup, Frederico Formiga, ficando imediatamente atrás do Austin Metro o Opel Corsa de Monteiro.
Inevitavelmente, os pilotos da Stock Cup, City e Desafio ANPAC voltaram a dar espetáculo com. Muitas lutas entre si. Entre os Fiat Punto, a recuperação de Daniel Gouveia permitiu-lhe superiorizar-se a António Costa, ficando logo a seguir Oscar Rosmano. Infelizmente, Nuno Pinheiro foi forçado ao abandono, embora tenha ficado classificado, o mesmo sucedendo com Nuno Santos. Já nos Stock Cup, Frederico Formiga foi o melhor com o seu Honda Jazz, na frente de Filipe Monteiro, Resit Nasirli (Ford Fiesta). Entre os City, Pedro Antunes acabou por ganhar após luta muito intensa com Afonso Inácio e Luís Alcino. Fora do pódio ficaram Simplício Taveira e Daniel Monteiro.
Recordar que entre os Clássicos, além de Pedro Barbosa, Carlos Cruz e João Braga (todos em Datsun 1200), ficou ainda classificado o Ford Escort de Ângelo Ribeiro. Nos Legends 1300, além de Paulo Mendes, o vencedor e quarto classificado à geral, ficaram classificados João Arantes, Pedro Teixeira, Miguel Miguel, fechando o Top 5 da categoria o Peugeot 106 de Gonçalo Matias. Jorge Marques, depois da recuperação espetacular na primeira corrida, voltou a conhecer problemas no seu Toyota Starlet 1300 e acabou por abandonar, apesar de ter ficado classificado na última posição dos Legends 1300.