Já há campeões no Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio
A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, sagrou-se hoje vencedora absoluta do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, ao classificarem-se em terceiro lugar na componente de regularidade do Eco Rally Madeira 2025, componente esta que teve como vencedores a equipa Guido Guerrini/Artur Prusak, ao volante de um KIA E-NIRO, equipa que também venceu a classificação combinada na Categoria 1.
O Eco Rally Madeira 2025, prova integrada no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, uma competição do universo FPAK, assumiu este ano uma forte projeção internacional, fruto do facto de, pela primeira vez, ser uma prova pontuável para a FIA Eco Rally Cup, o campeonato mundial de carros elétricos, promovido pela Federação Internacional do Automóvel.
Esta etapa, organizada pela New Wave – Atlantic Automobile Association, contou com a participação de 32 equipas, entre as quais se destacaram nove formações estrangeiras oriundas da Chéquia, da Eslovénia, da Bulgária, de França, de Espanha, de Itália, da Polónia e do Reino Unido.
Para além da habitual mensagem de responsabilidade social na qual se alia a sensibilização para a descarbonização à mobilidade elétrica e à eficiência energética, na componente desportiva há a destacar, para além da já referida vitória de Guido Guerrini/Artur Prusak, o facto de, na componente de regularidade, os três lugares do pódio terem sido ocupados por equipas em veículos da marca KIA, com a dupla Nuno Serrano/Ivo Tavares a ocuparem o segundo lugar e, em terceiro lugar e amealhando desse modo os pontos que lhes permitiram sagrarem-se já campeões nacionais, ficou a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo.
Deste modo e ano após ano, o Campeonato de Portugal de Novas Energias-PRIO tem-se afirmado como uma plataforma essencial na promoção da transição energética no setor automóvel, demonstrando que a competição desportiva pode estar alinhada com os objetivos de sustentabilidade, eficiência e redução da pegada ambiental.
Em relação ao Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio de salientar que também a equipa KIA - ACP Electic – BP, já assegurou a vitória por equipas na edição 2025.
Voltando às classificações do Eco Rally Madeira, em primeiro lugar na classificação combinada na categoria 1 ficou Guido Guerrini/Artur Prusak e na categoria 2 ficou a dupla francesa Romain Landreat/Alexandre Stricker.
Quanto à de componente de eficiência energética, na categoria 2, em primeiro lugar ficou Romain Landreat/Alexandre Stricker, num DACIA Sping 65, e na categoria 1 o primeiro lugar foi para Carlos Silva/Sancho Ramalho, ao volante de um BMW i3
Uma vez que a forma de pontuação do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO (CPNE) difere nalguns itens das fórmulas utilizadas no âmbito da competição FIA, importa salientar que no que ao Campeonato de Portugal diz respeito, e resumindo as classificações no Eco Rally Madeira temos, na componente de Regularidade, em primeiro lugar Guido Guerrini/Artur Prusak, em segundo Nuno Serrano/Ivo Tavares e, em terceiro, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo.
Já quanto à eficiência energética, e também para o CPNE, Romain Landreat/Alexandre Stricker, ocuparam o primeiro lugar, seguidos dos portugueses Ricardo Nunes/José Camacho, em Hyundai Kauai e dos eslovenos Gasper Cos/Primoz Habjan, também em Hyundai Kauai.
Quanto à competição feminina, a vitória foi para a Jessica Atouguia/Joana Atouguia ao volante de um RENAULT 5.
Uma nota ainda para a Street Stage de Machico – a Machico Hill Climb – que teve como vencedores Filipe Maia/Tiago Caio, num MG 55 EV.