66º Rali da Madeira apresentado
Foi apresentada a 66ª edição do Rali da Madeira esta tarde na sede do Club Sports da Madeira, entidade que leva o evento à estrada desde 1959. José Paulo Fontes, presidente da comissão organizadora da prova, agradeceu “o apoio incondicional do governo da Madeira a este evento que mais promove a Madeira e mais mobiliza a população”. Aquele dirigente relembrou também “todo o apoio da Câmara Municipal do Funchal, não só pelo apoio financeiro mas pela colaboração em toda a operação logística”.
Fontes falou então do rali “que mantém a mesma estrutura, exceção feita ao facto de ter menos duas classificativas. Devido às consequências e condicionalismos de ser disputado numa zona habitacional, retiramos Câmara de Lobos. Apesar disso, a extensão competitiva do rali quase se mantém pois aumentamos Ponta do Sol, um troço cronometrado à moda da Madeira, do mar à serra, da Madalena do Mar ao Paúl da Serra. Devido ao tamanho da caravana, a Praça do Município, no Funchal, já não tinha dimensão para receber os parques fechados que, em 2025, serão no parque de estacionamento do Savoy.
Apesar de – à hora – ainda não terem encerrado as inscrições, contamos com cerca de 96 inscritos. Tínhamos todo o rali estruturado para 85 participantes. Tantas equipas representam mais de uma hora e meia de passagem de concorrentes nas classificativas e isso poderá nos obrigar a rever, na hora, o fecho e abertura das estradas. Por isso, aconselhamos os espetadores a se deslocarem com tempo para que a segurança esteja garantida. Teremos nesta edição 25 viaturas Rally2 e, para além dos animadores do Campeonato de Portugal e Madeira, também Duiego Ruiloba e Simone Campedelli”.
Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal deu “os parabéns à organização por ter colocado a fasquia tão elevada. O município manterá em 2025 não só o seu apoio financeiro mas também logístico a este evento que leva o nome da Madeira e do Funchal bem alto e um pouco por todo o mundo. Esta é também uma prova que demonstra a dinâmica das nossas gentes”.
José Manuel Rodrigues, secretário regional da economia, demonstrou “a satisfação de mais uma vez apoiar o Rali da Madeira, desta feita através da Secretaria Regional da Economia. Esta é uma festa do desporto e um acontecimento na vida da população e na economia regional. O rali tem grande impacto positivo em todo o território regional não só que no que toca à coesão mas também na promoção da Madeira. Tal contexto justifica os apoios atribuídos, que já não eram revistos e atualizados há algum tempo. Resta apelar a todo o povo o maior cuidado para que este rali seja mais um sucesso”.