Sul africano Henk Lategan o mais rápido no prólogo, Gonçalo Guerreiro o melhor português

Um prólogo muito rápido, com 5710 metros de extensão, inaugurou a componente competitiva da 37ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz Mourão, prova alentejana organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

Com uma lista de inscritos FIA que inclui nada mais nada menos do que nove T1+ foi com naturalidade que se viu estas máquinas ocuparem as primeiras posições. Henk Lategan, campeão sul-africano em 2024 e segundo classificado no Dakar, foi o mais rápido aos comandos de uma Toyota Gazoo Racing. Segundo tempo, com mais 1,2s, para Guillaume de Mévius aos comandos de um Mini da X-Raid Mini JCW, navegado por Mathieu Baumel que regressa às competições sete meses após um grave acidente que o deixou sem a perna direita.

Fantástico o terceiro tempo absoluto para Gonçalo Guerreiro, em Polaris, o melhor dos SSV a intrometer-se e de que maneira entre os T1 + e a gastar apenas mais 2,1s que Henk Lategan. Quarto tempo para o americano Seth Quintero, campeão do mundo T3 em 2023 e que aos comandos de uma Toyota Gazoo Racing gastou mais 4,3s que o vencedor deste prólogo. Posições seguintes para mais dois pilotos portugueses com o campeão nacional João Ferreira, recente vencedor da Baja Aragón a ficar à frente de Francisco Barreto, ambos em Toyota.

Entre os SSV e atrás de Gonçalo Guerreiro, ficou o seu irmão Tiago e o inglês Sean Haran, ambos em Polaris, a ocuparem o 7º e o 9º tempo absoluto. Na Categoria Challenger o mais rápido foi Daniel Silva, 8º da geral que ficou à frente Pim Klaassen e Edgar Reis todos em Tauros. Entre os T1 presentes no evento FIA o melhor tempo foi averbado por César Sequeira em Mercedes, o líder desta categoria no CPTT, que ficou à frente de Miguel Casaca em VW Amarock e José Rogeira em Ford Ranger. Yazeed Alrajhi, vencedor da Taça do Mundo em 2021 e 2022 e vencedor do Dakar este ano o primeiro a partir para a pista não foi além do 20º tempo.

No evento nacional o melhor tempo foi obtido pela dupla Daniel Pereira/Vasco Franco em Can-Am Maverick os melhores T4 à frente da dupla espanhola Juan Gasso/Claudia Brotons em G Rally OT3 os melhoes T3. Sérgio Matos/Sebastião Dominguez em Toyota foram os mais rápidos dos T1 enquanto Johannes Senders na Fiat Fullback Proto foi o 1º T8. Leonor Barreto navegada por Carlos Silva, em Nissan, registou o melhor tempo entre os T9 e entre as Senhoras.

A 37ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão 2025 prossegue amanhã com uma dupla passagem por um setor seletivo de 116,16 km a disputar entre Granja e Alandroal.