Carrera 80 revive momentos da história ibérica dos Turismos e GT no Algarve Classic Festival

A Carrera 80 promete ser um dos momentos altos do Algarve Classic Festival, reunindo uma grelha com máquinas icónicas das décadas da segunda metade dos anos 1970 até meados dos anos 1990. O traçado do Autódromo Internacional do Algarve será o palco ideal para um confronto entre diferentes escolas de condução e filosofias técnicas dos carros de Turismo e GT de eras memoráveis do automobilismo mundial.

Apesar de ser frequentemente associado a outras disciplinas do desporto automóvel, o traçado algarvio teve o privilégio de acolher duas das sete provas portuguesas da última iteração do Campeonato do Mundo de Turismo e ainda uma jornada da Taça do Mundo da FIA. Contudo, nenhum dos carros de Turismo da grelha de partida deste fim-de-semana da Carrera 80 teve a honra de competir no autódromo de Portimão no seu tempo, mas este fim-de-semana teremos a oportunidade de imaginar o que “poderia ter sido”.

Um número recorde de viaturas da classe GR2 promete lutas animadas, com Manuel Ferrão, cujo Ford Escort RS1800 MKII da Moutinho Motorsport esteve muito competitivo em Valência, a encontrar uma concorrência mais forte na primeira prova da temporada em solo português. Também num Escort RS1800, mas preparado pela Equipe Classic Racing, o estreante britânico Rob Cull pode não conhecer o traçado tão bem como os seus adversários locais, mas o seu carro é conhecido pela sua competitividade em Terras de Sua Majestade. Igualmente estreante e em Ford Escort, mas neste caso um RS1600, Luís Nunes quererá certamente impor a lei do seu carro inscrito pela Fandriauto.

Na mesma classe, o espanhol Francisco Moreno e o seu robusto Ford Capri RS, um modelo com muita história nas provas de velocidade em Espanha, poderão surpreender os favoritos, enquanto o VW Golf MK1, assistido pela Keep on Racing, da dupla constituída por Rui Moura e António Duarte poderá desempenhar muito bem o papel de “dark horse”. A estes junta-se César Freitas, ao volante do BMW 323 da RP Motorsport, um carro já visto anteriormente a correr na Carrera 80, também ele pronto para desafiar o domínio dos Ford.

Os carros de Turismo estão em maioria na grelha de partida deste fim de semana, com vários regressos de salutar. Miguel Garcia apresenta-se ao volante do imponente BMW 635 CSI, um carro da classe T-MAX que nos remete para os êxitos da marca bávara nas provas de Turismo do final dos anos 1980. Já Arlindo Beça volta a brindar-nos com o seu elegante Toyota Carina E, uma unidade da classe T-2000 que em tempos fez parte do competitivo troféu nacional português organizado pelo importador. A grelha dos Turismos fica completa com outro carro icónico dos troféus monomarca em Portugal, o Datsun 1200 de Guillermo Velasco e Francisco Freitas, um carro de GR1/N preparado pela Curated Garage que vai disputar as duas corridas da Carrera 80 e ainda participará no Historic Endurance em duas corridas de 50 minutos, num verdadeiro testamento à fiabilidade da máquina japonesa. 

Particularidades regulamentares colocam ainda outro carro de Turismo na batalha dos Grande Turismo — neste caso, o sempre competitivo BMW 325i E36 de Diogo Cavaco, que irá enfrentar a armada de carros construídos em Zuffenhausen na GT COPA.

O duo franco-belga Brice Pineau e Olivier Muytjens, uma dupla bem conhecida das pistas ibéricas pelas participações nas corridas do Iberian Historic Endurance e do Supercars Endurance, estreia-se na Carrera 80 com um Porsche 911 RS. E, como falar de Porsche clássicos em Portugal sem mencionar a Aurora Motorsport seria impossível, o braço desportivo da Garagem Aurora traz dois exemplares com história no nacional de clássicos. Pedro Poças estreia um novo Porsche 944 e junta-se o Porsche 911 RSR, que será dividido por António Soares e Joaquim Ferreira, que não participava na Carrera 80 desde a derradeira prova de 2023.

Por fim, destaque para o debute de um Hyundai Coupé, um carro oriundo de um troféu monomarca que agitou as pistas espanholas no início dos anos 2000 e que será conduzido por Antonio Escalante, que, embora inscrito na classe INV, será certamente um ponto de interesse visual.

A primeira corrida do programa da Carrera 80 em Portimão está agendada para as 10h40 de sábado, ao passo que o segundo embate está marcado para as 12h40 de domingo.