Diego Ruiloba vence Rali da Madeira, João Silva o melhor português
Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) somou, este sábado, o seu quarto êxito da temporada no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) ao vencer o Rali da Madeira, sexta e antepenúltima prova de 2025, o que lhe permitiu reforçar a sua liderança. Em termos absolutos, o triunfo no rali do Club Sports da Madeira foi conquistado, pelo segundo ano consecutivo, por Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2), depois de um aceso duelo com João Silva (Toyota GR Yaris Rally2), traduzido por uma diferença final de 4.4 segundos.
Desta vez mais comedido, Meeke, pensando exclusivamente nos seus interesses a nível de CPR, fez uma gestão prudente e liderou da segunda à última das 13 classificativas, sempre com Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) no papel de principal opositor. O britânico pouco se importou com os tempos dos pilotos convidados [Ruiloba ou Campedelli] e dos madeirenses e, apesar de um percalço – furo – na primeira etapa, logrou superar o seu rival por 16.6 segundos. Araújo, à semelhança do que vem sucedendo com desde o início da época, confirmou que ainda é o português mais regular e mais rápido. “Vou pressioná-lo até ao último quilómetro…”, confessava o piloto de Santo Tirso. Desta vez foi o opositor direto de Meeke, já que o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), à parte de ser estreante na Madeira, nunca conseguiu colocar o Hyundai i20 N Rally2 na discussão da vitória. Rodou sempre atrás de José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) e ainda alimentou esperanças de lhe “roubar” a terceira posição, dada a diferença de 0.8s à entrada da última classificativa. Mas o piloto do Citroen, mesmo sem ter logrado cumprir o objetivo de discutir a primazia do CPR na Pérola do Atlântico, não se deixou surpreender.
Hugo Lopes teve um desempenho interessante com o Hyundai i20 N Rally2, para terminar em quinto, na frente de Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), enquanto Ernesto Cunha foi pouco feliz na estreia do Skoda Fabia RS Rally2 e despistou-se a duas classificativas do final. Diogo Marujo e Paulo Caldeira, ambos em Skoda Fabia Rally2 Evo, completaram o “top 8” do CPR.
O ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rallk4) não cedeu a liderança do CPR 2RM (duas rodas motrizes) conquistada na primeira etapa e garantiu o seu primeiro triunfo em Portugal, mas foi submetido a grande pressão por parte de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4). Este, depois de concluir o dia inaugural a 9.6s, acabou por conquistar um precioso segundo lugar que lhe permitiu reforçar o seu primeiro lugar no campeonato, enquanto Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) esteve também em evidência, para subir ao terceiro lugar do pódio. Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4) e Gil Antunes (Peugeot 208 Rally4) foram quarto e quintos, respetivamente.
A sétima prova, e antepenúltima, do CPR será o Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves Verin, nos dias 19 e 20 do próximo mês de setembro.