José Correia vence o Caramulo Sprint 2025

Já depois de receber o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, o tradicional e mítico traçado de 2.850 metros do Caramulo acolheu, este fim de semana, o Caramulo Sprint, prova organizada pelo Caramulo Racing Team e candidata a integrar o campeonato maior da modalidade já em 2026.

Esta foi a primeira organização a solo do Caramulo Racing Team enquanto entidade principal organizadora de uma prova federada de montanha, um teste de avaliação da sua capacidade técnica, logística e de segurança. O resultado não podia ser mais positivo: fim de semana exemplar em termos organizativos, com horários cumpridos com grande rigor, segurança irrepreensível e público ao longo das duas jornadas, mesmo com o outono a fazer-se sentir com chuva no sábado e sol radiante no domingo.

Domínio absoluto de José Correia

Em termos desportivos, o destaque foi total para José Correia e a sua espetacular Osella PA30 do JC Group Racing Team. O vice-campeão nacional absoluto de 2025 venceu todas as sete subidas realizadas ao longo dos dois dias, dominando tanto no sábado, com a pista molhada, condição especialmente difícil para os protótipos abertos, como no domingo, já com piso seco e excelentes condições de aderência.

Correia confirmou o favoritismo com uma exibição sólida, terminando com 9,8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, e tempos muito próximos dos que já tinha registado na Rampa do Caramulo quando esta recebeu o campeonato nacional.

A luta pela segunda posição absoluta foi uma das mais emocionantes do fim de semana, envolvendo José Lameiro (Skoda Fabia Supercar) e Carlos Gonçalves (Osella PA21S Evo). No final, apenas 64 milésimos de segundo separaram ambos, com Lameiro a levar a melhor e a garantir também o triunfo na Categoria Super Challenge, lides onde o piloto aveirense da Diatosta foi claramente superior ao longo da prova, impondo-se a Daniel Pacheco, que levou o seu Renault Clio Supercar ao segundo lugar da categoria e ao 4.º lugar da geral. O pódio da Superchallenge ficou completo com Jorge Costela (Citroën Saxo), que venceu a divisão SC-C e terminou em 8.º da geral.

Equilíbrio entre os GT e sucesso dos pilotos da casa

Entre os GT, o destaque foi para a dupla da AMSport. José Cruz, ao volante de um Porsche 991 GT3 Cup, foi o mais forte e fechou o top 5 da geral, superando por sete décimos de segundo o Porsche 997 GT3 Cup do seu filho Rúben Oliveira Lopes.

Nos Clássicos, o protagonismo foi do Caramulo Racing Team, com os “pilotos da casa” em excelente plano. Ricardo Loureiro, em Ford Escort Mk2, venceu e terminou em 7.º da geral, enquanto Fernando Francisco, no Ford Escort Mk1, foi segundo entre os Clássicos e 9.º absoluto.

A fechar o Top 10 absoluto, Simplício Taveira, em Citroën C1, brilhou entre os 1300, somando a vitória nessa frente.

Desafio superado com nota alta

A edição inaugural do Caramulo Sprint 2025 demonstrou, uma vez mais, que o Caramulo Racing Team tem competência e estrutura ao nível do que é exigido às provas que integram o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, reforça a candidatura do clube a integrar já em 2026 o calendário.

“Felicito o Caramulo Racing Team pelo sucesso organizativo deste Caramulo Sprint. Para o Município de Tondela é muito importante apoiar eventos como este, que ajudam a manter o traçado do Caramulo e a nossa montanha como uma das grandes referências no panorama da modalidade. Queremos, naturalmente, que esta prova venha a integrar o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O Caramulo Racing Team tem feito um percurso exemplar desde o início da sua história, razão pela qual merece, e continuará a merecer, o total apoio da Câmara Municipal de Tondela”, afirmou Francisco Fonseca, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tondela.

Já Nuno Pinto, presidente do Caramulo Racing Team, sublinhou “a satisfação que sentimos com o nível organizativo que conseguimos atingir e quero deixar um agradecimento especial aos pilotos pela confiança que depositaram no nosso clube ao estarem presentes nesta prova candidata e a todos os que colaboraram com o Caramulo Racing Team, em particular ao Clube de Motorismo de Setúbal. Tínhamos plena noção da responsabilidade que era organizar uma prova candidata e, felizmente, tudo correu pelo melhor. Estamos totalmente preparados para assumir a responsabilidade de ter uma prova integrada no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group já em 2026”.

A montanha mágica voltou, assim, a provar que é um palco de excelência para o desporto automóvel português e tudo aponta para que, já em 2026, o Caramulo Sprint possa integrar, com todo o mérito, o calendário oficial do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.